CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Advertisements

Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
OS TIPOS DE SOLOS.
SOLOS E SUA CONSERVAÇÃO Arilson C. Silva
As Florestas e a sua preservação.
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
REVISÃO PROVA BIMESTRAL –
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Ciclos Biogeoquímicos. Ciclo em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais.
A vegetação aparece na natureza de diferentes formas:
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
Página 85.  saneamento básico – tratamento de água e esgoto QUALIDADE DA ÁGUA.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia – ramo da geografia.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
Introdução; Manejo e Conservação dos solos; Princípios Básicos; Práticas conservacionistas; Considerações Finais; Referências Bibliográficas; Introdução;
1 ECOLOGIA E DS.
AS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS DO SOLO
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
PANTANAL GEOGRAFIA ERIKA nº 7 INGRID n° 9 PROF ° WILSON F . FORTI.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo Intensivo e grupo de estudo
Domínios morfoclimáticos
Agricultura Prof. Cisso.
Sistemas de agricultura: o paradoxo da conservação do solo
Capítulo 5 ROCHAS E MINERAIS.
Poluição no Ar e Poluição do Solo
POLUIÇãO DA ÁGUA.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Ciências Naturais – 8.º ano
Formação e uso do solo.
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Nascentes Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou de cursos d’água.
Programa de Formação por Competências Equideocultura
Ciências Naturais – 8.º ano
Ecossistemas brasileiros
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Formação vegetal 6º Ano.
Problemas Ambientais Urbanos
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
A VIDA NO SOLO Página 111.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Quiz - lixo.
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
NÃO QUEIME A VIDA Irene Alvina Não deixe de ligar o som
SOLOS Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Recursos Naturais: podemos usá-los para sempre?
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
Ciências Naturais – 8.º ano
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
Espaço rural e espaço urbano
Ciências Naturais – 8.º ano
Prof: Marcus Ferrassoli
Prof: Marcus Ferrassoli
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
Transcrição da apresentação:

CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289

sustentável sem prejudicá-lo USO DO SOLO parte essencial dos ecossistemas atividades agrícolas (produção de alimentos) degradação - ocupação irregular dos espaços conservação do solo aplicar práticas que promovam seu uso sustentável sem prejudicá-lo

DEGRADAÇÃO DO SOLO processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes) fatores naturais ou ações humanas desmatamento para construção de pastos

MONOCULTURA enormes extensões de terras com o plantio de uma única cultura

PRAGAS agrotóxicos

AGROTÓXICOS – Página 290

EUTROFIZAÇÃO excesso de sais nutritivos vindos dos fertilizantes que se acumulam na água

DESMATAMENTO – Página 291 exploração madeireira agropecuária represas de usinas hidrelétricas monocultura nas florestas o solo é pobre em nutrientes vegetação – detritos orgânicos decompostos por bactérias deixando o solo fértil crescimento das plantas

QUEIMADAS utilizadas para “limpar” o terreno retirando a mata superficial em vez de enterrar os restos vegetais para que se transformem em adubo orgânico, os agricultores queimam parte significativa da vegetação destrói fungos e bactérias – decomposição aumentam a poluição

DESERTIFICAÇÃO degradação da terra nas zonas áridas e semiáridas atividade humana empobrecimento do solo

ASSOREAMENTO – Página 292 rios afetados pelo acúmulo de sedimentos causados pela erosão pluvial destrói a vida no local

LATERIZAÇÃO aceleração da erosão crosta ferruginosa no solo (crosta dura) diminuição da permeabilidade

ATIVIDADE Página 297 – Exercícios 01, 02 e 03 Lição de casa – Página 299 – Exercícios 01, 02, 03 Página 300 – Exercícios 04 e 05

POLUIÇÃO DO SOLO Página 292

POLUIÇÃO DO SOLO contaminação através de substâncias capazes de alterar sua estrutura natural prejudicam a vida das plantas, dos animais e do homem poluentes atividade humana fatores: agrotóxicos e lixo

AGROTÓXICOS – Página 293

BIOACUMULAÇÃO

LIXO urbano e industrial substâncias poluentes de infiltram no solo chuva transporta esses resíduos para outros locais aumentando a contaminação liberação gás metano

CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 294

REFLORESTAMENTO plantio de novas árvores – plantas nativas florestas preservam a qualidade do solo folhas e ramos – protegem o solo da força da chuva direcionando a água para as raízes consequências – aridez, perda da fertilidade, erosão e ocorrência de enchentes

CURVAS DE NÍVEL curvas feitas no terreno inclinado vantagem - a água não escorre e se infiltra no solo

FAIXAS DE RETENÇÃO – Página 295 espaços deixados numa plantação para serem ocupados por um outro tipo de planta a água da chuva não leva as plantas

TERRACEAMENTO cortes nas superfícies íngremes para formar degraus evita a erosão ajuda na infiltração da água

AGRICULTURA ORGÂNICA – Página 296 não uso de agrotóxicos controle biológico - utilização de inimigos naturais das pragas para eliminá-las

ATIVIDADE Página 299 - Exercícios 01, 02 e 03 Lição de casa - Página 301 Exercícios 04,05,06 e 07