Universidade Federal de Itajubá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores
Advertisements

Programação 09h00 Recepção dos convidados (ITESCS) 09h15 Abertura e apresentação da pauta do dia (Fernando) 09h20.
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
1.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Apresentação do Projeto
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Financiadora de Estudos e Projetos
Fabbryccio Cardoso R&D Manager A Experiência da TCP Telecom na Incamp.
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.

Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
“TRANSFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS E PESQUISADORES EM EMPREENDEDORES”
Movimento Brasil Competitivo
Plano de Negócio Elber Sales.
Tecnologia em Marketing
Profª Marli de Cássia Rodrigues
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
Central de Novos Negócios e Empreendedorismo
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – outubro/2005
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
O QUE É UMA INCUBADORA DE EMPRESAS?
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Criação de Valor.
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Talentos para Inovação
Consultoria e Projetos
Realização e Coordenação: Execução:
Rodrigo Pacca / Daniel Novaes Desenvolvendo o Empreendedorismo na Universidade.
Você já teve alguma idéia?. Que poderia se transformar em um negócio?
SUMÁRIO Objetivos Abrangência Justificativas
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Empreendedorismo e Criação de Valor Compartilhado na
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Trabalho de Conclusão de Curso TCC
Projeto Estratégico Institucional
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
Empreendedorismo ________________________________________
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia - PROETA Banco Interamericano de.
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Itajubá PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PRÉ-INCUBAÇÃO II Workshop de Empreendedorismo e Pré-Incubação “O Programa de Pré-Incubação na Universidade Federal de Itajubá ” Prof. Dr. Elzo Alves Aranha (IEPG) – Coordenador Executivo eaaranha@unifei.edu.br Prof. Dr. Robson Moreno (IESTI) – Vice-Coordenador Executivo moreno@unifei.edu.br

Universidade Federal de Itajubá PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PRÉ-INCUBAÇÃO Gestores em Cada Instituto: IEPG: Giovanni H. Guimarães IEM: Necésio Gomes Costa ISEE: Edson da Costa Bortoni IRN: Marcelo de Paula Corrêa ICE: Rossano Gimenes IESTI: Enio Roberto Ribeiro

Universidade Federal de Itajubá Comissão Organizadora do Edital PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PRÉ-INCUBAÇÃO Comissão Organizadora do Edital Prof. Rossano Gimenes (coordenador) Profa. Adriana Mattedi Profa. Regina Mambeli Prof. Elzo Alves Aranha Prof. Robson Luiz Moreno

Definição de Pré-incubação “Ambiente Institucional onde as idéias e projetos podem ser validados e testados levando em consideração a viabilidade mercadológica em termos de produtos e serviços” (NDOUNZUAU; PIRNAY; SURLEMONT, 2002)

Processo de Pré-incubação Dificuldades/Obstáculos Riscos financeiros Falta de conhecimento e competência Desconhecimento do potencial de mercado Medo de riscos Universidade: Geração de Idéias Universidade Incubadora Opção atual: Incubadora Desejo de Empreender ? Universidade Incubadora Pré-Incubadora Teste de mercado Assessoramento Treinamento Otimização de recursos Potencialização das atividades acadêmicas

Processo para criação de um spin-off acadêmico (Pipeline) Instrumentos legais IP protection (contratos) Instrumentos legais de pré-incubação (contratos) Geração de idéias Escopo do novo negócio Projeto novo negócio Lançamento da spin-off Pacote de Perenidade Idéias Escopo Novo Negócio Conclusão Novo Negócio Spin-off Proposição de oferta de valor Modelo preliminar proposto por Elzo Aranha - Adaptado de NDONZUAU et. al (2002) Resultados de Pesquisas

Principais objetivos da pré-incubação: Determinar se há mercado para o produto, serviço ou processo proposto; Incrementar a capacitação gerencial e de negócios dos proponentes do projeto para, no momento da criação da empresa, as competências necessárias para a fase startup estejam consolidadas. Criar com este programa uma grande vitrine de projetos inovadores.

