INTERNET SEGURA Vidas virtuais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Perigos e Cuidados a Ter Trabalho realizado por: Bárbara e Cláudia
Advertisements

Como melhorar a segurança da sua família na Internet
BENEFÍCIOS E RISCOS DA INTERNET
Plataformas Sociais Trabalho realizado por : Cátia Freire Raquel Maudslay Rui Martins Tânia Velez.
SEGURANÇA NA INTERNET PEDRO MARQUES RICARDO MELIÇO.
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação Ano Lectivo: 2009/2010 Curso: Educação Básica Disciplina:TICE Docente:João Antunes.
Segurança na Internet.
Vícios em Jogos Encontros Online
Os desafios da Internet
Campanha de sensibilização para pais e encarregados de educação
2. As Funcionalidades O Correio Electrónico
Boas Práticas nas Redes Sociais
2010. Conteúdo pode ser livremente usado sem edição 1 CRIANÇA MAIS SEGURA NA INTERNET Como educar.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
REDES SOCIAIS Elisângela Marquez Covre Marcelo Augusto da Silva.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Trabalho realizado por: Miriam Alves Nº17 8D Marta Santos Nº16 8 D
, Chats E Videoconferência
De 6 a 10 de Fevereiro Semana da Internet Segura
Agrupamento de Escolas da Cidadela – Ano letivo 2012/2013
Perigos e cuidados Daniela Balena
“Como tornar a Internet Segura”
O que é, exemplos de esquemas, cuidados a ter e como agir.
Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB
RISCOS E BENEFICIOS DE NAVEGAR NA INTERNET
DICAS E SUGESTÕES PARA NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET
Segurança na 8ºA Trabalho elaborado por: João Dias nº 12
Escola Secundária da Amadora Enquadramento – A era dos ecrãs O SeguraNet – Objectivos – Acção: Formação de formadores (360) Actividades (desafios.
Ferramentas de comunicação
Segurança na Internet1 Workshop Internet Segura Europa - Encontro Nacional eTwinning
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
Segurança na Internet Escola básica de perafita 2014/2015
1 As Crianças na Web. Brincadeira de crianças? criancas.pcseguro.pt.
CC8 Comunicação e colaboração Correio eletrónico
Tiago Santos Nº 15 T-IOSI Segurança na Internet.  Cyberbulling - é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar.
Escola E.B 2,3 Professor Agostinho da Silva
Correio eletrónico.
Perigos relacionados com a internet
Correio eletrónico.
Segurança na Internet -Trabalho feito por: Vanessa Reis.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Tema: Internet e Segurança
A Internet, hoje. Transações financeiras  Consulta de saldos, transferências…
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
Nome: Ruben Ferreira Turma: 8.8 Nº17 Ano letivo: 2013/2014.
Segurança Online e Offline
na Net Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira.
Grupo 1 Catarina Moita Marisa Solheiro Rui Vilas Tiago Pires Maria João Contas Mestrado em Ciências da Educação – Edição 5 Internet e Educação Tema: Segurança.
Redes Sociais.
Segurança em Redes Sociais
O FENÔMENO DA INTERNET:
Para usar a Internet de forma crítica e segura!. “Tu decides por onde vais”
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
Segurança na Internet -Trabalho feito por: Vanessa Reis.
 Passwords_______________ Slides 3,4  Downloads ______________ Slides 5,6  Redes Sociais_____________ Slides 7,8,9  Vírus e spyware _________ Slides.
Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127
é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados.
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
Biblioteca Escolar André Soares. O que andas a fazer na Internet? 2.
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
COMUNICAR EM SEGURANÇA Pais e Encarregados de Educação.
ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 4.Segurança no telemóvelSegurança no.
Recomendações. Para navegar em segurança, mantém um programa anti- vírus actualizado.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
2 Usas a Internet para quê? Aprender Comunicar Jogar Descobrir 3.
2 Usas a Internet para quê? 3 Aprender Comunicar Jogar Descobrir.
Projeto «Formação em Literacia Digital» N AVEGAR NA I NTERNET COM SEGURANÇA Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
Transcrição da apresentação:

