América Espanhola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A colonização da América
Advertisements

A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
América Espanhola.
América Espanhola Não podemos atribuir apenas à invasão napoleônica na Espanha o desencadeamento das independências na América. Este fato dever ser visto.
A Conquista dos Astecas
A América Espanhola Formação.
Professor Bruno Barreira
CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA
Espanhois escravizam ou exterminam nativos.
“A conquista e a efetiva ocupação”
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
A AMÉRICA ESPANHOLA Profª Helena Profº Gugu.
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
O BRASIL COLONIAL (1534 – 1822) Daniel Mesquita.
Ambição e tragédia : a colonização da América
AMÉRICA COLONIAL Prof. Thiago.
A AMÉRICA COLONIAL.
AMÉRICA ESPANHOLA Profº Joubert C. Lisboa. A AMÉRICA HISPÂNICA.
Invasões napoleônicas. Crise do Antigo Regime, Liberalismo econômico e político. Doutrina Monroe (Imperialismo dos Estados Unidos – “América para os americanos”)
O continente americano antes dos europeus Maias, Astecas, Incas e Tupis.
Expansão Marítima Europeia (Sec. XV e XVI)
I NDEPENDÊNCIA DA A MÉRICA E SPANHOLA Prof Rafael Trindade Pellegrini.
A Independência da América Espanhola
FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E OCUPAÇÃO
Povos Pré-Colombianos
Colonização Espanhola
Colonização Portuguesa
Professor Romildo Tavares
Civilizações Ameríndias
Processos de Independência
Estados Unidos:da colonização a indepedência
Américas Conquistadas
TRÁFICO NEGREIRO.
Administração, economia e trabalho Professor: Fabrício Pereira
MERCOSUL.
Colonização da América portuguesa
Rota Atlântica ou da Prata
Conquista e exploração da América
Colonização e Independência Espanha e Inglaterra
MUITAS PERDAS PARA ALGUNS, MUITOS GANHOS PARA OUTROS
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
Comércio à escala mundial
O Império Português do Oriente
A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA
A construção do Império
Povos nativos da américa
COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA.  A chegada dos espanhois ocorreu desde o fim do século XV.  Os ameríndios estavam em maior número.  Os colonizadores.
A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA.
INEPENDENCIAS NA AMÉRICA LATINA História Prof. Gerson F. de Moraes.
A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA INGLESA
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
AMÉRICA PORTUGUESA E A ECONOMIA DO AÇÚCAR.
Diversidade étnica e cultura
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS – HISTÓRIA
Colonização espanhola na América
A CONQUISTA DO MÉXICO.
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
O trabalho nas minas Capítulo 8.
A colonização das Américas
América Portuguesa Aula 3
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O processo de independência da América espanhola refletiu a conjuntura histórica pela qual passava o mundo Ocidental, na primeira metade do século XIX.
COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA PROF. MSC. ISACKSON CAVILHA MENDES UNIFICADO.
AMÉRICA PRÉ – COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS
Preparatório EsPCEx História Geral
Colonização Portuguesa Principais Características a) Aculturação/genocídio/aliança com os indígenas; b) Economia: extrativismo/agricultura; c) Sociedade.
PRÉ-COLOMBIANOS.
América Espanhola. O que os Espanhóis encontraram aqui na América....  Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados.
Transcrição da apresentação:

América Espanhola

O que os Espanhóis encontraram aqui na América? Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que se encontravam subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas pelos espanhóis. O termo índio foi utilizado desde o primeiro momento por Colombo, que acreditava ter chegado ás Índias Ocidentais. Hoje, popularmente, o termo é associado ao pouco desenvolvimento, à ausência de civilização. Só que se atentarmos bem para a grandiosidade desses impérios, veremos que índio apenas é uma palavra mal utilizada nos dias atuais. Seu real significado remete a população que os europeus encontraram na América. Os historiadores referem-se a esses homens, como ameríndios.

Maias, Astecas e Incas Esses três grupos são considerados, pelos historiadores, como sociedades agrícolas. Eram materialmente desenvolvidos, tinham hierarquia social bem definida e possuíam um complexo sistema de exploração agrícola. Não possuíam propriedade privada. As terras eram, normalmente, da comunidade. O Estado controlava a produção das aldeias, coordenando as obras coletivas. Dominavam comunidades vizinhas, exigindo tributos e prestação de serviços, como a mita, que era um trabalho coletivo obrigatório para o grupo dominante. Politeístas, acreditavam em vários deuses, normalmente associados a natureza. Para eles, política e religião caminhavam juntas.

