REGRESSO ÀS AULAS Apoios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Humanitária Bombeiros Voluntários
Advertisements

REGIME JURIDICO DE FALTAS
Acesso ao ensino superior
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Técnico responsável por instalações eléctricas de serviço particular
Jorge Morais Carvalho Regime legal Directiva 2008/48/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Abril, relativa a contratos de crédito.
TERMO DE INSCRIÇÃO/CANCELAMENTO
PROJETO “ADOLESCENTE APRENDIZ”
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Estágios Supervisionados
CENSO DO INSS RECADASTRAMENTO
PREVIDENCIA SOCIAL NOVOS PROCEDIMENTOS - MP 83
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Situações de carência socio-económicas
Idosos 1.
© Setembro, 2009 CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA Fonte: Portal da Saúde, CE-Emprego, Assuntos Sociais e igualdade de OportunidadesPortal da SaúdeCE-Emprego,
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Pessoas com Deficiência
COPNE Centro Ocupacional para Pessoas com Necessidades Especiais.
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Segurança Social Famílias, Crianças E Jovens
<ポルトガル語> Consulta sobre o caminho a seguir após a formatura do ginásio
Intervenção psicológica
Jardim-de-Infância de Quarteira nº3
Processo de Certificação FGP Treinadores de Ginástica e Fitness Decreto Lei 248-A/2008 de 31 de Dezembro Decreto Lei 271/2009 de 1 de Outubro Fluxos de.
D. Manuel Ferreira Cabral
Jardim-de-Infância da Abelheira
BAAE - I Destinada preferencialmente ao aluno que se enquadre em condições de necessidades socioeconômicas 1) Inscrições exclusivas para ingressantes da.
O que é? Programa de Auxílio Estudantil
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
ESTAMOS COM BOLONHA ESTAMOS COM BOLONHA ESTAMOS COM BOLONHA
EXAMES NACIONAIS INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
REUNIÃO BOLSISTAS CIDADÃ E ARTIGO 170. Localização: em frente à Biblioteca Contatos: (49) /1089/1049/1038
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
!_* Trabalho de TIC*_! b Seguro de vida: b Trabalho realizado por:  Diana Filipa nº10  Filipa Morgado nº12 b Escola Secundária da Ramada!!
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Estágio Supervisionado
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
EMPRESA NA HORA. Luísa Fernandes - 2º TSJ - N.º 5 Através da 'Empresa na Hora' pode constituir-se uma sociedade: ◦unipessoal, ◦por quotas ou anónima,
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
O que é o Subsídio Social Extraordinário?
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Medidas Ativas de Emprego
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Município de Santarém cria o Cartão Sénior Municipal como forma de apoio às dificuldades sócio económicas da população idosa do concelho de Santarém.
Serviço de Psicologia e Orientação
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PROAA F RESOLUÇÃO N º 020/2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2013 Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Procedimentos para participação nos processos seletivos para concessão dos auxílios previstos nos Programas de Promoção à Permanência do Campus Ceilândia.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Fundação Clara Abbott Visão geral. 2 A Fundação Clara Abbott é uma organização beneficente que existe exclusivamente para os funcionários da Abbott. Ela.
Transcrição da apresentação:

REGRESSO ÀS AULAS Apoios

Benefícios Sociais Apresentamos de forma resumida os benefícios de acção social complementar oferecidos aos beneficiários dos: Serviços Sociais da Administração Pública (SSAP); Instituto de Acção Social das Forças Armadas (IASFA); Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública (SSPSP);

Serviços Sociais da Administração Pública (SSAP) Subsídio de Creche e Educação Pré-escolar (Creche, Jardim de Infância e Ama) Subsídio para Estudos (ensino básico e secundário) Apoio Social Fonte: SSAP

Serviços Sociais da Administração Pública (SSAP) Subsídio de Creche e Educação Pré-escolar (Creche, Jardim de Infância e Ama) Portaria 1487/2008, de 19 de Dezembro É um subsídio mensal calculado com base na capitação do agregado familiar e na mensalidade efectivamente paga até um limite máximo Podem candidatar-se: Ao Subsídio de Creche e Educação Pré-escolar Os beneficiários dos SSAP, cujos descendentes tenham completado 3 meses e frequentem creches ou jardins-de-infância, até ao ingresso no 1º Ciclo do Ensino Básico, preenchendo o Boletim de Candidatura Ao Subsídio de Ama Os beneficiários dos SSAP, cujos descendentes tenham idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos, desde que frequentem creches familiares ou amas credenciadas e/ou colectadas, preenchendo o Mod. B Fonte: SSAP

