Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas em Rede para Geração de Resultados de Desenvolvimento
Advertisements

A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Apoio Integrado e Coletivo MS
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Planejamento Estratégico com BSC
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Modernização do Estado e Controle Externo O desafio do alinhamento estratégico PROMOEX Florianópolis 28/06/2007 Francisco Gaetani
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Avaliação de Resultados – A Experiência do Governo Federal
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Novas e velhas agendas As Parcerias Públicas e Privadas no Brasil e na A.L.: Desafios e Perspectivas Salvador 12 de maio de.
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Educação básica de qualidade para todos
Avaliação na Atenção Básica
Instituto Nacional de Identificação
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
Melhorando vidas por meio de um melhor governo: marco conceitual para atuação do BID no Brasil V Congresso Nacional de Gestão Pública CONAGESP Brasília.
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
CADEIA DE VALOR Versão em Construção – 13/03 Gestão e Suporte GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Gerir compras e contratações Gerir contratos de bens e serviços.
A Abordagem SWAp Programa com Enfoque Setorial Amplo
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
6/2/2016DRAFT - Huascar Eguino/FMM * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do.
Transcrição da apresentação:

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Governança Social e Accontability 30 de Outubro de 2007 Alexandre Kalil Pires Diretor de Articulação Institucional Secretaria de Gestão

Governança: origem do conceito Gubernare (latin) Pilotar; Fazer leis; Dirigir. Ato ou maneira de governar;

Governança: algumas definições “O estabelecimento, a adoção e o enforcement das regras” (JM&JO&F); “As molduras no âmbito das quais cidadãos e dirigentes operam, a política ocorre e identidades e instituições da sociedade civil são modeladas”(JM&JO); “Capacidade do governo de formular e implementar políticas públicas, ou seja, de dirigir e guiar a sociedade” (JP&BGP); “Capacidade institucional de instituições públicas proverem os cidadãos com bens públicos de uma forma efetiva, imparcial, transparente e responsabilizável”(WB).

Definições mais simples O comando formal ou informal das regras do jogo político; Medidas que envolvem definir as regras do/para o exercício do poder e resolver conflitos a respeito destas regras; Estruturas de “governação” ou de administração das regras do jogo; De uma década para cá o setor privado se apropria do termo: Governança Corporativa.

A Reforma do Estado Brasileiro Desafios de três tempos históricos As Reformas do Século XIX: a construção do Estado Nacional, profissionalização do serviço público, sistema de mérito e combate à corrupção; As Reformas do Século XX: o Estado de Bem-Estar Social, a introdução da eficiência, o foco no cidadão e a nova gestão pública; As Reformas do Século XXI: a revolução digital, a ascensão das redes, as novas formas de participação social e a governança global.

Boas práticas de Governança Contemporânea: exemplos recentes A consolidação dos fundamentos macroeconômicos; A criação do Bolsa Família e do PROUNI; As mudanças nas compras e licitações; O salto de qualidade da Polícia Federal; O foco na retomada do crescimento; A política industrial, científica e tecnológica.

As políticas de gestão Serviço público; Modelagem organizacional; Planejamento e Orçamento; Compras e contratos; Auditoria e Controle; Governo eletrônico.

Características comuns das políticas de gestão pública Sistêmicas; Geralmente implícitas & baixa visibilidade; Pouco apelo político; Transversalidade complexa; Bases corporativas pouco abertas para diálogo interdisciplinar; Ausência de codificação acadêmica nítida; Pouco acúmulo no Brasil.

Como as Políticas de Gestão Pública têm contribuído para o avanço de nossas estruturas de governança? Este é um processo histórico; Trata-se de tarefa de um país; Os níveis subnacionais de governo são atores importantes (laboratórios de democracia: bottom-up e top-down) A sociedade civil é parte decisiva no processo de consolidação da governança; As instâncias supranacionais são atores chave.

Dimensão Social da Governança : como a sociedade participa Atuação sobre as estruturas de Poder – Executivo, Legislativo, Judiciário; Defesa de interesses objetivos – Ouvidoria, Defensoria Pública, PROCON, Associações; Acionando mecanismos de discussão e defesa de direitos difusos – Imprensa, ONGs, Ministério Público etc.

Accountability : dimensões importantes (OCDE & WB) Escrutínio - iniciativas que buscam ampliar o acesso, análise e compreensão das ações do governo; Aproximação - iniciativas que buscam reduzir a distância entre governo e cidadãos; Compromisso – iniciativas que buscam a incorporação dos cidadãos no processo decisório

Quais os avanços importantes? Serviço público Base informacional; Seletividade; Concursos públicos; Profissionalização orientada para competências; Analistas de infra-estrutura; Avaliação de desempenho.

Quais os avanços importantes? Modelagem organizacional Precisamos superar a cacofonia organizacional atual (Decreto Lei 200-CF1988-PEC 19); Interlocução com o stablishment jurídico; Fundações estatais de direito privado; Contratualização de resultados; Foco no processo de execução orçamentário-financeira.

Quais os avanços importantes? Planejamento & Orçamento Orçamento orientado pelo desempenho; Contratualização de resultados; Alavancagem do desenvolvimento; Compatibilização com prudência fiscal; Concatenação do PPA com PAC; Atenção especial para projetos prioritários; Vinculação do fluxo orçamentário ao desembolso qualificado dos recursos.

Quais os avanços importantes? Auditoria e Controle Fortalecimento da Controladoria-Geral da União e introdução da fiscalização dos recursos federais transferidos aos municípios; Institucionalização dos processos de correição Nova legislação sobre convênios;

Quais os avanços importantes? Compras e contratos Introdução de mecanismos de maior transparência em processos licitatórios; Apoio à adoção do pregão eletrônico; Revisão da Lei 8666 (no Congresso); Busca de maior harmonização da legislação nacional e internacional em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e com o Banco Mundial.

Quais os avanços importantes? Governo Eletrônico Valorização de sistemas abertos de modo a incorporar participação coletiva e baratear os custos das licenças; Integração dos sistemas de informação estratégicos da administração federal; Modernização dos grandes sistemas de informação que são estratégicos.

Para onde caminham as iniciativas da política de gestão pública? Priorizar impactos sobre as políticas de inclusão social e redução das desigualdades; Dedicar atenção especial a iniciativas relacionadas com a implantação do PAC; Contribuir para o aumento da capacidade de coordenação e governança do governo; Instrumentalizar iniciativas orientadas para a melhoria da gestão da qualidade do gasto.

OBRIGADO! ALEXANDRE KALIL PIRES Diretor de Articulação Institucional Secretaria de Gestão Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 4° andar, Gabinete Fone: 3429- 4919 Fax: 3429- 4917 alexandre.kalil@planejamento.gov.br http://www.planejamento.gov.br/