Rafael F. L. de Cerqueira 05/09/2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
Advertisements

Equação de Bernoulli para fluidos reais
Processos de Fundição do Alumínio
História Microfusão também conhecida como fundição por cera
Fundição.
Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl
Seleção dos Processos de Fabricação Primários
Modelagem e simulação de sistemas
Aula 01: Introdução aos Processos de Fundição
O uso da simulação no processo de fundição
Acadêmico: Felipe Mott
Jeferson Correia (bolsista); Gabriel Casemiro Mariano (colaborador);
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
VIII Encontro de Iniciação Científica
A Descoberta da Radiação Cósmica de Fundo e suas Conseqüências
Título Completo do Trabalho Título Completo do Trabalho SOBRENOME, Nome, Orientador: Prof. Eng. Eletricista Fulano Núcleo de Instrumentação e Processamento.
Luciano Oliveira Afonso Prof: Guilherme Ourique Verran
Fundição por Centrifugação
Tendência dos componentes da caixa de câmbio fabricados em metal leve
Fundição Centrífuga Centrifugal Casting
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
Fundição Prof. Hélio Padilha.
Ronan Jacques Antonelli
Fundição - processos Prof. Hélio Padilha.
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 13
ROBÓTICA Helder Anibal Hermini.
Aula 4 Shell Molding Cera Perdida Molde metálico
Aula 3 Fundição em Areia Verde
Aula 3 Fundição em Areia Verde
Aula 3 Fundição em Areia Verde (continuação)
Aula 6 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
Aula 2 Processos de Fundição
Aula 2 Processos de Fundição
CAE ENGENHARIA AUXILIADA POR COMPUTADOR
Gustavo Baron Defeitos Causados pelas Juntas Frias nos Fundidos Sob Pressão.
PROBLEMAS NA MOLDAGEM POR INJEÇÃO
Produzido por Gilcelli, Larissa, Sara, Valerie e Vinicius
Fonte: Revista Fundição e Serviços – julho/2012
Aula 1 Apresentação da disciplina e conteúdo Fundição - introdução
Experimentação Algorítmica
Micro-sensores de gás de baixa potência usando um misto de nanopartículas de SnO2 e MWCNTs para detectar gases NO2, NH3, e xileno para aplicações de.
MOLDAGEM POR INJEÇÃO.
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
II. METODOLOGIA Ambas as antenas, PIFA modificada e BFMA, foram analisadas numericamente empregando as equações integrais dos potenciais em conjunto com.
Tecnologia de Materiais e Processos II
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aula 5 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
INCLUSÃO E FUNDIÇÃO EM PRÓTESE PARCIAL FIXA
II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DAS ENGENHARIAS 18 de junho de 2014 UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI.
Mecanismos de Endurecimento de Metais e Ligas
Processamento de Materiais Cerâmicos
FUNDIÇÃO.
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Diferenciais
Inoculação -II.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
Seleção do Processo de Usinagem
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA JoNATHAN LUIZ LUCAS WERNER
Professora Michelle Luz
DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DA MATRIZ CARACTERÍSTICA DE UM SISTEMA RLC SÉRIE EM CASCATA E DE GRANDE PORTE PARA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE REDUÇÃO DE ORDEM PET.
Prof. Dr-Ing. Antônio C. F. Vilela
1- ARAÚJO, Rosana Ap. Nogueira. ENCONTROS PRÓXIMOS: CAPTURA GRAVITACIONAL E ESFERA DE INFLUÊNCIA.. XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP III.
Aula 11 – Processamento de polímeros
1.INTRODUÇÃO Para a suspensão do projeto VR BAJA 2012, Assis et. al. (2012), foram analisados alguns itens como fabricação de novas peças, manutenção do.
TIXOFUNDIÇÃO 253.
Para ter acesso a esse material acesse:
Moldagem por injeção Prof. Luis Sidnei Machado.
Aula 05 – Fundição sob pressão
Aula 07 – Fundição por Centrifugação
FUNDIÇÃO Fundição é o processo para obter-se objetos vazando metal fundido em um molde preparado com o formato da peça, deixando -se o material solidificar-se.
Transcrição da apresentação:

Rafael F. L. de Cerqueira 05/09/2012 Simulação numérica do processo de fundição de pontes e coroas dentárias de titânio Numerical simulation of the casting process of titatnium tooth crowns and bridges MENGHUAI WU, MICHAEL AUGHTUN, INGO WAGNER, PETER R. SAHM, HUBERTUS SPIEKERMANN Foundry Institute, University of Technology Aachen Rafael F. L. de Cerqueira 05/09/2012

Introdução Os objetivos principais do trabalho foram: i) Simular computacionalmente o processo de injeção e solidificação de uma coroa e uma ponte dentária; ii) Predizer e minimizar a formação de porosidades através da otimização numérica do sistema de injeção e seus parâmetros característicos.

