III- Análise da estrutura da cobertura dos solos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
Advertisements

Observação e descrição de perfis de solo
Francisco Sergio Bernardes Ladeira
RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA COM O SOLO
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
CLASSIFICAÇÃO DO SOLO E RELAÇÃO COM A PAISAGEM
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO
Centro de Ensino Superior do Amapá
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
INFILTRAÇÃO E ÁGUA NO SOLO
SOLOS COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Solos e Manejo de Solos
Propriedades Físicas dos Solos
Caracteres Morfológicos
Luciane Costa de Oliveira
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
Noções de morfologia do solo
II- Gênese, Evolução, Química e Mineralogia dos Solos
Formulação de materiais cerâmicos É a primeira etapa envolvida no desenvolvimento de um produto cerâmico, onde são realizados os cálculos das quantidades.
II- Gênese, Evolução, Química e Mineralogia dos Solos 1- Formação dos solos e evolução 2- Noções de mineralogia dos solos 3- Noções de química dos solos.
Caracterização de Agregados Universidade Federal do Pará – UFP A Instituto de Tecnologia – ITEC Faculdade de Engenharia Civil – FEC Disciplina: Ensaios.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
FISSURAS POR RETRAÇÃO CONCEITOS TEÓRICOS E ESTATÍSTICAS.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
INFILTRAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO.
DISCENTE: JOSUÉ JÚNIOR FOGAÇA. Produção de alimentos X Utilização de herbicidas.
Mini Curso Palestrante: Marcio Varela Contato:
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456 Tema 4 – Infiltração e movimento da água no solo Parte 1 ANO 2017 Laura De Simone Borma Camilo Daleles Rennó.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Status Report <produto XYZ>
RELAÇÕES SOLO-ÁGUA-PLANTA-ATMOSFERA
Status Report <produto XYZ>
Índices Físicos dos Solos
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE SOLOS
Estrutura geológica Brasil
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Formação e uso do solo.
RESISTÊNCIA DAS AREIAS
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Potássio no solo.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Cerrado sentido restrito
COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS Deformações - recalque
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
INTRODUÇÃO “A ciência e arte de obter informações a respeito de um objeto, área ou fenômeno pela análise de dados adquiridos por um sistema que não se.
SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Solos e Manejo da Nutrição da Videira
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
Utilização do Pó de Basalto em Substratos para Mudas de Eucalyptus grandis Jhessyca Lorrany Souza Melo Pâmela Valeska.
AULA 4: GESTALT Professora: Geórgia Feitosa
MECÂNICA DOS SOLOS Capítulo 1 – Origem dos Solos Prof. Dr. João Paulo Souza Silva.
SOLOS Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Capítulo 2: Origem e Formação
ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.
Trabalhos marcantes sobre o comportamento dos solos já foram desenvolvidos em séculos passados, como os clássicos de Coulomb, 1773, Rankine, 1856 e Darcy,
Limites de Consistência dos Solos Profª Teresa Raquel Lima Farias INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
e suas características
Proteção de nascentes e águas subterrâneas
Diagramas de equilíbrio binários
Solos Alagados Em condições de inundação, os solos sofrem profundas transformações químicas, decorrentes do processo de redução provocado por micro- rganismos.
Composição do Solo.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
Composição Química das Forrageiras Forragens de alta qualidade, devem fornecer energia, proteína, minerais e vitaminas. A composição química é utilizada.
Transcrição da apresentação:

III- Análise da estrutura da cobertura dos solos Aula 7. 1. Níveis da organização da estrutura de um solo, observação e descrição dos volumes : o arranjamento de base; o horizonte pedológico e a cobertura de solos. 2. Morfologia dos solos: organizações elementares -Cor:.a significação das cores Reserva de água e Textura: Estrutura Porosidade Feições Pedológicas 3. Os Horizontes pedológicos 4 . A cobertura de solos

Organizações elementares: cor Os solos apresentam variações verticais e laterais de cor, progressivas ou rápidas. Como observar, descrever e medir: a cor pode ser homogênea ou heterogênea (presença de manchas). As manchas devem ser descritas quanto: cor, abundância, extensão, formas, limites, contrastes e em relação com outros caracteres (agregados, vazios, nódulos, etc). A cor muda com a umidade: as observações devem ser feitas no estado seco e úmido. A cor é determinada por referência a um código universal de cor: Código de Munsell (Munsell Soil Color charts). É notada por três valores: Tinta (Hue), Intensidade (Value) – Indica a clareza – proporção de Branco e preto Pureza (Croma) – Saturação ou intensidade

Croma Valor

Significação das cores Compostos de Ferro e Matéria orgânica são os principais responsáveis pela cor no solo.

Significação das cores De modo geral a cor no solo está relacionada aos seguintes parâmetros: Drenagem Matéria Orgânica Forma e Conteúdo de Ferro Fixação de P Fertilidade Geral Os solos mais ricos em óxidos de Fe tendem a ter maiores teores de elementos traços (Zn, Cu, Co) e fósforo total. Atenção: é perigoso quantificar a presença de um certo constituinte a partir da observação da cor.

Significação das cores

LATOSSOLO VERMELHO Perférrico típico(P1) Horizonte A Horizonte AB Horizonte Bw LATOSSOLO VERMELHO Perférrico típico(P1)

LATOSSOLO AMARELO Distrocoeso típico(P12) Horizonte A Horizonte AB Horizonte Bw LATOSSOLO AMARELO Distrocoeso típico(P12)

Textura Proporção relativa de Argila, Silte e areia

Pode-se representar a textura com o auxílio de um triângulo Para se determinar a composição granulométrica (proporção das diferentes classes de partículas),geralmente é usada a tamisação (peneiragem) para a fração areia (mais grosseira); para as partículasmenores, a sedimentação diferencial das partículas, conforme o seu tamanho. Pode-se representar a textura com o auxílio de um triângulo

Textura

Textura A relação silte/argila tem sido proposta como índice do grau de intemperismo do solo: por exemplo, abaixo de 0,15 o solo é muito intemperizado. A relação silte/argila de 0,7, quando a textura for média (menos de 35% de argila e % areia - % argila < 70) e de 0,6, quando for argilosa (35 a 60% de argila) ou muito argilosa (> 60% de argila), ajuda a separar Cambissolos (solos jovens) de Latossolos (os solos mais velhos), quando as características morfológicas desses solos forem semelhantes.

Textura A fração silte desempenha um papel muito importante no encrostamento (LEMOS, 1956), sendo de se prever que solos mais ricos em silte tenham uma tendência mais acentuada ao encrostamento. Quanto maior o teor de argila de um solo, maior a intensidade de fenômenos como retenção de água, capacidade de troca, resistência à erosão.

Exercício Como se determina a textura do solo em campo e em laboratório? Qual é a análise mais importante? Como se determina a cor dos solos em campo? O que significa a matriz (Hue), valor e croma da cartela munsell? Quais são as informações que a textura e a cor dos solos podem fornecer? A cor do solo pode indicar alterações no relevo? Qual é a importância da textura e do gradiente textural do solo para os processos de erosão e movimentos de massa?