O que é a programação visual ?

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Transcrição da apresentação:

O que é a programação visual ? I N F O R M A Ç Ã O

A primeira impressão é a que fica.

Identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome idéia, produto ou serviço.

Identidade visual.

Elementos institucionais. Basicamente existem quatro elementos que compõem uma identidade visual: Primários ou principais: LOGOTIPO SÍMBOLO Secundários: COR(ES) ALFABETO Deve-se seguir um conjunto de normas e especificações para sua construção.

Logotipo. Particularização da escrita que representa um nome, seja ele especialmente criado ou não. Podemos classificar um logotipo em três tipos. Letras desenhadas.

Logotipo. Letras de um alfabeto existente.

Logotipo. Letras de um alfabeto existente modificadas.

Símbolos. Sinal gráfico que, com o uso, passa a identificar um nome, idéia, produto ou serviço. São classificados em dois grandes grupos: Símbolo abstrato - Nada representa à primeira vista. Seu significado deve ser aprendido. Símbolos figurativos - Símbolos que apresentam o seu significado permitindo uma identificação sem aprendizado. Os símbolos figurativos podem ser de 3 naturezas: Pictogramas. Fonogramas. Ideogramas.

Símbolos. Símbolo abstrato. Exemplos:

Símbolos. Símbolo figurativo - Pictograma. Exemplos:

Símbolos. Símbolo figurativo - Fonograma. Exemplos:

Símbolos. Símbolo figurativo - Ideograma. Exemplos:

Cor Institucional. Uma ou mais cores, que, sempre nos mesmos tons, são usadas na representação dos elementos institucionais, chegando às vezes ter mais importância do que o logotipo e o símbolo.

Alfabeto Institucional. É aquele empregado para escrever todas as informações complementares numa identidade visual.Usado para escrever os textos em impressos, folhetos, catálogos e Tc.

O que é ? Marca = Nome. Logomarca é sinônimo de logotipo. Logotipo Símbolo

Improvisação e profissionalismo. Exemplos de logotipos criados por seus donos

Segredos de uma boa identidade visual. Gerenciamento do processo de criação até a implantação. Estudo para que a marca não se pareça com outra no mesmo ramo de atividade ou negócio. Cuidados na escolha do nome, bem como preocupar-se com os registros de marcas e patentes.

Por onde começar um projeto de identidade visual ? Conheça o cliente, faça uma longa entrevista. Não o subestime, pois ele conhece e entende do produto/serviço mais que você. Sugestão de questionário para iniciar o projeto(altere-o de acordo com sua experiência). Qual o tipo de negócio da empresa ? O que vende ou que tipo de serviço presta ? Para que tipo de público ? Qual o tamanho do negócio (faturamento, número de funcionários) ? Está associado a algum grupo ? Isso deverá ficar explícito no projeto ? Qual a sua posição em relação a concorrência atualmente ? Como acha que será esta posição daqui uns cinco anos? E em termos geográficos ? Qual o seu posicionamento mercadológico ? Qual o tipo de conceito a ser passado a seus públicos ? Quais os itens prováveis nos quais a identidade visual irá se manifestar ? Quais os meios prováveis de reprodução dos elementos institucionais ?

Como analisar o desenho do símbolo e o logotipo ? Conceito O desenho é compatível com o conceito que deve ser transmitido ? Personalidade Ele é original ? Irá se destacar em meio à sua concorrência ? Contemporaneidade O desenho será bom daqui uns três a cinco anos ou está relacionado a algum modismo gráfico ? Legibilidade O desenho tem características óticas perfeitas ? Pregnância É fácil a sua memorização ? Uso O desenho é compatível com as aplicações pretendidas em termos de processos e custos ?

Como analisar o desenho do símbolo e o logotipo ? Situações que costumam acontecer nos clientes durante a apresentação do projeto, e que você deve tomar muito cuidado com elas para que não venham a influenciar de forma negativa o seu projeto: Reunir seus funcionários para perguntar o que eles acham (normalmente eles gostam do que o chefe gosta). Pedir opinião a sua secretária, que tem muito bom gosto. Levar o projeto para casa para perguntar à mulher ou o marido.

