Síndrome de Down.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como fazer uma história em quadrinhos
Advertisements

FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Plano de Ação Pedagógica
Design e Criação de Personagens
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Materiais Pedagógicos no ensino da Matemática nas séries iniciais
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
ALFABETIZANDO UM DOWN.
OS TRÊS PORQUINHOS.
COMO SE ESCREVE ?....
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
LABMAT Mat. p Conj Blocos Lógicos sugestões
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Percepção do Espaço Pela Criança
FORMAS GEOMÉTRICAS Círculo Quadrado Triângulo.
Como se escreve… Click para avançar.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Como se escreve… Click para avançar.
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
COMO SE ESCREVE ....
Profª Eleida da Silva Arce Adamiski
PIBID EEB São João Batista
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 09
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Jogo da Multiplicação.
Clicando com o mouse, você verá o passo a passo
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
Brincadeiras infantis
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
Torre de  Hanói.
PLANO DE AULA O ALFABETO. 1.
                                                                                                                                               Escultura.
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
UFRGS EAD. Olhos de quem brinca:a avaliação e a intervenção mediadora na cena lúdica Olhos de quem brinca:a avaliação e a intervenção mediadora na cena.
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
GRUPO 3 Semana:10/02 a 14/02 Atividade: Com a ajuda da facilitadora, os alunos pesquisaram sobre patos e assistiram um vídeo. Objetivo Pedagógico: Características.
CANTINHO DE MATEMÁTICA
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
FABIANA DE PAULA PEREIRA
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
MEU CADERNO NOME: ___________________ PROFESSORA: ______________.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Coordenadora: Eliana Magalhães
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
(enviado junto com o presente)
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Objetivo Pedagógico: Conceitos dentro e fora.
Transcrição da apresentação:

Síndrome de Down

1-Coordenação motora fina e grossa Carimbar os dedos, carimbar toda à mão, alinhavar, seguir o caminho, amarrar o cadarço, empilhar blocos, pintar, desenhar, recortar, rasgar, amassar, colar, apertar, dobrar, lavar copos ( plásticos Cores = vermelho, amarelo, verde, azul Nomear as cores primárias, trabalhar individualmente as cores, com recortes colagem , pinturas, separar as cores e trabalhar grupos para esta atividade é interessante trabalhar com blocos lógicos, separar os blocos por cores, nomear as cores, alimentos com estas cores , exemplo maçã para o vermelho, banana para o amarelo, enfim… 2 Formas Quando bem assimilado as cores e ainda utilizando os blocos, trabalhar as formas geométricas simples como triangulo, retângulo, quadrado, circulo, montar formas como palhaço, trem, primeiro com os blocos na brincadeira e depois no papel como colorir o triangulo de vermelho… 3-Alfabeto Em forma de música, vídeo, e parlendas animadas apresentação e assimilação do alfabeto, na sua sequencia e fora dela, existem vários dvds que estimulam essa proposta como xuxa só para baixinhos, a galinha pintadinha, de uma forma lúdica e divertida atrai a atenção e ajuda na assimilação de todas as letras do alfabeto. 4- Inicial do nome próprio Depois da assimilação do alfabeto, retirar a letra inicial do nome da criança do contexto e trabalha-la separadamente, com tentativas de grafia e ligando a letra do nome com outras palavras por exemplo J de José também é J de janela, trazer figuras, pois as crianças com down necessitam desse apelo visual para melhor fixação pois o seu cognitivo não é totalmente desenvolvido. 5- Alfabetização Nesse processo, como nos anteriores a imagem e o concreto ainda é o carro chefe pois ajuda a criança ligar o objeto ( figura) ao nome (palavra), uma atividade que ajuda e facilita , é etiquetar tudo , porta, mesa, cadeira, janela, armário, livro, enfim tudo… e ir trabalhando as palavras chaves ( etiquetadas e na vista da criança) em jogos como memória, bingo, e assim ela vai se apropriando da grafia ligando a imagem do objeto em questão, nessas “brincadeiras” estimular a grafia. 6-Matemática Começar com agrupamentos por cores, espessura, tamanhos, formas, trabalhar primeiro os símbolos 1, 2, 3, 4, 5, ligar estes símbolos aos dedinhos da mão , com músicas brincadeiras, depois inserir quantidades num primeiro momento até 5 pois é de fácil assimilação, quando este conceito estiver bem inserido na criança estimular até 10 e assim por diante. 7- Conceitos Alto/baixo , trabalhar com comandos mesmo no dia-a-dia : pegue o boneco mais alto ( baixo) Em cima/ em baixo : coloque a pasta em baixo da mesa… E assim com os demais conceitos, com exercícios de repetição, de uma forma lúdica e constante. Neste momento pode-se até inserir a folha, no entanto o fazer é mais fácil do que se expressar através do papel. Atividades

Dicas de Jogos e Atividades: Placa personalisada para encaixar as letras Quebra cabeca em formato de numeral Blocos de montar Fazer cabanas

Caminhando sobre retangulos. Recorte dois pedacos de e.v.a ou qualquer tipo de Material e peca para que a crianca caminhe sobre eles sempre colocando um na frente do outro. Basquete diferente Usando um balde ,caixa e bolinhas. Podemos jogar um basquete diferente.