INTERNET SEGURA - 2012 Vidas virtuais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MAXIMINOS BIBLIOTECA ESCOLAR INTERNET SEGURA - 2012 Vidas virtuais “É mais do que um jogo, é a tua vida!”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MAXIMINOS BIBLIOTECA ESCOLAR Segura@Net Para uma utilização crítica, segura e consciente OBJECTIVOS DA SESSÃO: (Re)conhecer situações de risco associadas à utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC); Conhecer formas de evitar/minorar situações de risco; Reflectir sobre os próprios comportamentos online. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MAXIMINOS BIBLIOTECA ESCOLAR

Para uma utilização crítica, segura e consciente Segura@Net Para uma utilização crítica, segura e consciente Oportunidades… Riscos…

A WebRede: o mundo em mudança… Oportunidades… Educação / Ensino Aprendizagem e actividades lúdicas Literacias (envio de documentos de qualquer parte do mundo, no momento, com indicação da recepção…) Participação activa, comunicação, envolvimento cívico Trabalho e Criatividade (recursos variadíssimos) Construção de conexões sociais. … e um recurso privilegiado, na sociedade e na escola.

A webRede, rede de preocupações… Riscos… 12% das crianças e jovens, entre os 9 e os 16 anos, referem que já se sentiram incomodados ou perturbados através da Internet (Risks and safety on the Internet – The perspective of European Children – Eukids, 2010). Os riscos sexuais (ver ou receber imagens sexuais online) são os mais comuns, mas poucas das crianças expostas os acham nocivos (Risks and safety on the Internet – The perspective of European Children – Eukids, 2010). 29% das crianças europeias, dos 9 aos 16 anos, que usam a Internet já comunicaram com gente que não conheciam cara-a-cara, uma actividade que pode ser arriscada (Risks and safety on the Internet – The perspective of European Children – Eukids, 2010).

A webRede, rede de preocupações… Riscos… Os jogadores estão, em média, 8 horas por semana a jogar online (saferinternet.org). Os jovens dormem menos 2 a 3 horas por noite do que há dez anos atrás (saferinternet.org). Em Janeiro de 2010, foram registados 18 milhões de pessoas no jogo online “Second Life”. O Facebook registou mais de 500 milhões de membros activos (saferinternet.org). Os utilizadores estão cerca de 700 biliões de minutos no Facebook todos os meses (saferinternet.org). Há 13 milhões de jogadores do “World of Warcraft (WoW)”, o maior jogo em plataforma virtual do mundo (saferinternet.org). [in comunicado de imprensa da APIS-Associação Plataforma Internet Segura]

“Estar online é mais do que um jogo. É a tua vida!” Depende de ti! Cuida-te… O que farias se…?

Situação 1 – Redes Sociais

O que são redes sociais? O que é o perfil do utilizador? O que é o “perfil aberto” e o “perfil fechado”? Que dados podem ser publicados no perfil? Qual a diferença entre “amigos reais” e “amigos virtuais”? Quais os riscos associados a encontros com pessoas que se conhecem nas redes sociais? ATENÇÃO: há muita gente que cria falsas identidades! Não se pode acreditar em tudo o que se lê nos perfis do utilizador.

Situação 2 – Utilização segura do correio electrónico

Como funciona o correio electrónico? As mensagens não podem ser retidas depois de enviadas. Por isso, devemos pensar bem antes de as enviar. É muito fácil reenviar mensagens a terceiros, identificando a fonte inicial… A protecção da conta de e-mail é a “palavra-chave”. Se a cedermos, mesmo que seja a amigos, corremos o risco de alguém usar o nosso e-mail… É conveniente saber o funcionamento dos campos “Para”, “Cc” e “Bcc”. Ao utilizarmos o campo “Bcc” evitamos que os endereços de e-mail se propaguem de cada vez que alguém reenvia a mensagem. Estamos a combater o SPAM. Cuidado com o phishing : mensagens com ligações para sítios da Internet que podem infectar o nosso computador e roubo de dados pessoais. ATENÇÃO: apagar as mensagens vindas de remetentes desconhecidos.