Como analisar o desenho do símbolo e o logotipo ? As pessoas que trabalham na empresa que solicitou seu projeto, costumam ter uma visão muito viciada dela própria. Procure desenvolver uma pesquisa junto ao público alvo do seu projeto. Abaixo um modelo de questionário para análise.

Como analisar o desenho do símbolo e o logotipo ? Supondo-se que o questionário abaixo foi submetido a 50 pessoas. Observe a quantidade de respostas e analise a linha. Com base no gráfico, concluímos que o desenho passa o ar de uma marca feminina, antiquada e bonita. Mediamente refinada, passiva e quase cara. É pouco charmosa, sem estilo e comum. Amigável, ela está relacionada ao negócio.

Como analisar o desenho do símbolo e o logotipo ? Os testes são objetivos e frios, mas não se esqueça que: Sua opinião e bom senso são fundamentais. Quem entende deste negócio é você. Utilize apresentações de projetos em aplicações práticas, como: Impressos Viaturas Embalagens Não apresente mais de um projeto ao mesmo tempo, pois existe a tendência da mistura de dois logotipos fazendo com que se perca o controle da criação. Faça um bom estudo e nunca crie mais de três modelos, pois além de causar confusão ao cliente, você poderá passar um ar de amadorismo. Mostre o projeto que deixou-lhe satisfeito e feliz, acredite no seu projeto.

Símbolos: Cuidado com o lugar comum Cuidado com formas primitivas como: quadrados, círculos, triângulos, setas e letras estilizadas. Apresentam diferenças muito pequenas e não demonstram personalidade.

Como não fazer um logotipo. Algumas dicas que devem ser evitadas na construção de um logotipo: 1. O logotipo não está conceitualmente ligado ao tipo de negócio que representa

Como não fazer um logotipo. 2. O logotipo não tem boa leitura.

Como não fazer um logotipo. 3. O desenho do logotipo é primário. Não denota profissionalismo.

Como não fazer um logotipo. 4. O logotipo apresenta excesso de elementos.

Como não fazer um logotipo. 5. As linhas utilizadas no desenho são muito finas.

Como não fazer um logotipo. 6. A inicial do logotipo é tão desenhada que parece um elemento à parte dele.

Como não fazer um logotipo. 7. Parte positiva do logotipo aparece misturada com parte negativa.

Como não fazer um símbolo Makbee Confecções Noiva & Cia. Maison Fashion 1. O símbolo não está conceitualmente ligado ao tipo de negócio que representa.

Como não fazer um símbolo 2. O símbolo não tem boa leitura.

Como não fazer um símbolo 3. O desenho do símbolo é primário.

Como não fazer um símbolo 4. O símbolo apresenta excesso de elementos.

Como não fazer um símbolo 5. O símbolo tem linhas muito finas.

Como não fazer um símbolo 6. O símbolo não tem personalidade. Irá cair num lugar comum.

Como não fazer um símbolo 7. O símbolo rebatido ou girado será igual a outro já existente.

Como não fazer um símbolo 8. Só tem leitura quando representado em muitas cores. O que acontecerá quando tiver que ser impresso em um jornal, por exemplo ?

Comunicando com a cor. Experiências realizadas por psicólogos demonstram que as cores se relacionam diretamente com a emoção, de um modo mais direto e uniforme do que as formas. Assim, uma atenção excepcional deve ser dada a elas nos projetos de identidade visual. As cores, em seus diversos tons, luminosidade e saturações, permitem um número infinito de combinações. Devemos analisar: Aceitação do público na categoria do produto. Investigar a concorrência e optar por uma combinação inusitada ou não. Cores relacionadas com os produtos. Exemplo: café(marrom), tomate (vermelho) e etc.. Imposições legais. Exemplo: margarinas que por sua origem vegetal, devem conter a cor verde em suas embalagens. Por questões de custo, normalmente são utilizadas duas cores e devem se traduzir bem em preto e branco.