Serviços Sociais da Administração Pública (SSAP) Subsídio de Creche e Educação Pré-escolar (Creche, Jardim de Infância e Ama) Como candidatar-se Entregando a candidatura pessoalmente, via correio, na sede dos Serviços Sociais da Administração Pública Rua Saraiva de Carvalho, nº 2 1269 096 Lisboa - (das 9 às 17H30); pelo e-mail subsidios@ssap.gov.pt; através secção de pessoal do organismo a que pertence Quando candidatar-se entre 1 de Setembro e 15 de Outubro Fonte: SSAP

Serviços Sociais da Administração Pública Subsídio para Estudos (ensino básico e secundário) Portaria n.º 1486/2008, de 19 de Dezembro É um subsídio anual, cujo valor depende do nível de ensino frequentado e da capitação do agregado familiar. Podem candidatar-se: Os beneficiários titulares, cônjuges (desde que não exerçam actividade remunerada) e descendentes ou equiparados com direito a abono de família mediante o preenchimento do Boletim de Candidatura; Para os beneficiários aposentados, o Boletim de Candidatura é enviado directamente para a sua residência. Fonte: SSAP

Serviços Sociais da Administração Pública Subsídio para Estudos (ensino básico e secundário) Como candidatar-se Entregando a candidatura pessoalmente, via correio, na sede dos Serviços Sociais da Administração Pública Rua Saraiva de Carvalho, n.º 2 1269 096 Lisboa - (das 9 às 17H30); pelo e-mail subsidios@ssap.gov.pt; através secção de pessoal do organismo a que pertence Quando candidatar-se entre 1 de Setembro e 15 de Outubro Fonte: SSAP

Serviços Sociais da Administração Pública Apoio sócio-económico Portaria n.º 1488/2008, de 19 de Dezembro Destina-se a apoiar todos os beneficiários destes Serviços Sociais com dificuldades económicas e sociais, na modalidade de subsídio e/ou empréstimo de acordo com a situação do beneficiário. Podem candidatar-se Todos os beneficiários dos Serviços Sociais nos termos das normas aprovadas através do Requerimento Apoio Social; As marcações podem ser feitas pelo telefone 213 177 200, directamente nas Relações Públicas ou por carta dirigida ao Apoio Social dos Serviços Sociais da Administração Pública. Para mais informações consulte Fonte: SSAP

Instituto de Acção Social das Forças Armadas (IASFA) Centro de Apoio Social do Alfeite: Apoio Sócio-educativo Apoio Social Assistência Escolar Residências Universitárias Fonte: IASFA 9

Instituto de Acção Social das Forças Armadas Centro de Apoio Social do Alfeite Localizado na Base Naval de Lisboa, o Centro de Apoio Social do Alfeite (CAS Alfeite) é um equipamento Social do IASFA que desenvolve um conjunto de actividades de Acção Social junto dos Beneficiários Titulares e Familiares, no âmbito da Acção Social Complementar, visando, fundamentalmente, prestar em regime permanente: Apoio sócio-educativo a filhos de Beneficiários do IASFA - Creche, Jardim-de- infância/Pré-escolar e Centro de Recursos de apoio à Escola Básica 1 do Alfeite (EB1A); Apoio social a Beneficiários do IASFA - actividades desenvolvidas pelo Serviço de Acção Social, nomeadamente, estudo, análise e acompanhamento de situações social e economicamente deficitárias encaminhamento e/ou estudo e analise de pedidos de empréstimos normais, comparticipações escolares e comparticipações especiais para apoio na deficiência, inscrições para Colónias de Férias; Fonte: IASFA 10

Instituto de Acção Social das Forças Armadas Assistência Escolar A Comparticipação Escolar é atribuída a descendentes ou equiparados dos Beneficiários Titulares que frequentam qualquer grau de ensino em estabelecimentos e cursos devidamente legalizados Tabela CE: O prazo para a habilitação à Comparticipação Escolar decorre até 31 de Outubro Boletim de Inscrição; Para os alunos que frequentem o ensino superior o prazo poderá prorrogar-se, a título excepcional, até 30 de Novembro Residenciais Universitárias As residências para estudantes universitários do Centro de Apoio Social Oeiras, têm por objectivo providenciar alojamento aos filhos dos Beneficiários Titulares, matriculados em estabelecimentos de ensino na área da Grande Lisboa (página em construção) Para mais informações consulte Fonte: IASFA 11

Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública (SSPSP) Linhas de Apoio Sócio-económico a deficientes Protocolos de Educação Lares de Estudantes Fonte: SSPSP 12

Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública Linhas de Apoio Os Serviços Sociais da PSP têm disponíveis linhas de apoio, atribuídos de acordo com parâmetros de oportunidade, disponibilidade orçamental, racionalidade e critérios definidos, nas seguintes vertentes: Apoio sócio-económico aos agregados dos familiares dos beneficiários em situação de especial risco por força de falecimento, incapacidade ou cuja a capacidade de subsistência se encontre gravemente comprometida; Apoio a deficientes nas despesas médicas, tratamento e acompanhamento dos filhos dos beneficiários Fonte: SSPSP 13

Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública Lares de Estudantes Os SSPSP disponibilizam espaços adequados à estadia de estudantes a taxas reduzidas, com o objectivo de proporcionar a todos os que se ausentam do seio familiar um ambiente de conforto, partilha e confraternização. Os beneficiários poderão encontrar equipamentos em: Lisboa; Coimbra; Porto; Ponta Delgada; Aveiro; Évora Fonte: SSPSP 14

Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública Protocolos de Educação Protocolos que apresentam vantagens diversas consoante os estabelecimentos de ensino em causa: Universidade Autónoma de Lisboa Universidade Lusófona Universidade Internaciona Universidade Lusíada Universidade Moderna ISLA PG - Escola de Matemática Escola A Feitoria Para mais informações consulte Fonte: SSPSP 15

Apoios sociais de carácter geral Apresentamos de forma resumida os benefícios sociais de carácter geral: Passe escolar 4_18@escola.tp Passe escolar sub23@superior.tp Prestações familiares especificamente destinadas ao apoio escolar 16

Passe escolar 4_18@escola.tp O Passe escolar 4_18@escola.tp permite desconto de 50 por cento para estudantes dos 4 aos 18 anos e visa o apoio social às famílias nas deslocações dos seus filhos para a escola, ao mesmo tempo que pretende incentivar, desde a infância, a utilização regular dos transportes colectivos como alternativa aos transportes individuais. Como obter o Passe escolar 4_18@escola.tp: Solicite uma declaração ao estabelecimento de ensino frequentado pelo aluno que comprove a sua matrícula e que não beneficia de transporte escolar assegurado pelo município da respectiva área de residência; Preencha a requisição, disponível nas empresas de transporte, a solicitar o benefício do 4_18@escola.tp; Mediante a apresentação destes dois documentos, as empresas de transportes vendem o cartão e o passe com descontos de 50 por cento; Fonte: Portal da Educação

Passe escolar 4_18@escola.tp Como obter o Passe escolar 4_18@escola.tp (continuação): As crianças que, em 31 de Dezembro de cada ano, tenham menos de 6 anos de idade estão dispensadas da apresentação da declaração mencionada. Para usufruírem do benefício, devem apresentar o bilhete de identidade ou cédula pessoal e um original do recibo da água, da luz, do telefone, etc. do encarregado de educação ou um documento da junta de freguesia que comprove a residência do aluno; Se o aluno já tiver um cartão Lisboa Viva ou Andante, o operador de transporte deverá trocá-lo gratuitamente por um cartão 4_18@escola.tp; Se possuir um passe normal de um operador de transporte, a empresa colocará, sem qualquer custo, um autocolante identificativo do 4_18@escola.tp. Para mais informações consulte Portal da Educação e MOPTC Fonte: Portal da Educação e MOPTC

Passe sub23@superior.tp Como obter o passe sub23@superior.tp : O passe sub23@superior.tp permite um desconto de 50%, aos estudantes do ensino superior até aos 23 anos (inclusive), na compra do título mensal para deslocações entre a sua casa e a instituição de ensino superior que frequenta. Como obter o passe sub23@superior.tp : Solicite uma declaração emitida pelo estabelecimento de ensino que está a frequentar, que comprove a sua inscrição; Preencha uma requisição, devidamente assinada, a solicitar o cartão do sub23@superior.tp disponível nas empresas de transporte; Entregue os dois documentos nas empresas de transportes e obtenha o cartão e o passe com descontos de 50%; Fonte: MOPTC 19

Passe sub23@superior.tp Como obter o passe sub23@superior.tp (continuação): O cartão será válido por períodos máximos de 4 anos, até ao final do mês em que completar 24 anos; Anualmente, a partir do início do novo ano lectivo, terá de apresentar no operador de transporte público uma nova declaração do seu estabele-cimento de ensino para renovar o direito à redução de 50% proporcionada pelo sub23@superior.tp, por mais 12 meses; Se já tiver um cartão de transporte válido poderá trocá-lo, gratuitamente, por um cartão sub23@superior.tp, no seu operador de transporte. Para mais informações consulte MOPTC Fonte: MOPTC 20

Prestações familiares especificamente destinadas ao apoio escolar D.L. n.º 176/2003, de 2 de Agosto alterado e republicado pelo D.L. n.º 245/2008, de 18 de Dezembro e pelo D.L. n.º 201/2009, de 28 de Agosto Montante adicional do abono de família atribuído em Setembro às crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos; Bolsa de estudo atribuída aos titulares do abono de família do 1º e 2º escalões de rendimentos do agregado familiar, que frequentem o ensino secundário ou equivalente e tenham idade inferior a 18 anos: prestação mensal durante o ano escolar; montante igual a 2 vezes o valor do abono de família atribuído; no presente ano escolar 2009/2010 atribuído apenas aos alunos que ingressem no ensino secundário. Fonte: MOPTC 21