Thiago Eustáquio Lisboa Massula Eng. Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

Do petróleo ao plástico
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
Energias renováveis… … o futuro.
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Centro de Energias Renováveis CERBIO
O espaço geográfico e as atividades humanas
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Energias renováveis… … o futuro.
CAPÍTULO 03 - O MEIO AQUÁTICO
BIOMASSA Energia alternativa.
PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
Ecotoxicologia Poluição Atmosférica 17/09/2012
de Óleos Vegetais Usados
Rotas de reciclagem e uso de recursos hídricos
A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal:
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
Problemas urbanos.
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Universidade Federal de Campina Grande
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
Grupo 4- Energia de Biomassa
Biomassa.
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Saneamento público, canalização celular e perda dos biótopos aquáticos
O USO DOS BIODIGESTORES ANAERÓBIOS EM ÁREAS RURAIS
Alternativas Sócio-Ambientais para os Plásticos Pós-Consumo V Simpósio Plastivida São Paulo, Hotel Intercontinental, 22 agosto de 2007 Francisco de Assis.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
O BIODIESEL.
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Intervenção do Homem nos Subsistemas Terrestres -Atmosfera e Geosfera-
Energias renováveis e não-renováveis
Álcool Etanol Combustível
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
I Conferência sobre Planejamento Integrado de Recursos Energéticos – Região Oeste Paulista Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando.
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Quantidade de água disponível
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Esgotos Planeta Água: poluição
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Aula Introdutória PIBID Química!
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
27, 28 e 29 de outubro de Programa de Coleta Seletiva Solidária Programa de manejo e Conservação da Biodiversidade Programa de Educação Ambiental.
Energia das Biomassas.
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Água – fundamental para vida.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
Óleo de cozinha utilizado: Problemas associados ao descarte indevido
Prof: Ana Margarida S. Belo
O Departamento Municipal de Água e Esgoto - Dmae é uma autarquia da Prefeitura de Uberlândia que cuida do saneamento, com uma estimativa de Esgoto e Água.
Transcrição da apresentação:

Reciclagem do óleo de cozinha e a melhoria da qualidade da água em mananciais urbanos Thiago Eustáquio Lisboa Massula Eng. Ambiental Prof. Ricardo Motta Pinto Coelho Belo Horizonte 2009

Conceito Óleos e gorduras são definidos como substâncias insolúveis em água, de origem vegetal ou animal constituídas de triglicerídes, estes formados da condensação entre glicerol e ácidos graxos.

Resolução CONAMA Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 357/05 de 17 de março de 2005 Art. 34. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água desde que obedeçam as condições e padrões previstos neste artigo, resguardadas outras exigências cabíveis: V - óleos e graxas: 1 - óleos minerais: até 20mg/L; 2- óleos vegetais e gorduras animais: até 50mg/L;

Informações Gerais O Brasil produz 9 bilhões de litros de óleo por ano Apenas 2,5% desse óleo utilizado é reciclado(225 milhões de litros) 1 litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água O óleo de cozinha, se jogado nas tubulações, aumenta em até 45% o preço do tratamento da água

Problemas do descarte incorreto O óleo,se jogado nas tubulações, funciona como um aglutinante, juntando os resíduos jogados na rede, formando um obstáculo ao fluxo do esgoto. Assim, pode ocasionar entupimento ou refluxo dos resíduos.

Figura 1:Problema originado do derramamento incorreto do óleo na tubulação Fonte:Programa Cidades e Soluções- Globo News 08/03/2009

Fonte:Jornal Hoje – Rede Globo 03/11/2009 Figura 2:Pedras originadas do descarte incorreto do óleo,nas tubulações da cidade de Recife(PE) Fonte:Jornal Hoje – Rede Globo 03/11/2009 Curiosidade: Os produtos mais jogados nas redes de esgoto são:preservativos,fibras(cabelo,tecido,fio dental) e pontas de cigarro.(Sabesp)

Problemas do descarte incorreto A decomposição do óleo no meio ambiente libera gás metano, um dos grandes vilões do aquecimento global, por ser 21 vezes mais agressivo que o carbono. Se despejado no solo, o óleo atua impermeabilizando-o, sendo responsável por enchentes e inundações.

Problemas do descarte incorreto Ao ser despejado em rios e lagoas, o óleo diminui a superfície de contato entre a superfície da água e o ar atmosférico, impedindo assim as trocas gasosas e a entrada de luz. Dessa maneira, compromete a base da cadeia alimentar aquática. Figura 3:Poluição decorrente do despejo de esgoto na Lagoa da Tijuca(RJ) Fonte: O Globo 24/09/2009

Alternativas Uma alternativa para o óleo usado é como matéria prima para produção de biodiesel.O biodiesel provém da reação química entre o óleo vegetal e o álcool proveniente da cana de açúcar(etanol)ou o metanol Vantagens do biodiesel: 1)Alternativa para o diesel 2)100% renovável 3)Libera uma menor quantidade de gases nocivos na atmosfera 4)1 litro de óleo serva de matéria prima para 800 ml de biodiesel 5)Rentável

Alternativas Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005: define o biodiesel como novo combustível na matriz energética brasileira, estabelecendo uma mistura obrigatória no diesel de 2% a partir de janeiro de 2005 e de 5% em janeiro de 2013, em todo o território nacional.