Danca sobre a bola: para trabalhar com as criancas, o equilibrio, colocando uma musica bem animada e fazer com que eles acompanhem o ritmo ,pulando. Material: Lã de várias cores e uma grade de aluminio. Objetivos: Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora fina, posição, espaço-temporal,etc;) Paciência, equílibrio, posição, espaaço,etc; Sugestão: Esta atividade é recomendada para crianças com transtornos psciomotores, crianças com sindrome de down, autistas, deficientes visuais ( habilidades com o tato). Material:Lã de várias cores e uma grade de aluminio.

Nesta atividade foi usada caixa de fósforos Nesta atividade foi usada caixa de fósforos. São muitas as variações com caixas de fósforos, podem ser feitas jogo da memória, dominós ou jogos que use as duas partes da caixa de fósforo . Como por exemplo esta aqui que usou personagens da Turma da Monica e letrinhas para formar o nome dos personagens. Você pode variar esta atividade em qualquer disciplina bastar mudar as figurinhas. O uso do lúdico no momento da aula estimula a criatividade e imaginação da criança, além de facilitar o processo de ensino aprendizagem.Brincando a criança aprende com facilidade. Esta é uma que pode ser usada de várias formas por exemplo:  Peça para o criança pescar uma letra, depois peça para a criança escrever em uma folha separada palavras inciadas com esta letra, ou coloque várias figuras colocadas em plaquinhas feita de cartolinas e a cada letra pescada peça para a criança identificar a figura correspondentes. As atividades lúdicas ajudam a memória de curto e longo prazo.

Jogos com garrafas pet. Este é um exemplo que pode ser usado de várias formas.como boliche, com argolas, jogos de obstáculos e a cada jogo pode-se colocar inúmeros objetivos formar palavras com a letra que caiu no boliche, ou que conseguiu atingir com a argola, colocar na ordem alfabética crescente ou decrescente. São algumas das dicas que deixamos para deixar sua aula divertida e lúdica. Material:E.V.A. preto - grosso, ou pode ser sola de sapato, e pregadres de roupa de madeira.  Objetivos: Psicomotricidade(coordenação motora); Quantidades, Cores, classificação. Sugestão: pode ser usado várias figuras de cores variadas onde voce poderá trabalhar cores também. Este jogo também pode ser usado com números, figuras e sílabas, somente sílabas para formar palavras.

TRABALHANDO COM A MUSICA. Cantarolar música clássica Cantarole as melodias de músicas clássicas com seu filho desde cedo. Como a música é uma maneira eficaz de ensinar crianças com síndrome de down a imitar a fala, é uma boa começar com os sons mais básicos. Cantarolar músicas clássicas é um bom começo para crianças pequenas, elas não envolvem palavras. Cantar junto Faça brincadeiras de cantar junto com a criança quando ela tiver idade suficiente para usar as palavras confortavelmente. Repita uma música várias vezes para ajudar a criança a aprendê-la. Depois, peça que ela cante para você. A música é uma boa maneira de praticar a repetição sem entediar a criança, e a repetição a ajuda a construir confiança. Escolha músicas simples, boas de se cantar e que contenham palavras comuns do vocabulário. Sinta-se livre para crias suas próprias músicas também. Cantar na frente do espelho Encoraje o a cantar na frente do espelho. Como crianças com síndrome de down geralmente possuem dificuldades ao controlar a língua ou fazer certas expressões faciais, ajude-o a corrigir como ele usa a boca e imita seus movimentos faciais enquanto canta. Faça isso regularmente para ajudar a criança a se sentir gradualmente confortável com as vocalizações. Músicas educacionais Transforme lições educacionais em músicas. Crianças são mais propensas a lembrar das coisas quando você as inclui em uma música cativante. A música do alfabeto é um bom exemplo dessa técnica. Músicas que ajudem a criança a aprender os números e os conceitos básicos da matemática também podem ser eficazes. Use melodias comuns ou invente as suas próprias. Faça disso uma brincadeira, criando-a junto da criança.

DICAS DE MUSICAS : CABECA ,OMBRO, PERNA E PÉ : Cabeça, ombro, perna e pé Perna e pé Cabeça, ombro, perna e pé Perna e pé  Olhos, orelhas, boca e nariz Cabeça, ombro, perna e pé Perna e pé DICAS DE MUSICAS : CAI CAI BALÃO : CAI, CAI BALÃO CAI, CAI BALÃO AQUI NA MINHA MÃO.  NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO NÃO CAI NÃO,  CAI NA RUA DO SABÃO.  CAI, CAI BALÃO CAI, CAI BALÃO AQUI NA MINHA MÃO NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ TENHO MEDO DE APANHAR  ESCRAVOS DE JÓ: ESCRAVOS DE JÓ  JOGAVAM CAXANGÁ TIRA,PÕE, DEIXA FICAR GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ. _ MATERIAL uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.  _ PARTICIPANTES: no mínimo dois.  _ ORGANIZAÇÃO: em círculo, sentados no chão.  _ COMO BRINCAR: cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “tira, põe / deixa ficar!”, Todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega. 

CARTILHA FEITA POR ALINE ALMEIDA VOLTAREL CURSO DE PEDAGOGIA DOCENTE: PROFA. MÁRCIA MARQUES DIB Blog: cantinho da conversa.19/06/2011 http://www.sensoryprocessing.info/games/choose-8-down.html Blog:psicopedagogiando. http://grupopsicopedagogiando.blogspot.com.br/