CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIDA.
Advertisements

Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
Teste de Activação de Basófilos por Citometria de Fluxo
Teste do Pezinho Saúde da Criança e do Adolescente Drª Carla Gomes
Célula Tronco Vera Vargas.
CLONAGEM ...Células -tronco!!!! O QUE É ISSO??? MATAR?
Grito de gato O Síndrome Cri-du-chat, ou Grito de Gato é a delecção autossómica mais frequente no Homem. Estima-se que afecte um em 50 mil nascimentos.
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL PARA USO AUTÓLOGO A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®
CrioEstaminal – Saúde e Tecnologia, SA. CRIOESTAMINAL A Crioestaminal proporciona aos pais dos recém-nascidos a possibilidade de isolar e criopreservar.
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL
UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA PROTEGER A VIDA DO SEU FILHO
Uma fonte importante de células estaminais para transplantação Uma alternativa à medula óssea Aplicadas em transplantes para tratamento de doenças.
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS
Feito Por: Marco António Morais da Silva n APRESENTAÇÃO SOBRE.
Doenças sexualmente transmissíveis
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia
“Nesse banco ... você deposita esperança”
O que saber sobre Doação de Medula Óssea.
1 EM
O que é a doença renal crónica?
HISTOCOMPATIBILIDADE
O seu Coração em boas mãos ... Rua Hugo Simas, 396 – Mercês – CJ 306
Diferenciação celular
Biologia – Anderson Célula Tronco
Retirar o número de componentes dos kits necessários e colocá-los sobre uma superfície plana Identificar o suporte do teste com as iniciais do nome.
Realizado por: Liliana Henriques Rita Brites
Dra Denise Ramos de Almeida Hematologia Hemoterapia
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
Convencer ou conscientizar?
1 EM 1 MILHÃO
Desequilíbrios do Sistema Imunitário
“Controvérsia na Clonagem”
Recensão do artigo “Mais vale prevenir…”
Hepatite B Saúde Infantil.
A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
Desintoxica Nutre Fortalece o sistema Imunológico.
Eventos Fazemos todas as festas do calendário anual, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal... Com isso buscamos divertir um pouco essas crianças.
C RIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL T ECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®
Cuidado com a GRIPE!.
Enfermeira Cristiane Carvalho Hospital Santa Izabel Salvador - Bahia
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto
1 EM 100 Mil Essa é a chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Brasil.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Ácido Desoxirribonucleico. Composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os.
Apendicite.
Juliana Lopes de Oliveira anos, advogada.
Células Estaminais: O elixir da Juventude.
Quem doa sangue, doa vida.
Medula Óssea – O que é? É o tecido encontrado no interior dos ossos, conhecido também por "tutano", e tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos.
Hemoglobina É uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Encontrada dispersa no sangue ou em varias células especializadas.
DOENÇAS INFECCIOSAS TRANSMISSÍVEIS POR TRANSFUSÃO
Fisioterapia no Paciente
Interferências clínicas envolvendo dosagem de glicose
Passo 1: Incentivar a participação do parceiro ou futuro pai nas consultas de pré-natal e atividades educativas, onde poderá tirar dúvidas e se preparar.
Doação de Medula Óssea Eliete Nara Wolinski Farmacêutica Bioquímica
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
Leucemia.
O QUE SÃO as DST’S / IST’S? São infecções que se transmitem, de pessoa infectada para pessoa sã, sobretudo, através de contacto sexual. Algumas IST’s atingem.
Visa ampliar o acesso masculino aos serviços, estimular o homem a cuidar mais de sua saúde e reduzir a transmissão vertical de doenças.
Transcrição da apresentação:

CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL

A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE

O que são células estaminais? Células estaminais são células que se podem diferenciar em diversos tipos celulares, tendo igualmente a capacidade de se auto-renovar. Estas células podem transformar-se em células especializadas durante o desenvolvimento embrionário, como por exemplo, células do músculo cardíaco, glóbulos vermelhos ou células da pele. A placenta e o cordão umbilical contêm uma grande quantidade de células estaminais. Imediatamente após o parto, o sangue do cordão umbilical pode ser colhido, e as células estaminais aí presentes podem ser isoladas e preservadas. A recolha do sangue do cordão umbilical só pode ser feita logo após o nascimento do bebé. A Crioestaminal dá-lhes esta oportunidade de preservar as células estaminais do vosso filho.

Porquê preservar as células estaminais do vosso bebé? Nos últimos 17 anos, a utilização de células estaminais retiradas do cordão umbilical revelou-se uma alternativa preciosa aos transplantes de medula óssea nestes doentes, especialmente em crianças e adolescentes. A vantagem de criopreservar as células estaminais próprias é beneficiar da disponibilidade imediata no caso de serem necessárias. Além disso, os riscos de rejeição deixam de existir. É por isso de extrema importância para o futuro do vosso filho preservar as suas células estaminais. Porquê preservar as células estaminais do vosso bebé? A utilização de células estaminais já provou ser de extrema importância no tratamento de um grande número de doenças graves. Até muito recentemente, em caso de desordens malignas do sangue (como em formas específicas de leucemia), os médicos recorriam a transplantes de medula óssea para aumentar o número de células sanguíneas saudáveis no doente. No entanto, podiam surgir complicações sérias como a rejeição. Entre 30 e 50 por cento dos pacientes não conseguiam sequer encontrar dador compatível.

COMO É QUE AS CÉLULAS SÃO CRIOPRESERVADAS NO LABORATÓRIO? Em primeiro lugar, é feito um teste bacteriológico à amostra de sangue. De seguida, procede-se ao isolamento das células estaminais e a um exame envolvendo diferenciação de leucócitos. Toda a informação acerca das células estaminais é armazenada na nossa base de dados em nome do bebé. A cada amostra é atribuída uma etiqueta identificadora com um código de barras exclusivo, sendo garantida a sua confidencialidade. Alguns estudos demonstram que as células estaninais do sangue do cordão umbilical criopreservadas durante 15 anos mantêm todas as suas propriedades. No entanto, crê-se que estas células poderão ser mantidas nestas condições por mais de 20 anos.

Comparado com a medula óssea de um adulto, o sangue do cordão umbilical é mais rico em células estaminais hematopoiéticas.

Análises Análises necessárias durante a gravidez: Para se poder avançar para a criopreservação das células estaminais a mãe terá de apresentar comprovativo da realização das análises durante a gravidez ao CMV IgM, CMV IgC, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e HIV I e II. A Crioestaminal encarregar-se-á de repetir estas análises ao sangue do cordão umbilical aquando do processamento do mesmo no laboratório, através da tecnologia avançada de PCR. Desta forma não é necessária a realização das análises no pós-parto. Recolha Como é recolhido o sangue do cordão umbilical? A recolha, feita imediatamente após o parto, é totalmente indolor, tanto para a mãe como para o bebé, além de não apresentar qualquer risco. Depois do cordão umbilical apertado e cortado, o sangue é recolhido para um saco apropriado que é enviado para o laboratório de isolamento e criopreser-vação num período de 48 horas após o parto. Todo o material necessário para se efectuar a recolha do sangue é fornecido no kit que é disponibilizado pela Crioesta-minal, e que foi alvo de uma avaliação de conformidade por parte do Infarmed.

CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE Para mais informações, consulte o site www.crioestaminal.pt ou contacte a Crioestaminal através do e-mail info@crioestaminal.pt ou por telefone para o número 239 700 377.