Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades Básicas dos Fluidos
Advertisements

Professora Paula Melo Silva
Densidade ou massa volúmica de uma substância
Índices Físicos dos Solos
ÍNDICES FÍSICOS DOS SOLOS
Geotecnia I Índices físicos Ana Elza Dalla Roza
CONTROLE DE COMPACTAÇÃO Método do óleo
redução da compressibilidade;
Prof. Jadilson Magalhães
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO ou ENSAIO DE PROCTOR
ESTIMATIVA DA EVAPORAÇÃO
Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 14. Hidrostática.
Caracterização de Agregados Universidade Federal do Pará – UFP A Instituto de Tecnologia – ITEC Faculdade de Engenharia Civil – FEC Disciplina: Ensaios.
Fenômenos de Transporte Luciana Barreiros de Lima Aula 2.
Densidade aparente O volume da amostra não perturbada é o volume da sonda onde a amostra é recolhida. O peso de água calcula-se pesando a amostra antes.
INFILTRAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO.
SENAI Água Fria FENÔMENOS HIDRÁULICOS Pressão, Vazão, Velocidade, Perda de carga, Golpe de aríete e Vasos comunicantes Para trabalharmos com tubulação,
Densidade Aluna: Ana Carolina da Silva Turma: 3º N01 Professor: Lucas
Site: UNIDADE 4 Capítulo: 19 Site: Calorimetria.
AULA 14 – MUDANÇAS DE FASES
FÍSICA Calorimetria Aulas de Conceito de calorimetria Mudança de fase
Limite de plasticidade e de liquidez
Capítulo 1 Introdução, definição e propriedade dos fluidos.
RELAÇÕES SOLO-ÁGUA-PLANTA-ATMOSFERA
Índices Físicos dos Solos
Unidades de Medidas Medida é um número que expressa uma quantidade, comparando-a com algum padrão previamente estabelecido. As medidas são baseadas num.
HDP 62 Hidráulica e Pneumática
Umidade do Ar Prof. Fábio Marin Maio de 2017
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Estudando para o Enem de forma invertida
FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos
Massa atômica.
RESISTÊNCIA DAS AREIAS
Mecânica dos fluidos Prof. Eng. Marcelo Silva..
Propriedades Mecânicas
Exercício (Individual)
Conformação Mecânica.
COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS Deformações - recalque
III- Análise da estrutura da cobertura dos solos
Hidrodinâmica Aula 05 (10 Sem./2017).
Grandezas e medidas. Instrumento: balança Unidade: quilograma Grandeza: massa Instrumento: relógio Unidade: hora Grandeza: tempo Instrumento: trena Unidade:
Hidrostática Prof. Luciano Mentz. Empuxo Pressão Peso do volume deslocado Força aplicada sobre uma área Problemas de Hidrostática Conceitos Envolvidos:
Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. website:
Curva Característica do Ventilador
Aula 13. Blocos de Ancoragem Definição Trata-se da confecção de blocos, em concreto simples ou armado utilizados nas redes de distribuição de água,
COMPACTAÇÃO DE SOLOS INTRODUÇÃO Compactação: procedimentos visando aumentar a compacidade de um solo pela redução de vazios através de esforços externos.
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati. A NÁLISE G RAVIMÉTRICA Analito: separado de uma amostra.
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Propriedades Físicas Densidade.
Capítulo 2: Origem e Formação
ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.
Limites de Consistência dos Solos Profª Teresa Raquel Lima Farias INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
COMPACTAÇÃO DO SOLO NOMES: ADRIANO, ALEXANDRE, BRUNO, GUILHERME.
Índices Físicos Prof. Talles Mello.
Soluções.
_________ __________ Prof. Cleverson chacal.
MASSAS MEDIDAS
Limite de Plasticidade e de Liquidez
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
Matéria Eduardo Custodio Teixeira. Matéria Eduardo Custodio Teixeira.
Mecânica dos Fluidos PROF: DOUGLAS SOARES ALVINO.
Termologia e Calorimetria
PROPIEDADES ESPECIFICAS DOS MATERIAIS Densidade Temp. de Fusão Temp. de Ebulição Solubilidade Mudanças de Estados Físicos.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Composição do Solo.
Ligas metálicas: são misturas HOMOGÊNEAS de dois ou mais metais ou de um metal com outra substância simples por meio de aquecimento.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
Grandezas e medidas. Instrumento: balança Unidade: quilograma Grandeza: massa Instrumento: relógio Unidade: hora Grandeza: tempo Instrumento: trena Unidade:
Empuxo Princípio de Arquimedes. Empuxo Casos possíveis 1 Se a Densidade do corpo(d c ) é maior que a Densidade do líquido(d L ), P > E 2 Se d c = d L,
Transcrição da apresentação:

Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello

Introdução Índices físicos são valores que tentam representar as condições físicas de um solo no estado em que ele se encontra. São de fácil determinação em laboratórios de geotécnica e podem servir como dados valiosos para identificação e previsão do comportamento mecânico do solo.

