ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE PSICOLOGIA E SAÚDE
2010 . 2011
CONTEXTOS DE APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA
A Psicologia como ciência CIÊNCIA Objecto e Método de estudo próprios demarcando-se dos das ciências já existentes CIÊNCIA Conjunto organizado e sistematizado de conhecimentos sobre a realidade (ou uma determinada realidade) e obtidos mediante o método científico (implica compreensão, explicação, predição e possibilidade de controlo dos fenómenos estudados)
A Psicologia como ciência MÉTODO CIENTÍFICO = EMPÍRICO . INDUTIVO ( parte dos dados ou observações ) . DEDUTIVO ( parte de conhecimentos teóricos prévios para testar a sua validade )
A Psicologia como ciência Ciência que se dedica ao estudo, avaliação e intervenção no comportamento e actividade mental (consciente e inconsciente) Objecto de estudo duplo Método de estudo duplo Comportamento Actividade Extrospectivo Introspectivo Observável Mental /Experimental
4 Grandes Campos de Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica Neuropsicologia Clínica Psicologia da Saúde Aconselhamento e Acompanhamento Psicológicos, Intervenção em crise e Psicoterapia 4. Psicologia Comunitária
4 Grandes Campos de Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica 1. Neuropsicologia Ramo da Psicologia Clínica que procura estabelecer uma relação inteligível entre a estrutura do funcionamento cerebral e o comportamento e processos mentais. Neuropsicologia Cognitiva Ramo da Neuropsicologia que procura descrever a arquitectura funcional dos diferentes sistemas cognitivos de tratamento da informação implantados no cérebro.
4 Grandes Campos de Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica 2. Psicologia da Saúde (modelo biopsicossocial) Conjunto de contributos educativos, científicos e profissionais da Psicologia para: . promoção e manutenção da Saúde, . prevenção e tratamento da Doença, . identificação (etiológica e diagnóstica) das . correlações existentes entre Saúde/Doença e disfunções com elas relacionadas,
4 Grandes Campos de Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica 2. Psicologia da Saúde (cont.) (modelo biopsicossocial) Conjunto de contributos educativos, científicos e profissionais da Psicologia para: . análise e melhoria do sistema assistencial de saúde, . elaboração de estratégias de saúde. (Mattarazzo, 1980)
4 Grandes Campos de Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica . Aconselhamento Psicológico Intervenção de troca (de informação factual, afectiva e motivacional) relativamente pontual, levada a cabo numa atmosfera de acolhimento. Visa a clarificação de um problema específico, a comunicação e discussão de informações, permitindo ver mais claramente uma situação e decidir sobre a maneira como poderá resolver o problema que essa situação lhe coloca (facilitação de um processo de tomada de decisão).
4 Grandes Campos de Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica . Acompanhamento Psicológico Relação de ajuda a pacientes em que doenças, acidentes, intervenções cirurgicas… obrigam a mudanças temporárias ou definitivas nos hábitos de vida ou a encontrar uma nova identidade (doentes em cuidados paliativos, com doenças crónicas, Incapacitantes, terminais…)
4 Grandes Campos de Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica . Intervenção em Crise Resolver problemas de vida intensos que ultrapassam a capacidade de controlo do indivíduo (e.g. morte/luto; acidentes naturais; acidentes; divórcio; momentos críticos de doença); Ajudar a ultrapassar o sofrimento da pessoa em crise e prevenir as consequências negativas futuras (médicas, psicológicas, sociais)
4 Grandes Campos de Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica Resolver problemas de vida intensos que ultrapassam a capacidade de controlo do indivíduo (e.g. morte/luto; acidentes naturais; acidentes; divórcio; momentos críticos de doença); Ajudar a ultrapassar o sofrimento da pessoa em crise e prevenir as consequências negativas futuras (médicas, psicológicas dar a ultrapassar o sofrimento da pessoa
4 Grandes Campos de Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica . Intervenção Psicoterapeutica Processo interaccional / relacional consciente e planificado visando influenciar perturbações do comportamento e estados de sofrimento que, num consenso (entre terapeuta e cliente ou terapeuta e grupo de referência) são considerados como necessitando e beneficiando de tratamento. Implica objectivos mais amplos e complexos; trabalho mais longo e aprofundado; Relação emocional sólida. (Strotzka, 1978)
4 Grandes Campos de Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica 4. Psicologia Comunitária