Orações Subordinadas Substantivas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
Período Composto por subordinação
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
PERÍODO COMPOSTO Por Veridiana Brustolin Corrêa.
Revisão – termos da oração
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Prof. Eduardo Pereira Machado
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS.
Análise Sintática.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Sintaxe.
OS VERBOS E O PREDICADO.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
C B A Orações Subordinadas Substantivas.
PORTUGUÊS.
Transitividade Verbal
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Orações Subordinadas Substantivas
ANÁLISE SINTÁTICA EXTERNA
PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Aula multimídia Português Orações coordenadas As Orações Coordenadas sindéticas são subclassificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas.
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Resumo Assuntos estudados
Luiz Gustavo 2015 Fundação Osório Língua Portuguesa – 9º ano.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 24. As Orações Subordinadas Substantivas AULA DIGITAL.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 20. Termos Determinantes do Verbo Complementos Verbais AULA.
Orações Subordinadas. Oração Subordinada Oração subordinada é a que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal.
Período simples X Período composto ► Os alunos esperavam a sua vinda. (verbo = oração) Período simples ► Os alunos esperavam que você viesse. (oração)
Verbo + palavra SE. 1º. caso Verbo na voz passiva sintética VTD + se.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
ANÁLISE SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS NIXSON MACHADO.
Professora Raysa Ferreira
Revisão para a Avaliação FINAL
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
Sintaxe.
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
Revisão - P2 2º Período 9º Ano.
Orações Subordinadas Substantivas
Transitividade verbal
Orações subordinadas substantivas
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Revisão para a P2 9º ANO.
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Letras Módulo VI - Sintaxe I
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Funções sintáticas.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Termos essenciais da oração.
ORAÇÃ0 SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Vírgula.
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Vírgula Regras de uso no período simples
Período Composto Mais de uma oração;
Classes do verbo pp
Prof. Rafael Santos Setembro de 2018
Sintaxe de Regência Nominal.
Período Simples FEVEREIRO/2019.
Subordinadas Substantivas e Adjetivas
SUBSTANTIVOS Profª Juliana Prado.
ORAÇÕES COORDENADAS X ORAÇÕES SUBORDINADAS
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

Orações Subordinadas Substantivas

Oração principal e oração subordinada Período Simples Todos esperam sua volta. Período Composto Todos esperam que você volte. A comparação entre ambas permite concluir que: No período simples, a função de objeto direto é exercida por um termo: sua volta. No período composto, a função de objeto direto é exercida por uma oração inteira: que você volte. Ou seja, a segunda oração funciona como termo da primeira.

Oração principal e oração subordinada Toda a oração que funciona como termo (sujeito, objeto, adjunto adverbial etc.) de outra oração. ORAÇÃO PRINCIPAL Toda oração que tem associada a ela, uma (ou mais de uma) oração subordinada. No período composto, temos, portanto: Todos esperam que você volte. oração oração principal subordinada

Orações subordinadas substantivas C B A Orações subordinadas substantivas Compare: Esta situação exige cautela. cautela  termo com função sintática de objeto direto e pertencente à classe dos substantivos. Esta situação exige que sejamos cautelosos. que sejamos cautelosos  oração com função sintática de objeto direto e equi- valente ao substantivo cautela.

Oração subordinada substantiva C B A Oração subordinada substantiva subjetiva É aquela que funciona como sujeito da oração principal. Convém que você esteja aqui amanhã. Os verbos que comumente aparecem nesse tipo de oração são: os usados na terceira pessoa do singular – ser, admirar, preocupar, cumprir, acontecer, parecer, convir, urgir, importar etc.; os que se apresentam na voz passiva, tanto na analítica como na sintética – esperar, saber, provar, decidir, constatar, anunciar, dizer etc.

Oração subordinada substantiva C B A Oração subordinada substantiva objetiva direta É aquela que funciona como objeto direto da oração principal. Nós vimos quem nos atacou no meio da noite. Ela admitiu que errou.

Oração subordinada substantiva C B A Oração subordinada substantiva objetiva indireta É a oração que completa um verbo transitivo indireto presente na oração principal. Normalmente é introduzida pela preposição exigida pelo verbo. O ator reclamava de que seus papéis em novela não eram bons. Na oração objetiva indireta, é comum a omissão da preposição, como em:

Oração subordinada substantiva C B A Oração subordinada substantiva completiva nominal É aquela que funciona como complemento de um substantivo ou de um adjetivo da oração principal. Também é regida por preposição, embora ela possa ser omi- tida. Ficava-me a certeza de que ali havia vários trabalhos.

Oração subordinada substantiva C B A Oração subordinada substantiva predicativa É aquela que funciona como predicativo da oração principal, na qual aparece o verbo de ligação, mais comumente o verbo ser. O certo é que ficariam sozinhos uma parte da festa. Nosso medo era que você reagisse agressivamente.

Oração subordinada substantiva C B A Oração subordinada substantiva apositiva É aquela que funciona como aposto de um termo da oração principal. A ele só interessava uma coisa: que todo o dinheiro estivesse em suas mãos. Meu sonho, que eles voltassem, não se realizou.

C B A RESUMO SUJEITO SUBJETIVA OBJETO DIRETO OBJETIVA DIRETA OBJETO INDIRETO OBJETIVA INDIRETA PREDICATIVO PREDICATIVA COMPLEMENTO NOMINAL COMPLETIVA NOMINAL APOSTO APOSITIVA