Programa Cisco Networking Academy Projeto de Gênero Setembro, 2006

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mulheres e a Internet Por que a Iniciativa de Gênero é importante?
Advertisements

POR ONDE COMEÇAR?.
Ética e Direito Aula 4.
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Plano de Liderança de Clube
Informática na Educação
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
YOUNG READERS Oslo Norske Skog World Association of Newspapers Young Readers – Newspapers in Education.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Mudanças profissionais.
Networking Academy Maintenance Brasil Piloto - Overview
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
SBC Women in Information Technology Gender and regional differences in Brazil: do they really exist? Janne Oeiras Universidade Federal do Pará
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Acompanhamento e atendimento ao cliente
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Administração para Engenharia
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Questionário de Avaliação Institucional
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
CURSO DE CERTIFICAÇÃO. CURSO DE CERTIFICAÇÃO Para Distribuidores comprometidos! Para quem é o Curso de Certificação? Para Distribuidores comprometidos!
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
PLENÁRIA FINAL.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Secretaria da Educação
BENCHMARKING.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Encontro de Coordenadores de BE EB 2,3 e ES - Concelho de Sintra
Rio Mulher.
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Rio Verde - Goiás - Brasil
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
Transcrição da apresentação:

Programa Cisco Networking Academy Projeto de Gênero Setembro, 2006

O Lado Humorístico da Eqüidade de Gênero

Por que Igualdade de Gênero? 75% dos futuros trabalhos nos Estados Unidos precisarão de computadores, NO ENTANTO menos de 33% dos estudantes de cursos de computação são mulheres. Mulheres profissionais em TI EUA = 20% RU = 15-25% AS = 26-28% Mulheres usuárias de Internet: América Latina = 38% UE = 25% Rússia = 19% Japão = 18% Oriente Médio = 4% Notas: Estatísticas de Trabalho em EUA, pesquisas, IDC, AED US Reino Unido (UK) Africa del Sur

A Igualdade de Gênero no México 93.9 milhões de habitantes > 6 anos 10.8 milhões de PCs 17.1 milhões de usuários de internet 59% mulheres 60% homens 51.2% da população são mulheres D.F., Michoacán, Guanajuato, Oaxaca, Puebla, e Aguascalientes População que participa na educação média (secundária) 26.4% mulheres 28.8% homens Porcentagem economicamente ativa : Nacional 74.6% Mulheres 35.5% Homens 74.6%

“ ” Há dois grandes equalizadores na vida: A INTERNET e a EDUCAÇÃO. John Chambers CEO – Cisco Systems

Iniciativa de Gênero de Cisco/CLI Cisco Inc. e Cisco Learning Institute lançaram a Iniciativa de Gênero com a meta de: Promover, no mundo todo, maior participação das mulheres na Tecnologia da Informação (TI) através do Programa Cisco Networking Academy

O que é a Iniciativa de Gênero? A Cisco tem como foco ajudar a vida das mulheres nas quatro áreas seguintes: ACESSO À TECNOLOGIA AUMENTO DA BASE DE MULHERES EM TI EDUCAÇÃO E HABILIDADES NA TECNOLOGIA DESENVOLVI MENTO DA MÃO DE OBRA Access to Technology or Access to the Internet? Building the Pipeline vs Connecting Pipeline or Mentoring the Pipeline Skills Through Technology Career Development or some other title