A pré-incubação enfatiza a orientação no planejamento, detalhando o gerenciamento estratégico das tecnologias agregadas a protótipos, produtos e serviços, elementos vitais à sustentabilidade futura dos empreendimentos. (CHENG et al., 2003; NDONZUAU; PIRNAY; SURLEMONT, 2002)

Vantagens Infra-estrutura física: células e módulos individuais para cada projeto, rede lógica e de telecomunicações, etc. Serviços profissionais: consultorias e assessorias especializadas.

Vantagens Formação de competências e capacitação: desenvolvimento de produtos, negócios, gerenciamento, marketing, propriedade intelectual.

Suporte institucional e de mercado: Vantagens Suporte institucional e de mercado: Apoio na formação e desenvolvimento de networking (abertura, direcionamento e intermediação de contatos, parcerias, alianças estratégicas, acordos de cooperação, acesso a fontes de financiamento e de capital de risco, potenciais clientes e fornecedores, participações em eventos, palestras, seminários, feiras, rodadas de negócios).

Público-alvo Pesquisadores Professores Alunos de graduação e pós-graduação Pessoal Técnico-administrativo

O programa é formado por uma rede com vários atores

Mecanismos Básicos para o Ambiente de Pré-incubação Universidade Indústria/serviços Mecanismos para geração de idéias de base tecnológica, tradicional, tecnologia social Mecanismos para identificação de problemas Ambiente de Pré-incubação na Universidade Federal de Itajubá Mecanismos de captação e aporte financeiro Mecanismos de Gestão, Acompanhamento e Avaliação Modelo proposto e adaptado a partir de Renato Nunes (2006)

Ambiente de Pré-incubação na Universidade Federal de Itajubá Banco de Problemas (Industria / Serviços) Banco de Idéias (Universidade) Ambiente de Pré-incubação na Universidade Federal de Itajubá Banco de Captação e Aporte Financeiro Banco de Gestão, Acompanhamento e Avaliação Modelo proposto e adaptado a partir de Renato Nunes (2006)

Organograma Proposto do Programa de Pré-Incubação - UNIFEI

Criar com este programa uma grande vitrine de projetos inovadores.

Principais Ações Gerais do Programa de Pré-Incubação - 2007 Feira de Projetos Inovadores Feira a ser realizada em outubro (Semana de Ciência e Tecnologia) Campeonato/ Olimpíada/Enduro/Maratona do empreendedor Campeonato anual a ser realizado no segundo semestre.

O acesso ao edital será através do site:

Inscrições deverão ser realizadas através do site do Programa de Pré-Incubação, onde estarão disponíveis as informações sobre o edital.

Os alunos serão protagonistas e atores importantes do processo de pré-incubação.

I Oficina do Programa de Pré-Incubação Serão realizadas duas oficinas preparatórios para as inscrições no edital: I Oficina do Programa de Pré-Incubação A Dinâmica do programa de Pré-incubação: Concepções e Ações Concretas Data: 20/03/2007 Horário: 16:00hs as 18:30hs Local: Sala Maracanã (B4217)

II Oficina do Programa de Pré-Incubação Serão realizadas duas oficinas preparatórios para as inscrições no edital: II Oficina do Programa de Pré-Incubação Gerando Idéias para o Programa de Pré-Incubação Data: 29/03/2007 Horário: 17:30hs as 18:30hs Local: Auditório da BIM

III Oficina do Programa de Pré-Incubação Serão realizadas duas oficinas preparatórios para as inscrições no edital: III Oficina do Programa de Pré-Incubação Identificando Oportunidades de Negócios Data: 5/04/2007 Horário: 17:30hs as 18:30hs Local: Auditório da Engenharia Elétrica

Informações pela Internet www.preincubacao.unifei.edu.br