JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sondagem à Percussão.
Advertisements

AULA 4: Sondagem Tipo SPT.
Standard Penetration Test Principais Vantagens:  Custo relativamente Baixo;  Facilidade de execução e possibilidade em locais de difícil acesso;  Permite.
Barragem de Terra Tipos de barragens de terra Adequabilidade do Local
Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.
Desenvolvimento de um calçado Baropodométrico Introdução Objetivo Materiais e Métodos Laura Cunha de Souza 1 ; Thiago de Campos Silva 2 ; Maurício Costa.
FUNDAÇÕES Prof. Heliton Lourenço Engenheiro Civil Engenheiro de Segurança do Trabalho Especialista em Gestão Ambiental de Municípios Curso de Engenharia.
1 Acadêmicos do Curso Superior de Engenharia de Produção 2 Orientador: Profº Lauro Rosas Neto. BOYLESTAD, Roberto. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª.
Cone Penetration Test (CPT) e Standard Penetration Test (SPT) VIRLENE L. SILVEIRA THAMIRIS ABDALA Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro Programa.
Prof. Dr. Antônio Anderson da Silva Segantini Daniel Alexandre Aio Autor Orientador ILHA SOLTEIRA Departamento.
PAVIMENTAÇÕES DE ESTRADAS II – Prof. Eng.º Carlos Pastana IP 02 – Classificação das Vias Lucas Miranda de Matos – Luiz Felipe Marques Gonçalves.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 1
ENSAIO DE PERDA D’AGUA (ENSAIO LUGEON)
IP – 01 INSTRUÇÃO GEOTÉCNICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
TÍTULO DO TRABALHO Logotipo do evento Subtítulo: (se houver)
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO, CAIXA ALTA E NEGRITO
DESENVOLVIMENTO DE UM FILTRO LENTO BIFLUXO COM RETROLAVAGEM
PSP – Projetos de Sistemas Elétricos Prediais
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
SEL 0311 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS 1 Aula 1
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
V Semana de Acadêmica do Curso de Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
de Subsuperfície Métodos Diretos (sondagens)
Nome do aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
A TRAJETÓRIA DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC UBERLANDIA ENGENHARIA CIVIL –SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR .
TÍTULO (FONTE 54) Autor(es) (48) Instituição (44) (44)
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
TÍTULO COMEÇANDO BEM UMA APRESENTAÇÃO
Organização de um Relatório
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
ASSUNTO 3: INSTRUMENTOS DE OBRAS SUBTERRÂNEAS EQUIPAMENTOS SUPERFICIAIS DE TUNEIS Aluno:
ESTACA STRAUSS ARQUITETURA E URBANISMO SOLOS E FUNDAÇÕES CÉSAR AUGUSTO BARBOSA RA: KELLI PACHECO RA:
PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AÇUDE NO RIO PÚNGUÈ COMO FORMA DE MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DE CHEIAS E MINIMIZAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUAS NO DISTRITO DE DONDO.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
PATOLOGIA DO CONCRETO.
Trabalho de Conclusão de Curso I
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Título do Trabalho Trabalho de Conclusão de Curso (1 ou 2)
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTOS (Opcional)
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES
Metodologia de Investigação I (João Filipe Matos)
ANÁLISE DE QUALIDADE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DOS AÇOS (CA-25, CA-50 e CA-60)
Título: negrito, tamanho 48, fonte Arial, centralizado.
BENCHMARK O que é BENCHMARK
Nome Aluno, Nome Orientador
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Figura: Seiri – Senso de Utilização
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Modelo do banner – MCC 2018 Integrantes do grupo: Turma: Introdução
TÍTULO: NO MÁXIMO 20 PALAVRAS
GERENCIAMENTO DE PROJETOS Esteira de acúmulo Aluno: Daivison Campos Ferreira Orientador: Ricardo Ciuccio.
AULA 5: Plano Diretor do Aeroporto
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
Concreta Tecnologia em Engenharia
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Autores: Nome 1 – ; Nome 2 - Professor Orientador: Nome
Transcrição da apresentação:

JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio Silva da Piedade Junior Orientador: Maurício Coelho Alves

JIC&A INTRODUÇÃO O ensaio de sondagem de simples reconhecimento, SPT, é o método de investigação geotécnica mais praticado, conhecido e economicamente viável no mundo inteiro. No Brasil possui orientações executivas prescritas pela norma da ABNT NBR 6484 e tem como produto principal o índice de penetração dinâmica, N spt, que alimenta várias formulações de previsão de capacidade de cargas de fundações diretas e indiretas. Esta pesquisa destina-se ao desenvolvimento de um sistema automatizado de queda do peso padronizado do ensaio de sondagem de solo do tipo SPT a fim de garantir a eficiência e eficácia da energia aplicada à composição de hastes e amostrador.