Programa Cisco Networking Academy Iniciativa de Gênero A Iniciativa de Gênero foi estabelecida no ano 2000 Aumentar o número de mulheres que seguem carreiras e aproveitam oportunidades acadêmicas no campo da Tecnologia da Informação Aumentar o acesso das mulheres às oportunidades de treinamento e carreiras em TI Utilizar o programa da Academia como modelo Recopilar e compartilhar informação sobre as melhores práticas de recrutamento e retenção das mulheres Desenvolver ferramentas e recursos para atrair e reter mais mulheres em TI Al reconocer la brecha de género en el campo de Tecnologías de la Información (TI), Cisco Learning Institute se asoció con Cisco Systems, Inc. en abril del 2000 y estableció la Iniciativa de Género de Cisco/Cisco Learning Institute. Este proyecto pretende encontrar maneras de aumentar el acceso de las mujeres a oportunidades de entrenamiento y carreras en TI, empezando con Cisco. Cisco y CLI están trabajando con las Academias en todo el mundo para recopilar y diseminar información sobre las mejores prácticas de reclutamiento y estrategias de retención de mujeres. Con base en los resultados de esta investigación, las dos organizaciones están desarrollando herramientas y recursos, tales como el Módulo de Género, materiales de mercadeo, sitios Web sensibles al Género y presentaciones en diapositivas diseñadas para atraer y retener más mujeres en el campo de las TI.

Como o Programa Networking Academy beneficia as mulheres? Proporciona acesso a habilidades de ponta em TI e certificações com base nos padrões da indústria. O aumento da participação das mulheres na força de trabalho em TI contribui para seu próprio crescimento econômico. Leva a oportunidades para desenvolver uma carreira sem precedentes. Oferece tempo de estudo independente e treinamento personalizado. CNAP brinda una excelente oportunidad de hacer más angosta la brecha de género y aumenta la participación de las mujeres en el economía basada en Internet. Permite às mulheres contribuir no desenvolvimento do setor de TI em suas comunidades e países.

Por que a Iniciativa de Gênero é importante para os instrutores e estudantes? Pode recrutar mais estudantes! Maior participação feminina em TI pode reduzir a falta de mão de obra qualificada Ter destrezas em TI amplia as opções de carreira para as mulheres Quase todos os setores requerem habilidades tecnológicas (saúde, educação, comércio, governo, artes, música, etc.) O ingresso dos trabalhos em TI fornece mais recursos para contribuir na saúde e educação das famílias As mulheres podem contribuir com suas valiosas habilidades e idéias no setor de TI. A desigualdade de gênero não é um problema de mulheres; é um problema humano. Todos devem fazer a sua parte para resolver este problema. De Networking Skills Shortage Women Can Narrow the Gap Central and Eastern Europe is ahead of the West in employing female networkers IDC, 2001

Hoje em dia – a Situação Global Porcentagem regional de mulheres no NetAcad, Agosto 2006 9% 16% 14% 19% 11% 31% U.S.A. e Canadá América Latina Europa Ocidental Europa Central e Oriental ~500,000 active students currently enrolled at any one time in the program ~10,000 schools 50 /50 mature / developing markets 18% Rússia e CIS Médio Oriente África 30% 25% Ásia Pacífico -Desenvolvido 10% Ásia Pacífico - Emergente 23% Ásia Pacífico - Menos Desenvolvidos Japão

O Gênero no Programa Cisco Networking Academy – América Latina 795 Academias na América Latina Mais de 79,000 Estudantes na América Latina 23% Mulheres 76% Homens Mais de 300 Academias no México 2 Academias de Mulher: Centro Cultural Educação de Querétaro – Instituto Alpes Cidade da Criança de Monterrey – Centro Educativo Mulheres Mais de 30,000 Estudantes no México 32.09% Mulheres 66.25% Homens Centro Cultural Educacion de Queretaro – Queretaro Ciudad de los Ninos de Monterrey, Centro Educativo Mujeres, Nuevo Leon Como podemos resolver a ineqüidade de participação?

Estoque de ferramentas Cartazes, vídeos, sites Web Histórias de sucesso Ferramenta Gênero de PLAN-IT: guia passo a passo para organizar uma Iniciativa de Gênero na sua Academia Ferramenta para planejar o evento “As mulheres na tecnologia” Estratégias de recrutamento e retenção

Ferramenta para planejar o evento “As mulheres na tecnologia” (AC) Mostrar el video nuevo.

