A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ler e Escrever: Desafio de todos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ler e Escrever: Desafio de todos"— Transcrição da apresentação:

1 Ler e Escrever: Desafio de todos
Proposta destinada a gestores e professores das diferentes áreas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental

2 A proposta Considera, como direito de todos os alunos, a apropriação, em todas as áreas do conhecimento, das capacidades de oralidade, leitura e de produção de textos verbais e não verbais. Propõe que as diferentes áreas do currículo escolar interajam com as práticas culturais do território.

3 Objetivos Refletir sobre as concepções das áreas de conhecimento e do letramento, promovendo avanço na prática pedagógica e na aprendizagem dos alunos;

4 Objetivos Articular o projeto político pedagógico da escola com os pressupostos trabalhados na formação dos gestores; Fortalecer o trabalho coletivo para promover reflexões sobre as práticas educativas com vistas à ampliação do letramento dos alunos de 5ª a 8ª séries.

5 Eixos Fruição dos bens culturais no território
Letramento: oralidade, leitura e produção de textos Práticas culturais vivenciadas por crianças e adolescentes Vivências de valores universais – éticos e estéticos

6 PROPOSTA DE FORMAÇÃO Reflexões sobre as:
Formas de aproximação do universo cultural dos alunos (conhecimentos prévios, crenças e valores). Concepções e práticas curriculares, de modo a apurar o olhar dos educadores sobre o aluno, a área de conhecimento, a escola e o território.

7 PROPOSTA DE FORMAÇÃO Reflexão e valorização de práticas docentes que favoreçam a permanência e a aprendizagem de todos os alunos. Publicação de produções de autoria das escolas, no âmbito do Programa Território Escola.

8 METODOLOGIA DA FORMAÇAO
Diálogo entre o Projeto Político Pedagógico da SME/Escolas e as propostas do Programa. Aprendizagem do aluno como ponto de partida e de chegada.

9 METODOLOGIA DA FORMAÇAO
Interação teoria/prática: estudo da realidade e fundamentação teórica: Sistematização e aplicação dos conhecimentos; Acompanhamento e avaliação.

10 ORGANIZAÇÃO a) Municípios envolvidos: Pólo interior: São Carlos , Bebedouro e Limeira ( podem ser incluídos outros) b) Público Alvo: por adesão gestores: SME/ Escolas. professores de 5ª a 8ª série das áreas do conhecimento (Arte, Ciências, Ed. Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática).professores representantes das séries iniciais

11 Desenho da proposta c) Formação 40 horas de formação presencial
16 horas de formação não-presencial 7 turmas com professores dos ciclos finais (1 turma de cada área do conhecimento) 1 turma de gestores

12 ACOMPANHAMENTO O acompanhamento, participativo e de caráter formativo, envolverá as equipes do Cenpec, SME, e escolas, para avaliação da formação e decisões quanto a encaminhamentos necessários.


Carregar ppt "Ler e Escrever: Desafio de todos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google