Figura 4: Fábrica de biodiesel em Charqueada (SP) e amostra de biodiesel Fonte: Site Biodiesel Brasil

Alternativas Desvantagem: -O óleo de cozinha usado é uma das matérias primas que mais oneram o biodiesel,em virtude das altas temperaturas a que é submetido, gerando a polimerização de suas moléculas, poluindo assim o biodiesel.

Alternativas O óleo de cozinha pode ser transformado em sabão,por meio de uma reação orgânica de saponificação. Figura 6:Reação de Saponificação Fonte:Wikipédia

Figura 5: Fábrica de sabão em São José dos Campos (SP) Fonte:Site Vale Ambiental Lucas Lacaz Ruiz 04/06/2009

Alternativas Além dos produtos já citados, o óleo pode ser utilizado também como matéria prima na fabricação de ração animal,resina para tintas,detergente,graxa,cosméticos.

Etapas de tratamento Antes de ser vendido com matéria prima para diversas empresas, o óleo passa por alguns processos, dentre eles: -o óleo é peneirado,aquecido e colocado nas caixas de decantação,onde permanece por dois dias -o óleo passa por um sistema de filtragem com retenção de partículas sólidas superiores a 100 microns -o óleo já tratado é bombeado para tanques de estocagem Todo esgoto gerado no lavador vai para uma grande caixa sinfonada de gorduras,onde é separado todo o resíduo das gorduras, que será destinado ao aterro sanitário

Projetos e Iniciativas 1) Recóleo: -Fundada em 2004,situa-se no bairro Jardim Alvorada em Belo Horizonte -Pioneira em Minas Gerais no recolhimento e tratamento do óleo de cozinha -Recolhe aproximadamente 120 mil litros de óleo mensalmente. -Destina o óleo produzido para empresas no setor de ração animal e biodiesel. Curiosidade:Belo Horizonte tem aproximadamente 10.000 estabelecimentos,entre bares e restaurantes(ABRASEL,2008)

Figura 6: Sede da recóleo no bairro Jardim Alvorada Fonte: site Recóleo

Projetos e iniciativas 2)ONG Trevo -Maior empresa destinada ao recolhimento de óleo na cidade de São Paulo -Possui 4500 estabelecimentos fixos de coletas -Possui 30 Kombis para realização da coleta na cidade -Recolhe cerca de 300 toneladas de óleo de cozinha mensalmente.

Figura 7: Sede da ONG Trevo na Moóca,na cidade de São Paulo Fonte: Programa Cidades e Soluções –Globo News 08/03/2009

Projetos e Iniciativas “UFMG apresenta solução para óleo de cozinha usado” -Proposto pela engenheira sanitária Cláudia Monteiro Rocha em parceria com a UFMG -Propõe a transformação do óleo residual em biodiesel -Estimular a população a criar pequenas associações(como a ASMARE)para coleta de óleo na cidade -Biodiesel produzido seria aplicado no transporte público,ambulâncias e escolares. -Governo estimularia a criação de empresas produtoras de biodiesel por meio de isenções fiscais e menores impostos -Tais empresas se instalariam junto a aterros sanitários para aproveitarem o gás metano no funcionamento dos reatores Fonte:Jornal “O Tempo” 02/07/2007 Igor Guimarães

Conclusão A reciclagem do óleo de cozinha usado é um processo viável, tanto em termos econômicos quanto em termos ambientais uma vez que os benefícios são inúmeros. O grande problema encontrado ainda é a falta da conscientização e até mesmo informação da população sobre as consequências do manejo inadequado do óleo e do seu descarte no meio ambiente.

Referências Bibliográficas Recóleo>www.recoleo.com.br acesso em 17/11/09 ONG Trevo>www.trevo.org.br acesso em 16/11/09 Jornal “O Tempo”> http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=594&IdCanal=6&IdSubCanal=35 Terra -Sociedade Sustentável> http://invertia.terra.com.br/carbono/interna/0,,OI1745226-EI8943,00.html  http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/reciclagem-oleo-cozinha-produz- biodiesel-05-12-08.htm acesso em 14/11/09 http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/aprenda-a-reciclar-oleo-de- cozinha acesso em 10/11/09 http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/oleos_e_graxas.htm) acesso em 10/11/09 Sabesp>www.sabesp.com.br acesso em 05/11/09 Wikipédia>pt.wikipedia.org acesso em 15/11/09 Programa Cidades e Soluções –Globo News 08/03/2009 Jornal Hoje –Rede Globo 03/11/2009