Show new video

Ferramenta Gênero de PLAN-IT As experiências das Academias em 39 países em desenvolvimento deram forma aos conteúdos da Ferramenta PLAN-IT para um Futuro Sustentado: “As mulheres progridem: um guia para promover a participação das mulheres na Tecnología da Informação" A ferramenta proporciona: Recursos para permitir às Academias aumentar a participação feminina Um guia passo a passo sobre como as Academias de LDC podem fomentar a eqüidade de gênero e outras estratégias para conseguir o apoio de Parceiros da indústria Administradores escolares Conselheiros vocacionais Funcionários da comunidade e do governo Ex-alunos, ex-alunas, alunos e alunas atuais

Estratégias de recrutamento Estabelecer classes, Academias, ou associações somente para mulheres Oferecer o programa da Academia em departamentos acadêmicos com um alto porcentagem de mulheres matriculadas Identificar instrutoras e modelos a serem imitados Envolver oradoras e formadas nas sessões de recrutamento Enfatizar as oportunidades para obter uma carreira Introduzir incentivos para as mulheres Estudantes convidam suas amigas

Estratégias de retenção A vontade dos estudantes homens de “ajudar” no laboratório… deve ser igual para as mulheres. As alunas se “surpreendem” ao ver as qualificações (gradebook) Os homens tendem a dominar durante as aulas Os (as) instrutores (as) devem ficar atentos, na dinâmica de grupo, na sala de aulas Devem garantir que as alunas tenham a mesma quantidade de tempo para usar o equipamento Devem motivar as alunas: eventos, conversas, professoras que sirvam como modelos, associações para alunas ou ex-alunas

O IMPACTO - Afeganistão 6 Academias Estabelecidas Kabul University Min. of Women’s Affairs Telecommunication Training Center Herat University Balkh University Khost University Mais de 400 Estudantes participantes 318 Formados em CCNA 4 14 Instrutores femininos Parceiros Estratégicos: Min. de Gênero, Min. de Comunicações, PNUD,USAID e UIT,CCP Afeganistão: No total 33% de estudantes são mulheres Documentário da Universidade de Kabul Stats as of 02.02.06

VIDEO

Vina D. Surla – Filipinas Ex-aluna Vina é uma ex-aluna de sucesso de CCNA e se formou com a distinção de “cum laude” da Academia de Systems Plus Computer College nas Filipinas. Os pais de Vina morreram quando ela era adolescente, mas continuou seus estudos e se manteve sozinha. “Minhas experiências no laboratório me deram a oportunidade de trabalhar como Assistente do Laboratório e dar apoio técnico a minha instituição. Vina é ex-aluna da Academia de Systems Plus Computer College nas Filipinas.

Nathalie Neptune – Haiti Graduada/Instrutora CCNA 1-4 ex-aluna Professora de CCNA – Recebeu seu treinamento na Academia de North Florida Community College. Ex-aluna do primeiro curso de estudantes na Universidade do Estado de Haiti, a única Academia em seu país. Graduou-se com uma licenciatura em eletrônica. “Fazer o curso de CCNA aumentou muito minhas habilidades em aprender a ser professora, ainda que o treinamento tenha sido em outra língua.”

Academia de Mulheres - México Uma visita de estudantes de NetAcad com A Primeira Dama de México, Marta Sahagun de Fox A Primeira Dama aconselha às recém formadas de CCNA a seguir suas ambições no âmbito de TI e fala da importância do treinamento e experiência. Estudantes do Instituto Alpes – 100% Mulheres As habilidades dos estudantes em TI inspiraram à Primeira Dama a aprender mais da tecnologia!

Alguns links na WEB WAN/Networking Academy Partnership: Girls in Tech http://wwwin-tools.cisco.com/sales/go/git/events http://wwwin-tools.cisco.com/sales/go/diversity/wwgender/girls NCWIT Partnership http://www.ncwit.org/cisco Cisco Digital Opportunities Program:  http://www.cisco.com/edu/ Cisco Workplace Learning:  http://wpl.netacad.net/Academy_overview/index.html Cisco Least Developed Country (LDC) Initiative:  http://www.cisco.com/edu/ldci Institute for Women in Trades, Technology, and Science (IWITTS):  http://www.iwitts.com/ Women on the Net Handbook:  http://www.sidint.org/programmes.htm

Em conclusão …