Volume Medida que quantifica o espaço ocupado por um objeto Representado pela letra V Calculado por meio de medidas lineares Unidade de medida no SI = metro cubico (m³) Unidade de medida mais usada = litro (L) 1 m³ = 10³ litros

Qual é a diferença entre massa e peso? Massa e peso são grandezas diferentes •A MASSA mede a quantidade de matéria de um corpo •O PESO mostra a relação da massa com a aceleração da gravidade local. P = M x G G = Gravidade = 9,8 N/kg ou 9,8 m/s2

Massa Quantidade de matéria num objeto/corpo. Representado pela letra M Constante característica de um corpo Pode ser medida por meio de balanças Unidade de medida no S.I. = quilograma (kg) 1 kg = 10³ gramas

Peso Força com que a Terra atrai um objeto/ corpo. P = M x G G = Gravidade = 9,8 N/kg ou 9,8 m/s2 Representado pela letra P Calculado multiplicando a massa pela aceleração da gravidade Unidade de medida no S.I. = Newton (N) Unidade de medida utilizada no Brasil = quilograma-força (kgf) 1 kgf = 9,80665 Newton ≈ 10 N

O estado dos solos P = Ps + Pw + Par V = Vs + Vv = Vs + Vw + Var V = Volume total Vs = Volume de sólidos Vw = Volume de água Var = Volume de ar Vv = Volume de vazios M = P = peso total Ms = Ps = peso de sólidos Mw = Pw = peso da água Mar = Par = peso do ar = 0 P = Ps + Pw + Par V = Vs + Vv = Vs + Vw + Var

Índices físicos Na Mecânica dos Solos, são utilizados na caracterização das condições do solo, em um dado momento, que pode ser alterado ao longo do tempo. Os Índices Físicos são definidos como grandezas que expressam as proporções entre Pesos e Volumes nas três fases constituintes do solo: sólidos, líquido e ar, para caracterizar o estado do solo.

Índices físicos Grandezas obtidas em laboratório: o teor de umidade w. o peso específico dos grãos  g o peso específico natural  nat O peso específico da água é adotado  w Os demais Índices Físicos são calculados

Relação entre pesos e volumes Teor de Umidade (w ou h) É a relação entre a massa ou o peso da água contida no solo e a massa ou o peso de sua fase sólida, expressa em percentagem. A umidade varia teoricamente de 0 a . Os maiores valores conhecidos no mundo são os de algumas argilas japonesas que chegam a 1400%. Em geral os solos brasileiros apresentam umidade natural abaixo de 50%. Se ocorre matéria orgânica, esta umidade pode aumentar muito, podendo chegar até a 400% em solos turfosos.

Procedimento para Determinação do Teor de Umidade Toma-se uma porção de solo (aprox. 50,0 g), colocando-a numa cápsula de alumínio com tampa; Pesa-se o solo úmido + cápsula (precisão de 0,01g); Leva-se a cápsula destampada a uma estufa até constância de peso (aprox. 6 horas para solos arenosos e 24 horas para solos argilosos); Pesa-se o conjunto solo seco + cápsula.

Aparelho Speedy Reservatório metálico fechado que se comunica com um manômetro, destinado a medir a pressão interna. Coloca-se dentro do reservatório o sol úmido e uma porção de carbureto de cálcio (CaC2), pela combinação da água do solo com o carbureto gera acetileno e pela variação da pressão interna obtém-se a umidade do solo. CaC2 + 2H20 = Ca(OH) 2 + C2H2

Relação entre pesos e volumes Índice de Vazios (e) Indica variação volumétrica ao longo do tempo (história das tensões e deformações ocorridas no solo) É a relação entre o volume de vazios e o volume de sólidos. Embora possa variar, teoricamente, de 0 a , o menor valor encontrado em campo para o índice de vazios é de 0.25 (para uma areia muito compacta com finos) e o maior de 15 (para uma argila altamente compressível).

Relação entre pesos e volumes Porosidade (n) É a relação entre o volume de vazios e o volume total da amostra, expressa em percentagem.

Relação entre pesos e volumes Grau de Saturação (S ou Sr) Solo seco ― Sr = 0% Solo saturado ― Sr = 100% Solo parcialmente saturado ― 1% ≤ Sr ≤ 95% É a relação entre o volume de água e o volume de vazios de um solo, expressa em percentagem. Varia de 0% para um solo seco a 100% para um solo saturado.

Relação entre pesos e volumes Peso Específico Aparente Natural do Solo (ɣ ou ɣnat ou ɣn) Magnitude depende da quantidade de água nos vazios e do mineral constituinte predominante. Utilizado no cálculo dos esforços. Para determinação de g, geralmente utiliza-se o “método do Frasco de Areia”

Relação entre pesos e volumes Peso Específico Aparente Seco do Solo (ɣs ou ɣd) Empregado para verificar o grau de compactação de bases e sub-bases de pavimentos, aterros e barragens de terra.

Relação entre pesos e volumes PESO E VOLUMES Peso Específico da Água (ɣw) Peso Específico Saturado Peso Específico Submerso Grau de saturação igual a 100% Utilizados no cálculo de tensões

Relação entre pesos e volumes Peso Específico Real dos Grãos ou Sólidos (ɣg ou )