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Ler e Escrever: Desafio de todos
Proposta destinada a gestores e professores das diferentes áreas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
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A proposta Considera, como direito de todos os alunos, a apropriação, em todas as áreas do conhecimento, das capacidades de oralidade, leitura e de produção de textos verbais e não verbais. Propõe que as diferentes áreas do currículo escolar interajam com as práticas culturais do território.
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Objetivos Refletir sobre as concepções das áreas de conhecimento e do letramento, promovendo avanço na prática pedagógica e na aprendizagem dos alunos;
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Objetivos Articular o projeto político pedagógico da escola com os pressupostos trabalhados na formação dos gestores; Fortalecer o trabalho coletivo para promover reflexões sobre as práticas educativas com vistas à ampliação do letramento dos alunos de 5ª a 8ª séries.
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Eixos Fruição dos bens culturais no território
Letramento: oralidade, leitura e produção de textos Práticas culturais vivenciadas por crianças e adolescentes Vivências de valores universais – éticos e estéticos
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PROPOSTA DE FORMAÇÃO Reflexões sobre as:
Formas de aproximação do universo cultural dos alunos (conhecimentos prévios, crenças e valores). Concepções e práticas curriculares, de modo a apurar o olhar dos educadores sobre o aluno, a área de conhecimento, a escola e o território.
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PROPOSTA DE FORMAÇÃO Reflexão e valorização de práticas docentes que favoreçam a permanência e a aprendizagem de todos os alunos. Publicação de produções de autoria das escolas, no âmbito do Programa Território Escola.
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METODOLOGIA DA FORMAÇAO
Diálogo entre o Projeto Político Pedagógico da SME/Escolas e as propostas do Programa. Aprendizagem do aluno como ponto de partida e de chegada.
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METODOLOGIA DA FORMAÇAO
Interação teoria/prática: estudo da realidade e fundamentação teórica: Sistematização e aplicação dos conhecimentos; Acompanhamento e avaliação.
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ORGANIZAÇÃO a) Municípios envolvidos: Pólo interior: São Carlos , Bebedouro e Limeira ( podem ser incluídos outros) b) Público Alvo: por adesão gestores: SME/ Escolas. professores de 5ª a 8ª série das áreas do conhecimento (Arte, Ciências, Ed. Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática).professores representantes das séries iniciais
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Desenho da proposta c) Formação 40 horas de formação presencial
16 horas de formação não-presencial 7 turmas com professores dos ciclos finais (1 turma de cada área do conhecimento) 1 turma de gestores
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ACOMPANHAMENTO O acompanhamento, participativo e de caráter formativo, envolverá as equipes do Cenpec, SME, e escolas, para avaliação da formação e decisões quanto a encaminhamentos necessários.
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