A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Advertisements

A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
O BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL. As relações internacionais do Brasil ocorre: * com outros países * organismos internacionais * baseado na Constituição.
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Ordem da Guerra Fria Aula 5 Geografia Geral 1. II Guerra Mundial: EIXO ALIADOS -Alemanha - Reino Unido -Itália - França -Japão - EUA (ajuda à URSS) *
1 Os Estados Unidos e a segurança internacional (Memorial da América Latina, 04/12/2006) Antonio Jorge Ramalho da Rocha DECOP/MD, IREL / UnB.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPERIALISMO Livro “Conexões com a História” 3 Páginas 12 a 29.
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
Da Rússia a CEI.  Foi o país de maior extensão territorial ( mais de 22 milhões de quilômetros quadrados);  Primeiro país a colocar um equipamento.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair GUERRA FRIA (1945 – 1989) Definição: Conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências.
GUERRA FRIA Prof° Davi Ruschel. FINAL DA SEGUNDA GUERRA: - enfraquecimento das grandes potências européias - emergência de duas grandes potências (Bipolaridade):
Causas da hegemonia atual dos EUA
O que é uma ordem internacional (mundial)?
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO
Ordens Internacionais
Guerra Fria.
GUERRA FRIA, NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Nova Ordem Mundial.
Guerra Fria.
CAPÍTULO 2 – O PAPEL DA ONU NO MUNDO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
Rússia e a CEI.
O Antagonismo dos Blocos
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Regionalização do mundo
História Econômica Geral
Conflito político-ideologico entre as duas potências hegêmonicas.
A Divisão Internacional do Trabalho
Apogeu e declínio da influência europeia
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Prof: Rafael Dall’Agnol
GUERRA FRIA INTEGRANTES DO GRUPO: CARLOS, CLÉBER, DENER, EVA, GLÓRIA, NÁTALI E TAINARA. TURMA: 303.
Industrialização nas Américas
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Guia Abril do Estudante
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
L'IMPÉRIALISME DU XIXème SIÈCLE
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Guerra Fria.
Geografia 8º ano Do mundo Bipolar ao Multipolar.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT) PROFESSOR MARCIANO DANTAS.
Características econômicas e sociais
Espaço Agrário Mundial
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
GUERRA FRIA.
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem? PROF: R O C H A.
DA BIPOLARIDADE À MULTIPOLARIDADE
QUIZ GUERRA FRIA.
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
O socialismo científico e seus desdobramentos
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
Geografia – Professor Fernando
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Mundo Bipolar Mundo Bipolarizado- Disputa de poder entre os EUA e a URSS Disputa geopolítica e ideológica; Corrida Armamentista - Paridade Bélica; Premissa.
Thiago Delattre.  Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de ‘Logistikas’ eram os responsáveis por garantir recursos.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Preparatório EsPCEx História Geral
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Gay-Lussac Prof. José Victor
Reconstrução e política de blocos
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Geografia Homem & Espaço Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. A Guerra Fria e o fim da URSS ( ) 9º ano Unidade I.
Transcrição da apresentação:

A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.

Novo milênio A nova ordem mundial Com a desagregação do mundo socialista e fim da guerra fria houve a necessidade de se enquadrar os novos países de economia de mercado. Surge então a divisão norte-sul, onde o norte representa basicamente os países desenvolvidos, incluindo as economias mais industrializadas do ex-mundo socialista, e o sul se refere aos países subdesenvolvidos. A nova ordem mundial Os Estados Unidos agora dividem o poder com as economias em ascensão do Japão e da União Europeia num novo equilíbrio mundial: a nova multipolaridade, com três polos de poder.

GEOPOLITICA: Fim da Guerra Fria e da Bipolarização, ou seja, fim do antagonismo existente entre socialismo e capitalismo. Desaparecimento do PACTO DE VARSÓVIA, a partir de então some a aliança militar do bloco socialista, até porque vivemos a derrocada do socialismo. Mudanças de perfil da OTAN, esse organismo passa a desenvolver novas funções, devido o fim da guerra fria e da bipolaridade.

ECONÔMICA Aprofundamento do desenvolvimento do capitalismo, pois estamos diante de uma nova fase do capitalismo, que apresenta novas característica produtiva. Globalização que é a fase atual o capitalismo onde se verifica uma interdependência entre os estados nações. Aparecimento de organizações entre países que ficaram conhecidas como blocos de poder, como é o caso a União Europeia (EU) e do NAFTA.

Divisão Norte-Sul Mário Yoshida Fonte: Elaborado pelos autores com base em: Atlas nacional do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. p.20. A divisão Norte-Sul é delimitada por uma linha sinuosa. Os países desenvolvidos estão situados de um lado da linha, a maior parte ao norte, e os subdesenvolvidos encontram-se ao sul.

Características da nova ordem mundial Desaparecimento do conflito leste X oeste Surgimento do conflito norte X sul

Características da nova ordem mundial As alianças entre nações são feitas agora pelo grau de afinidade econômico-comercial existente entre um e outro país. Deixando de lado a questão ideológica o que impera agora é a questão mercadológica. O nível de poder de um país agora é medido pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, com destaque para o conhecimento cientifico na áreas de informática e biotecnologia.

Características da nova ordem mundial Aparecimento de novos centros de poder econômico (Japão e Alemanha) um no extremo oriente e outro dentro da Europa. Obs: alguns autores classificam a China como um polo de poder emergente da nova ordem mundial.

OTAN - NA NOVA ORDEM MUNDIAL • Manter a ordem política dentro do continente europeu. Proteger os interesses econômicos das potências ocidentais; • Manter vivo os interesses da indústria armamentista norte americana e europeia; • Reafirmar o poder militar dos Estados Unidos no mundo multipolar (Pax Americana) – Paz imposta de acordo com os interesses americanos. • Conter de forma incisiva os avanços do terrorismo; • Resguardar os países membros das instabilidades políticas existentes no mundo.

Pax Americana Corresponde a forma como o EUA veem os outros países do mundo, pois a partir da utilização da Pax americana verificamos que, o seu governo, deixa de respeitar a soberania dos demais estados nações, por achar que são superiores a qualquer outra civilização, inclusive a europeia. Um exemplo dessa Pax americana foi a Guerra do Iraque no início da década de 2003.

Início do século XXI - Doutrina Bush Linha de ação baseada em um conjunto de princípios, que permitem ao governo dos Estados Unidos: defender-se de modo preventivo e antecipado; estabelecer alianças com outros países para derrotar o terrorismo no mundo; não permitir a ascensão de qualquer país a uma situação de potência militar.