Exemplos da escrita asteca

As viagens de Cristovão Colombo Colombo em suas quatro viagens afirmou ter chegado as Índias Ocidentais. Com isso, acabou esquecido por mais de cem anos. Recebeu as glórias por ter descoberto a América mais de cem anos depois do feito. Ele ficou impressionado com a riqueza ostentada pelos índios e pela organização daquelas sociedades. O primeiro viajante que afirmou ter chegado em novas terras foi Américo Vespúcio. Portanto, o nome do continente é uma homenagem a ele.

Processo de colonização Principais colonizadores: Hernán Cortez Conquistou os império asteca. Quando chegou a sede do império Asteca, Montezuma, imperador dos astecas, acreditou que era o Deus Quetzalcoatl que voltava do exílio para vingar-se. A chegada de Cortés ao México em 1519 coincidiu com a data precisa do calendário maia que indicava a chegada de Quetzalcoatl para reclamar a cidade de Tenochtitlán.

Como ocorreu o processo de colonização??? Francisco Pizzaro Conquistou a rica região do Peru e destruiu o Império Inca. Seus relatos sobre as riquezas encontradas na região animaram as forças colonizadoras. Como ocorreu o processo de colonização??? Utilização da violência extrema, duras guerras foram travadas com a população local. Cavalos Pólvora Doenças As capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos Os adelantados eram colonizadores que recebiam o direito da Coroa, em troca de tributos, de construir fortalezas, fundar cidades, catequizar os índios.

Sociedade colonial Os casamentos entre espanhóis e indígenas era desmotivados, como uma forma de manutenção do controle dos espanhóis sobre os índios. Ou seja, a miscigenação não ocorreu de forma tão intensa quanto em outras experiências coloniais, como no Brasil. Espanhóis Chapetones: Colonos nascidos na Espanha que gozavam de amplos poderes políticos. Formavam a elite política. Criollos: Colonos descendentes de espanhóis, nascidos na América. Formavam a elite econômica e participavam da vida política local.

Sistema de trabalho compulsório indígena Índios Eram livres,em sua maioria, mas encontravam-se completamente subjugados. Não possuíam liberdade religiosa, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo. Não tinham nenhum acesso a vida política e muitas vezes prestavam trabalho obrigatório aos colonos. Sistema de trabalho compulsório indígena Mita – Sistema que impunha o trabalho obrigatório, principalmente nas regiões mineradoras, o durante determinado tempo, a índios escolhidos por sorteio em suas comunidades. Recebiam baixos salários como remuneração pelo tempo de trabalho prestado. Encomienda- Sistema de trabalho obrigatório não remunerado, em que os índios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a catequizá-los.

Existiam escravos africanos na América Espanhola? Sim, a mão-de-obra escrava africana foi utilizada, em menor escala, na América Espanhola. No entanto, pela existência de abundante mão-de-obra indígena, concentrada, não foi tão utilizada quanto no Brasil. Outra peculiaridade marca a presença desses homens nos domínios espanhóis. A Espanha não realizava o tráfico negreiro. Para legitimar a vinda dos traficantes de outros lugares, a Coroa expedia o Asiento, que era um documento que permitia o exercício dessa atividade a alguns homens específicos por tempo delimitado.

Divisão do território colonial

Administração Colonial Espanha Casa de Contratação Sediada em Sevilha, para organizar o comércio e fiscalizar o pagamento do quinto. Audiências Administravam os Vice-Reinos e seus membros eram os chapetones Cabildos/Ayuntamientos Administravam as Capitanias Gerais e seus membros eram os criollos. Conselho das Índias Funcionava como Supremo Tribunal de Justiça, nomeava funcionários e regulamentava a administração das colônias.

Economia Colonial A exploração mineradora foi a atividade econômica mais importante na América Espanhola A mineração tornou-se responsável pelo desenvolvimento de atividades secundárias, complementares, diversificando a produção nas regiões vizinhas, responsáveis pelo abastecimento das minas, com produtos agrícolas - batata, milho, tabaco e cana de açúcar - sendo que os dois últimos destinavam-se à exportação; desenvolveram também a atividade criatória, fornecendo mulas e cavalos para as minas. Mais tarde a pecuária se desenvolveu na região sul, fornecendo couro e charque à metrópole A produção artesanal indígena foi permitida, porém passou a ser controlada pela burocracia espanhola na colônia.