Comunicando com a cor. Impressos de uso interno podem ser produzido somente a uma cor, tornando-se mais baratos. Uma vez escolhida uma combinação cromática, seus tons devem se manter os mesmos, seja qual for o processo ou material empregado na produção de diversos itens da identidade visual. Letreiros em acrílico, embalagens de metal, estamparia em tecido, impressos em papel, todos devem apresentar sempre as mesmas cores institucionais. www.pantone.com

Tipologia Serifa triangular A escolha de uma família de letras para alfabeto institucional de uma identidade visual é importante porque lhe conferirá consistência. As fontes são classificadas em cinco grandes grupos, usando basicamente as serifas (terminações dos caracteres) para classifica-los. Serifa linear Serifa quadrada Sem serifa Decorativos

O uso da identidade visual Uma vez criados, os elementos institucionais serão aplicados a diversos itens, constituindo assim uma identidade visual. Abaixo algumas aplicações mais freqüentes: Impressos Identificação das instalações Viaturas Uniformes Sinalização Embalagens Produtos Assinatura de publicidade Estandes Brindes Material de ponto de venda

Impressos Desde o mais simples cartão de visitas até o mais complexo catálogo, devem apresentar uma relação entre si. Cuidado com o correto posicionamento e tamanho de impressos que devem ser usados em impressoras de computador.

Identificação das instalações Pode ser uma placa colocada na porta de uma sala, mas pode também ser um enorme letreiro instalado na frente de uma fábrica.

Viaturas Carros, caminhões, motos, máquinas, barcos e aviões são verdadeiros outdoors ambulantes das empresas.

Uniformes Não se trata somente de criar o estilo dos uniformes, mas também de estabelecer os esquemas cromáticos dos tecidos, para diversas categorias profissionais. Em função disto, determinar o uso dos elementos institucionais. Desenhar, com estes elementos, malhas que possam ser usadas para estampar tecidos.

Sinalização Devido à sua complexidade, na maioria das vezes, as sinalizações internas constituem projetos à parte. Porém, nos casos mais complexos, é interessante que sejam desenvolvidas juntamente com a identidade visual: As sinalizações são classificadas em 3 itens: Alfabeto: escolhido em função de suas qualidades de leitura à distância, não tem que ser, necessariamente, o institucional. Esquema cromático Pictogramas: sinais gráficos, abstratos ou figurativos, usados para informar sem o auxílio de palavras.

Embalagens Existem dois grandes grupos que devem ser estudados para a criação de embalagens: Consumo: as que chegam ao consumidor final. Transporte: as caixas de transporte dos produtos.

Produtos No caso dos elementos virem a ser aplicados diretamente sobre os produtos da empresa, cabe investigar como se comportam, principalmente em relação aos seus processos de fabricação.

Assinatura de publicidade Procure investigar as possibilidades de uso dos elementos institucionais. Como os elementos irão se relacionar entre si. Terão boa leitura quando vazados sobre uma foto, por exemplo. Especificar se existem cores que não poderão ser utilizadas como fundo para os elementos, pois não combinam de forma alguma com as cores institucionais. Quais as possibilidades de animação dos elementos, para uso em vinheta de TV ou cinema Lembrar que, numa campanha, as peças impressas deverão apresentar sempre os elementos institucionais sempre impressos no mesmo lugar.

Estandes Os estandes devem ser vistos como extensões das empresas, integrando-se perfeitamente aos conceitos que elas pretendem transmitir a seus públicos.

Brindes Cuidados especiais com o uso em brindes pois os elementos institucionais costumam ser distorcidos nestes materiais. Pois são “recriados” pelos fornecedores.

Sinalização Cartazes, cartazetes, bandeirolas, expositores e outros itens capazes de apresentar as marcas compõem um conjunto de inestimáveis vendedores.