Imagem: http://danielpires93.blogspot.com/2011/03/invencoes-tinta.html Cores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

PROJETO GRÁFICO VISUAL
Computação Gráfica I Conteúdo: Professor: - Cores
Óptica Óptica Óptica.
B . RECORDANDO A AULA ANTERIOR:    PONTO OBJETO PONTO IMAGEM
Computação Gráfica Interativa - Gattass
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
História das cores.
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
DIM102 1 Representações de Cores 35M34 – Sala 3E1 Bruno Motta de Carvalho DIMAp – Sala 15 – Ramal 227.
Iana Alexandra Alves Rufino
CARTOGRAFIA TEMÁTICA Prof. Raul Guimarães TEMA 03.
Cor Rodrigo de Toledo. Como ordenar cores? Dado um conjunto de esferas: Ordenar por tamanho! OK Ordenar por peso! OK Ordenar por cor ????
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Tricromia e aditividade
COR.
Introdução aos Princípios e elementos de design
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Cor.
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
Camadas/ modos.
Composição e componentes (Classificação das cores)
(Classificação das cores)
7. Color Image Processing
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
FUSÃO DE IMAGENS DIGITAIS Prof. Dr. Antônio Nuno de Castro Santa Rosa.
Computação Gráfica - Cor
Teoria Da Cor.
A cor.
Observa esta imagem… Parece esquisita não é….
Guilherme Defreitas Juraszek
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
COR UM EFEITO DA LUZ Carlos A. Olivieri
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
Multimédia Imagem digital
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
COR.
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
A Imagem (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
As cores complementares são as que no círculo cromático
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Certificação Florestal à luz dos novos consumidores: O MODELO FSC
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
COR.
Sistema RGB (Red-Green-Blue)
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
COR E LUZ.
FÍSICA DE ALIMENTOS CAPÍTULO 5 PROPRIEDADES ÓTICAS.
A COR.  Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho,
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
LUZ E COR.
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
Cores.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Óptica Física Anne L. Scarinci
Teoria das Cores.
Transcrição da apresentação:

Imagem: http://danielpires93.blogspot.com/2011/03/invencoes-tinta.html Cores

A cor e seus estudiosos. Platão Aristóteles Newton Goethe “sensação formada pela união entre as chamas emanadas pelos corpos e o fogo da vista” Aristóteles cor como propriedade dos corpos, sete cores primordiais, entre elas preto e branco. Newton Conceito de cor como luz. Goethe Contrapõem a Newton , 1º estudo interdisciplinar sobre cor. Cores fisiológicas, Cores físicas, Cores químicas e Cores Psicológicas.

Isaac Newton Imagem: http://sobrehistoria.com/wp-content/uploads/newton_experimentos_con_luz.jpg PalomboSM

Espectro Eletromagnético PalomboSM

Espectro Eletromagnético PalomboSM Adobe Photoshop

Tons Acromáticos Somente variações de luminosidade do branco até o preto. PalomboSM Imagem http://www.bofep.org/images/fundy%20issues/fs21_lighthouse.jpg

Definição de cor. A cor é resultado da interpretação das radiações que chegam aos olhos. “João Fidalgo”

Red(vermelho) / Green(verde) / Blue(azul) PalomboSM RGB Red(vermelho) / Green(verde) / Blue(azul)

Cyan(ciano) / Magenta(magenta) / Yellow(amarelo) PalomboSM CMY Cyan(ciano) / Magenta(magenta) / Yellow(amarelo)

Gamut Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_D0cBEABbPqo/TMBHkVn1xYI/AAAAAAAAAC8/-W0PSTsrIVU/s1600/gamut.jpg

Definição RGB É composto pelas cores primárias Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), sua composição é escrita em valores de 0 a 255. São as cores da síntese aditiva (cor luz). CMY (K) É composto pelas cores primárias Ciano (Cyan), Magenta (Magenta) e Amarelo (Yellow), sua composição é escrita em porcentagem de 0% a 100%. São as cores da síntese subtrativa (cor pigmento). O Preto (K) foi acrescentado pelo motivo de se utilizar muito essa cor de tinta nas impressões, evitando assim misturar as 3 cores para se fazer ela.

Cores primárias e secundárias São as cores que não podem ser feitas com a misturas de outras cores. Cores Secundárias São formadas pela mistura de duas cores primárias em igual proporção. Cores Terciárias São as cores formadas pela mistura de uma cor primária e uma secundária. PalomboSM PalomboSM

Cores PalomboSM

Cores mais escura parecem ter um “peso” maior. PalomboSM Cores mais escura parecem ter um “peso” maior.

Cores mais escura parecem “menor”.

Matiz, luminosidade e saturação Matiz (Hue) Determina a cor, segundo o seu comprimento da onda no espectrograma, o que conhecemos como azul, verde, amarelo etc. Saturação (Saturation) Quantidade de cinza, tornando a cor mais viva ou menos. Seria a cor equivalente na escala de cinza. Luminosidade (Lightness) Alvura (Brancura) da cor, ou intensidade, varia do branco puro até o preto. PalomboSM

São as cores opostas no círculo de cores. Círculo cromático. PalomboSM São as cores opostas no círculo de cores.

São as cores que estão ao lado da cor escolhida. Círculo cromático. PalomboSM São as cores que estão ao lado da cor escolhida.

As cores tem a mesma matiz, variando luminosidade/saturação. Círculo cromático. PalomboSM As cores tem a mesma matiz, variando luminosidade/saturação.

Formas.

Princípios de Gestalt . Continuidade Segregação Semelhança Unidade Proximidade Pregnância Fechamento

= + Princípios de Gestalt . Continuidade Segregação Semelhança Unidade Proximidade Pregnância Fechamento = +

Princípios de Gestalt . Continuidade Segregação Semelhança Unidade Proximidade Pregnância Fechamento

Princípios de Gestalt . Continuidade Segregação Semelhança Unidade Proximidade Pregnância Fechamento

Princípios de Gestalt . Continuidade Segregação Semelhança Unidade Proximidade Pregnância Fechamento

Princípios de Gestalt . Continuidade Segregação Semelhança Unidade Proximidade Pregnância Fechamento ! !

Princípios de Gestalt . Continuidade Segregação Semelhança Unidade Proximidade Pregnância Fechamento