Situação 3 – Cyberbullying

O que é o Cyberbullying? O que fazer quando se é vítima de Cyberbullying? Deve guardar-se as mensagens ofensivas. Elas servem de prova e revelam indícios que ajudam as autoridades a identificar os autores. Não retribuir com a mesma moeda, enviando mensagens ofensivas. Ninguém deve agir como os agressores, mesmo que já tenha sido vítima de Cyberbulling. As redes sociais, o e-mail, o telemóvel e outros meios tecnológicos podem ser também veículos de Cyberbulling. Atenção: é preciso tomar medidas para evitar/minimizar os efeitos do Cyberbulling. Que medidas?

Situação 4 – Regras de conduta na Internet

O que é o Bullying e o Cyberbulling? Que medidas podem ser tomadas para evitar/minimizar os efeitos do Cyberbullying? - Não atender chamadas de números não identificados. - Ter garantida a confidencialidade de “palavras-chave”, que nunca devem ser divulgadas aos amigos; - Ter muito cuidado com a publicação de fotografias pessoais, já que elas podem vir a ser digitalmente manipuladas. - Ter em atenção que os níveis de privacidade das redes sociais são muito discutíveis. Regras de conduta na Internet: O que é uma netiqueta? Enunciar algumas regras de netiqueta. Evitar escrever em letras maiúsculas. Pensar muito bem antes de clicar/enviar. Tratar os outros como gostamos que nos tratem a nós. Evitar reenviar mensagens.

Situação 5 – Direitos de autor

O que são os direitos de autor? Existe música disponibilizada gratuitamente na Internet? Algumas bandas tornaram-se famosas graças a partilhas feitas na Internet. Todos temos o direito de ser pagos pelo nosso trabalho; ao comprar um CD, a Ana está a contribuir para que os músicos possam continuar o seu trabalho. As licenças creative commons permitem que se utilize obras de outros autores sem lhes pedir autorização, uma vez que esta já foi previamente concedida. Atenção: Retirar informação da Internet, sem autorização, é crime. É fundamental que se identifiquem as fontes de informação.

Situação 6 – Jogos online

* O que é um griefer? Como lidar com um griefer? * Alguns cuidados: * O que são jogos online? Que tipo de jogos jogam os alunos? São online? * O que é um griefer? Como lidar com um griefer? * Alguns cuidados: Evitar informações pessoais (nome, morada, contactos, etc.); Utilizar nomes de ecrã (alcunhas) que não revelem dados pessoais; Evitar que discussões online possam passar para a vida real; Não arriscar encontros com pessoas que apenas se conhecem de ambientes virtuais; Não transportar para a realidade as situações de jogos; Falar com adultos (pais, professores, etc.) sobre situações embaraçosas que possam ou tenham mesmo acontecido.

Depende de ti! Cuida-te… Procedimentos frequentes de “predadores” na Internet Oferecem atenção, carinho, amabilidade e dinheiro; Interessam-se pelos jovens e manifestam simpatia relativamente aos seus problemas; Aproveitam temas de interesse dos jovens, como música, moda, passatempos e actualidades; Nas conversas abordam temas dum modo aberto e descontraído, com o propósito de acabar, aos poucos, com as inibições dos jovens; Divulgam imagens pornográficas; Aliciam as suas vítimas por telefone e procuram combinar encontros. Depende de ti! Cuida-te…

FIM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MAXIMINOS BIBLIOTECA ESCOLAR Vidas Virtuais “É mais do que um jogo, é a tua vida!” ATENÇÃO: Apesar de todos os perigos, o pior é que só vejamos os riscos e não os benefícios da Internet, ou seja: O pior é não a usar! FIM [Apresentação construída com materiais disponíveis na Internet, no âmbito da SEGURA NET 2012]

http://w3.dren.min-edu.pt/gift/tvktve/rotas.htm (DREN) Foto online Sara online