Introdução A porosidade é um dos defeitos mais comuns na fundição de próteses dentárias de titânio O fenômeno é indesejável e pode ser classificada em dois grandes grupos: porosidade causada pela contração do material durante resfriamento e solidificação; ii) poros ocasionados por gases.

Introdução A porosidade causada por contração decorre do mau dimensionamento do canal descida Fatores que inclui o aprisionamento de gás no material fundido: i) reação entre o titânio fundido e o molde; absorção de gás na frente de solidificação devido a diferença de solubilidade entre liquido e gás; O problema pode ser contornado do seguinte modo: i) aumento da permeabilidade do molde, possibilitando a “fuga” do gás; ii) projeto do canal de descida a fim de evitar o começo da solidificação pela mesma (“premature solidification of the sprue”), uma vez que a essa impede a saída do gás formador de porosidades.

Materiais e Métodos A simulações foram realizadas no software comercial MAGMASOFT A porosidade foi quantitativamente calculada através de um função de critério baseado nas isotermas e frente de solidificação(tempo) A geometria a ser fundida foi obtida por meio da digitalização de um modelo real com auxílio de um scanner 3D (point cloud) O canal de injeção e o sistema de alimentação foi projetado em software CAD comercial

Materiais e Métodos

Experimento As situações de projeto com melhor configuração foram fundidas para futura inspeção experimental As peças foram criadas com auxílio da prototipagem rápida de uma matriz em cera, para posterior criação de seus moldes – fundição por cera perdida As próteses foram produzidas em um máquina de fundição centrífuga. O material fundido escolhido foi titânio comercial puro – grau II O molde foi feito com uma pasta refratária de SiO2 com um revestimento de ZrO2 com menos de 1mm O titânio foi vazado a uma temperatura de 1700ºC em um molde preaquecido a 500ºC

Resultados Tempo total enchimento molde coroa: ~0.131s Tempo total enchimento ponte dentária: ~0.212s Em ambas situações não houve solidificação durante o enchimento Sequência de enchimento da ponte dentária(Design 4). (a) 30% cheia (0.054s); (b) 60% cheia (0.09s); (c) 80% cheia (0.111s); (d) 90% cheia (0.121s)

Resultados Aparecimento de pontos quentes Dificuldade de alimentação nas coroas maiores Canal de entrada não deve ser muito longo Difícil alimentação das coroas através de um canal de entrada Aparecimento regiões mal preenchidas Resultados da simulação (coroa - design 1). (a) Isoterma de solidificação; (b) Previsão de contração.

Resultados Sequência ideal de solidificação com o Design 4 – resultando em retrabalho Design 3 melhor projeto em termos de praticidade e enchimento do molde Apenas uma região problemática nas proximidades do canal de entrada-coroa Peças sem tendência de surgimento de porosidades Resultados da simulação (coroa - design 3). (a) Isoterma de solidificação; (b) Previsão de contração.

Resultados Design 2 e 4 representam os melhores projetos Configuração mais prática com apenas um canal de descida – Design 4 Design 1 possui um canal de ligação da ponte muito longo, ocorrendo solidificação do mesmo (efeito indesejável) Design 3 disposto com um canal de alimentação curvado, melhores resultados do que o Design 1 Resultados da simulação (ponte - design 4). (a) Isoterma de solidificação; (b) Previsão de contração.

Resultados Próteses dentárias fundidas criadas a partir das configurações otimizadas(simulação numérica). Nenhuma porosidade foi detectada na radiografia. (a e b) coroas dentárias; (c e d) pontes dentárias

Conclusões A melhor configuração para fundição das pontes e coroas dentárias é: canal de descida com ϕ3-4mm; canal de enchimento ≥ ϕ4mm; canal de entrada ϕ3mm e comprimento de 2-3mm; para coroas grandes utilizar dois canis de entradas A dimensão dos canais de entrada é o parâmetro mais sensível do processo Próteses dentárias de titânio podem ter seu processo de injeção previstos e otmizados computacionalmente

Conclusões As simulações indicam que as configurações testadas ajudam o não aprisionamento de gases devido: geometria dos moldes de injeção; solidificação direcional e processo com forças centrífugas elevadas(Lei de Stokes) ;