JIC&A JUSTIFICATIVA Apesar de o ensaio de SPT ser padronizado é sabido que inúmeras formas de elevação e queda do peso são praticadas, conduzindo a valores nem sempre com acurácia necessárias para subsidiar os cálculos de fundação, provocando, assim, incertezas de projeto. Esse projeto, portanto, vem a contribuir com o desenvolvimento de um sistema capaz de eliminar ou diminuir consideravelmente as incertezas originadas nas mais diversas formas de elevação e queda do peso.

JIC&A OBJETIVOS É fornecer ao mercado um produto que garanta a acurácia do ensaio de investigação geotécnica de simples reconhecimento do solo SPT, quanto a elevação e queda do peso padronizado.

JIC&A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS GEOTÉCNICOS EM UMA OBRA DE ENGENHARIA: As sondagens são investigações do subsolo ou do subleito (em estradas) que, como a Topografia, precedem o desenvolvimento de qualquer projeto e podem ser necessárias no transcorrer da obra, ou posteriormente a ela. Estas investigações podem ser executadas por diversos processos. O processo mais frequente nas obras de construção civil - Sondagem à Percussão - como é chamada correntemente.

JIC&A São aplicadas necessariamente em: 1 - Projetos de prédios e residências; 2 - Projetos de estradas; 3 - Projetos de barragens; 4 - Projetos de fundações de diversas naturezas; 5 - Projetos portuários.

JIC&A SONDAGEM DE SIMPLES RECONHECIMENTO À PERCUSSÃO – SPT O SPT (Standard Penetration Test) é uma técnica de caracterização geotécnica amplamente utilizada, a qual envolve a utilização de um martelo SPT para cravar um amostrador conectado a uma série de hastes para coletar amostras do solo. O número de pancadas necessárias à penetração dos últimos 30 cm pelo amostrador corresponde ao resultado “N” do ensaio SPT, o qual se relaciona diretamente com a resistência do solo.

JIC&A NÚMERO DE FUROS O número de sondagens depende da área ocupada da construção, isto é, sua projeção. Nestes casos deve ser previsto no mínimo: Mínimo de 2 furos para áreas < 200 m 2 Mínimo de 3 furos para áreas entre 200 e 400 m 2 ÁREA DE PROJEÇÃOQUANTIDADE DE FUROS Até m²1 para cada 200 m² De a m²1 para cada 400 m² Acima de m²A critério do projetista

JIC&A PROCEDIMENTOS DE ENSAIO Amostrador Padrão; Marcação; Posicionamento do martelo; Coleta de amostras; Medição do N.A.

JIC&A

JIC&A

JIC&A

JIC&A FATORES QUE INFLUENCIAM NO SPT Martelo (Altura, peso, cabo); Hastes (comprimento); Fatores relacionados aos procedimentos (Limpeza do furo, leitura de golpes); Amostrador.

JIC&A ENERGIA DO SPT Energia Potencia Energia Cinética

JIC&A Porquê Medir a Energia Transferida pelo Martelo SPT?

JIC&A RESULTADOS E DISCURSOS Dificuldades Encontradas no Período Obter referências na literatura a respeito de equipamentos automáticos; Utilização de um projeto de automação; Projeto, a utilização de equipamentos que necessitem de energia elétrica.

JIC&A RESULTADOS E DISCURSOS

JIC&A PRÓXIMAS ETAPAS Realizar os teste; Medir e comparar a energia de cravação no ensaio com martelo padrão e com martelo automático; E a aplicação do projeto no cotidiano de uma empresa.

JIC&A RESULTADOS ESPERADOS Valores do índice de penetração dinâmica mais precisos; Redução das incertezas quanto à execução; Redução de trabalhadores; Melhor qualidade de trabalho; Melhora na produtividade do procedimento de sondagem.

JIC&A CONCLUSÃO As diversas analises nesse trabalho de pesquisa produziram informações relevantes que irão contribuir com aplicações práticas na interpretação dos resultados dos ensaios SPT para a realização e monitoramento da energia envolvida a cada golpe do martelo e na respectiva cravação do amostrador.