Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
O Ensino de Química a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ATAC III AMBIENTES TECNOLÓGICOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Laboratório de Ensino a Distância
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado. Cadastramento e uso do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do IFESP Prof.: Denilton Silveira de Oliveira Analista de Sistemas Especialista em Gestão de TI MBA Executivo e Gestão de Governo Especialista em Telemática Aplicada a Educação Meu nome é Denilton Silveira de Oliveira – Sou cristão, pai e professor por vocação, Leciono aqui no IFESP e no NTE de Natal. Aqui sou o professor titular da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação e no NTE ofereço cursos na área das tecnologias para os professores da rede pública municipal. Quero muito conhecer vocês e pediria que de forma objetiva cada um se apresentasse, falando um pouco de si e colocando como é sua relação com as TICs, particularmente se já fez algum curso a distância e se fez. Então quero franquiar a palavra para você se apresentar para nós. Quem já utilizou ambiente Moodle? Neste primeiro encontro estaremos apresentando o programa do curso, fazendo uma introdução ao tema EAD e intendendo o que é o Moodle e quais as possibilidades de aplicação do Moodle. Em seguida nós vamos nos cadastrar no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do Moodle e iniciaremos a utilização do ambiente fazendo algumas atividades no mesmo.

Apresentação e Introdução O presente mini-curso é baseado nos conceitos de educação, com foco na modalidade a distância e no processo de elaboração do conhecimento de forma colaborativa usando o Sistema de Gerenciamento de Cursos-SGC Moodle. Constará de uma proposta com debates e reflexões sobre Educação a Distância, apresentação, cadastramento e uso de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem-AVEAs construidos no SGC Moodle do IFESP. É direcionado às pessoas e grupos interessados em desenvolver atividades nos AVEAs construidos no SGC Moodle do IFESP, entre eles: professores, funcionários e alunos da instituição. Serão abordados alguns pontos como as características da Educação a Distância-EaD, Exigências e vantagens dessa modalidade de ensino, características e possibilidades de uso do SGC Moodle, cadastramento e uso dos AVEAs Moodle do IFESP.

Justificativa A presente proposta de mini-curso se justifica pela visão da instituição em iniciar, futuramente, ensino na modalidade a distância, pela recente implementação do SGC Moodle do IFESP e pela necessidade de criarmos, na instituição uma cultura de uso de AVEAs como ferramenta de apoio as atividades realizadas nos cursos presenciais.

Objetivos 1 Refletir sobre EaD e Aprendizagem Colaborativa e participar de um AVEA contruido no Moodle do IFESP. Refletir sobre a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação e suas implicações no processo ensino-aprendizagem 2 3 Propiciar reflexão sobre ambientes virtuais de aprendizagem e sobre suas possibilidades de autoria - com foco no Moodle. Introduzir o uso do Ambiente Virtuais de Ensino e Aprendizagem – AVEA, no contexto da instituição. 4 Cadastrar, matricular e atuar no AVEA Moodle do IFESP, construído para este curso. 5

Conteúdos Programáticos Primeiro Momento: Abordagens teóricas e reflexivas sobre EaD Discussão de Texto. Segundo Momento: Cadrastamento no SGC Moodle do IFESP. Matrícula no AVEA do Mini-Curso. 6 h Terceiro Momento: Uso do AVEA com o propósito de entender a dinâmica de uso desse ambiente.

Avaliação Continuada Participação em: Atividade em grupo e individual Atividade no AVEA Avaliação terá como objetivo entender a motivação dos participante em relação a proposta do curso.

Papel do docente Novos tempos Nova formas de ensinar Integrar tecnologias Variar o formato das aulas Novos tempos Explorar a Comunicação virtual Nova formas de ensinar Mediador da aprendizagem Valorizar a experiência

Email, Orkut, Facebook, Twitter Opções de comunicação virtual Futuro da educação? Domínio da tecnologia? Plataformas de EAD Intercâmbio e colaboração, Portfólio, debate, integração Blogs, fóruns, chats Comunicação, agilidade Email, Orkut, Facebook, Twitter Sites, links, hipertexto Internet

Clip – Cérebro Eletrônico Marisa Monte Internet