Ribeira das Jardas “Nós Propomos” Escola Secundária Matias Aires

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Benvinda Gonçalves ; Cecília Realista ; Leonine Alves ; M. Célia Folgado.
Advertisements

MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
DEMOCRACIA E PODER LOCAL: A CIDADE COMO LUGAR PRIMEIRO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CRISTIAN OLIVEIRA IRMES VILSON TRINDADE MONTEIRO.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
O que são doenças não transmissíveis?
Recuperação da Mata de S. Sebastião
Mobilidade do deficiente visual
Sou + De Bicicleta. Sou + De Bicicleta Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana.
Grandes intervenções urbanas: acupuntura urbana ou gentrificação?
Ciências Naturais 8.o ano de escolaridade
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
PRESENTE E PERSPECTIVAS
Expo-arte.
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
Corredores Verdes Urbanos como Elementos da Infraestrutura Sustentável
Centro de estudos educativos de Ançã 4 de Maio de 2015
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Urbanismo e Eficiência Nos Transportes
Reabilitação do Pavilhão Carlos Lopes
Universidade Federal de Pelotas
CARTILHA PARA ESCLARECIMENTO SOBRE A
MEIO AMBIENTE: VIDA NA TERRA
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Edifício inacabado no centro Benedita
Ler e Escrever: Desafio de todos
Sensoriamento Remoto Orbital de
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Requalificação do espaço da antiga Federação dos Vinicultores do Dão
PARQUE INFANTIL EM TELHEIRAS/LISBOA
Trabalho realizado por: Ana Colaço nº1 Ângela Alves nº4
Nova vida ao cinema S. Geraldo
Projeto Beira da Linha Visão Tornar-se uma referência na inserção social de crianças, adolescentes e jovens, buscando desenvolver autênticos valores.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
PAISAGISMO II Prof. Arq. Ms.C. Ana Cunha.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO
Braga – Revitalização das Sete Fontes
Seminário Nacional 4 de maio de 2015 Universidade de Lisboa
Ciclovias e passeio pedonal na Avenida Padre Inácio
do BAIRRO de VALE dos CHÍCHAROS
Externato Cooperativo da Benedita
Sistema de Design Professor Marcos Ninguém.
Projeto Nós Propomos! “Cidadania e inovação na educação geográfica” 2013/2014 Onde vivemos as nossas preocupações Reabilitação de um espaço degradado.
4 de maio de 2015 Escola Básica e Secundária Passos Manuel
Bairro da escola 4 de maio de 2015
Carolina Higino Francisco Morais Francisco Santos Gonçalo Cipriano
Intervenção sobre o campo sintetico do Benedita
Escola de Música na Quinta da Fidalga
Campo de Aviação: Sinônimo de cultura ou abandono no Campeche?
Impactes ambientais da agricultura
Trabalho de língua portuguesa
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e
Física Experimental IV – aula 5
Módulo 3 Os Espaços Organizados pela População:
Relação entre os seres vivos e o ambiente Conceitos
Requalificação da praia estuarina do seixal – “praia da velha”
Conceitos Ecológicos.
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Avaliação do Impacto do Policiamento Comunitário na Cidade de Deus e no Dona Marta JUNHO/2009.
Programa de Valorização a Atenção Básica
Adesão à Atividade Física e Programas Populacionais de Atividade Física Dr. Carlos R. Bueno Jr.
Transcrição da apresentação:

Ribeira das Jardas “Nós Propomos” Escola Secundária Matias Aires Ano Letivo 2013/2014 Ribeira das Jardas “Nós Propomos” Trabalho Realizado por: Ângela Monteiro Deonilde Zau Kenilza Pina Luís Abreu Ano/Turma: 11º4

Localização O Parque Linear da Ribeira das Jardas é um projeto integrado no Programa Polis do Cacém. Consiste num Corredor Verde, de aproximadamente 4 hectares, que se estende desde a entrada da cidade, via IC 19, até ao já existente Parque Urbano de Agualva Cacém, ao longo da Ribeira das Jardas.

Ribeira das Jardas Num passado mais recente a Vila do Cacém era conhecida pelas suas quintas e pelas suas águas límpidas, que corriam na Ribeira das Jardas e que, de acordo com documentos da época terá sido a origem do nome Agualva (Aqua Alba).

Ribeira das Jardas Atualmente, o parque desempenha um importante papel de centralidade na cidade de Agualva Cacém, conferindo não só uma nova organização do espaço público, bem como disponibilizando aos habitantes locais, áreas extensas de lazer e vários equipamentos públicos (circuitos de condição fisíca, etc...). Desempenha ainda um papel fulcral no controlo de cheias, bem como na recuperação de habitats ripícolas.

Programa Polis: Objetivos Requalificação do sistema ambiental criado pela ribeira das Jardas em articulação com os parques verdes, criando mais áreas verdes de lazer e promovendo o equilíbrio ecológico da cidade; Qualificação do desenho urbano, com vista à melhoria das condições de vivência humana; Estruturação das acessibilidades e sua compatibilização com o interface rodo-ferroviário; Valorização e ampliação de áreas públicas, dignificando a imagem urbana, pela utilização de materiais, mobiliário urbano e iluminação adequada.

Inserção do programa Polis Depois da inserção do Programa Polis na ribeira das jardas, este tornou-se num espaço mais atrativo , por isso hoje em dia podemos ver ao longo da ribeira das jardas pessoas a passear, a ler jornais e crianças a brincar.

Pontos Críticos Falta de caixotes do lixo; Pouca iluminação; Zonas perigosas de acesso fácil às crianças Pouco cuidado com a limpeza ao redor da ribeira; Falta de chafarizes; Ausência de vedação.

Pontos Fortes Prática Desportiva; Vários equipamentos públicos (circuitos de condição física, etc...); Lazer; Convívio com as pessoas; Vários espaços verdes; Boa localização geográfica.

A nossa Proposta

Mesas de jogos para as pessoas de idade

Mais caixotes para os dejetos de animais

Limpeza da Ribeira e do espaço circundante

Barreiras protetoras

A nossa Proposta (cont.) Casas de banho públicas Ciclovias Espaço com infraestruturas adequadas para as crianças brincarem Mais equipamentos para a prática desportiva para todas as idades Espaço para skate Melhoramento dos acessos ao parque

Objetivo da nossa proposta Com o nosso projeto pretendemos tornar a Ribeira das Jardas num espaço mais atrativo, de lazer, convívio em função da população.

FIM