Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os 3 RS.
Advertisements

Dilemas Éticos. O que é Ética? 1. parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
CBTC – Confederação Brasileira de Trabalhadores Circulistas Sustentabilidade Organizações Sociais 2º Pré Congresso Circulista na Região Nordeste Natal.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
CÓDIGO DE ÉTICA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE Porque um código de ética para os profissionais da saúde?
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
Filosofia Prof. Ms. Paulo Dias. Cristianismo: público x privado.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Introdução e Conceitos.
Conceitos de GEOGRAFIA
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Recuperação de Filosofia – 3º ano
O que é a Educação Física?
Comunidade de Aprendizagem
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Apostila de Práticas Investigativas
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
Projeto de Extensão Comunicação, Saúde e Mídia
Definição dos Termos.
Ciência, Tecnologia e Sociedade
EPIDEMIOLOGIA.
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
Ciências Naturais – 8.º ano
Pesquisa Mercadológica
Ética Profissional A ética e a moral.
Planejamento de estratégias:
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
O que é Educação Ambiental?
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
Ética Inteligência Artificial.
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
Aula 4 Burocracia Weberiana.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Ética Geral e Profissional
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Curso Básico de Espiritismo
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
O que é Educação Ambiental?
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Aspectos éticos da ação gerencial do enfermeiro
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
A Crítica da Razão Prática
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
TEMA: CRIME, MORAL E ÉTICA
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Os Oito Objetivos do Milênio
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Conceitos importantes para o estudo da História
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
3º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar Ricardo Morishita Wada
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos ETICA E MEIO AMBIENTE Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos

ORIGEM Ética - termo grego (éthos) - significa comportamento, costume. Moral – termo latim (mos) - também, significa comportamento, costume. "Moral" e "Ética" tem o mesmo significado etmológico.

MORAL Regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas, assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. Não depende de fronteiras geográficas. Garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

ETICA Estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado.

CONDUTA ÉTICA Base sobre a qual relações sociais humanas civilizadas deveriam se apoiar. Reconhecimento do outro como igual, mas único (os dois pólos da relação são sujeitos e nenhum deles pode ser transformado, à revelia, em um instrumento da vontade alheia). Violações da conduta ética – indispensável discutir a necessidade da aplicação de princípios éticos em quaisquer ramos de atividades humanas (política, medicina, direito, etc e questões ambientais).

HOMEM CRIATIVO E INTELIGENTE Julgamento de ações. Discernimento entre útil e inútil, bem e mal, etc. Exercício de qualidade única do ser humano: consciência moral.

ETICA AMBIENTAL Circunstâncias em que os ecólogos (aqueles que estudam a estrutura e funcionamento da natureza viva) desempenham suas atividades e as conseqüências da aplicação dos resultados das pesquisas para o meio ambiente. Luta de ecologistas ou ambientalistas pela conservação da natureza e pelo desenvolvimento sustentável. Meio ambiente deve ser visto como um bem comum inclusive para gerações futuras.

ETICA AMBIENTAL Estabelecer regras na sociedade, definindo deveres e obrigações de cada cidadão para preservar, proteger e garantir sua sobrevivência, inclusive a do meio ambiente onde vive. Homem é parte do planeta, da natureza - depende de seus recursos como alimento, proteção, e das transformações de tudo que nela existe. Se o homem não respeita a natureza e seus semelhantes condena todos e tudo à destruição.

ETICA E DESENVOLVIMENTO Sociedade altamente competitiva e pouco colaborativa - indivíduos seguem condutas éticas? Sociedades organizadas sob supostos preceitos teóricos igualitários tem falhado. É possível ter desenvolvimento e aperfeiçoamento moral?

ETICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Necessidade de educação. Tomadas de decisões favorecendo o ambiente e a sociedade que dele depende. Incutir valores e atitudes que prepararem o cidadão para um futuro ambientalmente sustentável.

ETICA E COMPETITIVIDADE Privilégio da competitividade / enriquecimento rápido / consumo desenfreado – como favorecer a implementação desse desenvolvimento? Sem definição dos valores não há como haver educação para valores ambientais. Como educar para valores conflitantes com as exigências de uma sociedade competitiva?

CONCLUSÕES Como o cidadão pode exercer seu papel ético com relação ao meio ambiente? Com uma boa educação e direito à informação verdadeira . Conhecendo, refletindo duvidando, avaliando – o bom julgamento possibilita execução de melhores práticas ambientais.

CONCLUSÕES Tendo relações permanentes e saudáveis com a natureza e seus semelhantes. Definindo valores éticos como base dessas relações para orientar sua responsabilidade pelas conseqüências de seus atos e resultados de suas ações

CONCLUSÕES Assumindo compromisso de proteção da natureza, (sem impedimento de explorá-la), mas tendo um dever ético na exploração da mesma. O modo como serão explorados os recursos determinará a possibilidade de sobrevivência do homem e a preservação da natureza

QUESTÕES Quais elementos e produtos da natureza são imprescindíveis à necessidade humana? O homem ao intervir na natureza tem considerado ambientes naturais, capacidade dos recursos renováveis, culturais, biodiversidade, e os interesses de gerações atuais e futuras do planeta? É possível ter comprometimento ambiental e evitar o uso inescrupuloso da ciência/tecnologia? Como contribuir para solucionar problemas ambientais e globais do cotidiano, pensando no direito de todos e das futuras gerações no uso dos recursos ambientais? Como transformar e aproveitar os recursos naturais evitando o desperdício e considerando os menos afortunados?