SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
 1 O.) PRIMEIRO PERÍODO ( ESQUEMA SOBRE A LITURGIA - O documento Constituição “Sacrosanctum concilium” sobre a Sagrada liturgia.
Advertisements

Antes de 1970 o Missal Romano Depois da reforma litúrgica o Missal do Concílio Vaticano II o Leccionário Breve introdução histórica: Orações Leituras.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA.
Na nossa preparação para o Natal, a Liturgia deste 4.º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização.
NATUREZA, 1 O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
«Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles.» Mt 18,20 EUCARISTIA = ACÇÃO de GRAÇAS.
PROGRAMA PASTORAL DIOCESE DO FUNCHAL 2016/2017. TEMA: VIVER EM IGREJA A ALEGRIA DE SER CRISTÃO.
O que é a missa ? Por que a missa foi instituída? Como participo da missa? Porque devemos participar da missa, enquanto família?
1.
bíblica da vida e da pastoral
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
A Virgem Maria, mãe e mestra espiritual
Acolher a Luz Vivência do Advento e Natal em Família
FORMAÇÃO LITURGICA 29/10/2016 Com a presença das comunidades!paroquiais Assessor: IRMÃ CARMEM DONIDA
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Sede inesgotável da Palavra
LOUVORES 27 - CORDEIRO ETERNO EM FERVENTE ORAÇÃO
“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos” 29º Domingo do tempo comum.
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
INDICAÇÕES PARA DINAMIZAR
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
Iniciação à vida cristã
Encontro para catequistas do Batismo
1º Domingo da quaresma Ano A
A perceptível presença de Deus
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Tema: Igreja, Corpo de Cristo
própria revelação do Pai e do seu amor, manifesta
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
Aula 9 Mistérios da vida terrena de Cristo
A solenidade da Anunciação
LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA
Vigília Pascal.
Pentateuco – ÊXODO PARTE IX. Pentateuco – ÊXODO PARTE IX.
Aula 12 Frutos da Redenção
A carta de amor que Deus enviou aos homens
2013 – ANO DA FÉ COMPROMISSO JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Caminhada Pastoral e a Assembleia Diocesana de 2018
Treinamento 1.
BANDA DESENHADA!....
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
NO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
O mês de setembro é dedicado à BÍBLIA,
4º CATECISMO TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA
LIÇÃO 1 - O QUE É EVANGELIZAÇÃO ?
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Vimos o Senhor». DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA
PREPARAR A CATEQUESE.
EU VIM PARA EXERCER PARA EXERCER UM JUIZO:
Batismo de Jesus.
Chamados a trabalhar na vinha do Senhor
Santas Missões Populares
A VOCAÇÃO.
Maria da Assunção.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Batismo de Jesus.
Amou-nos até o fim.
A vida na comunidade A experiência cristã não é individualista. implica a integração numa comunidade seguidora de Jesus.
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
A celebração de Pentecostes
Santidade e vida cristã
A organização da igreja em duplas de oração não tem como objetivo fazer com que alguém acredite que está livre de sua responsabilidade missionária.
Os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas.
SER MISSIONÁRIO EM PLENO SÉCULO XXI
Transcrição da apresentação:

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU Preparação para poder proclamar a Palavra de Deus SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU

Enquadramento desta conferência: A IGREJA E OS SEUS MINISTROS A Igreja, mistério de participação Os ministros ordenados Os fiéis leigos Os leitores litúrgicos

A NECESSIDADE DE PREPARAR LEITORES: A leitura da Palavra de Deus faz parte integrante da Celebração Litúrgica; O leitor presta um serviço imprescindível a cada assembleia celebrante; Proclamar a Palavra de Deus não é um acto simples de leitura…; A fim de realizar o seu ministério com proveito para os fiéis que o escutam. ◄ A NECESSIDADE DA PREPARAÇÃO ◄ 3 TIPOS DE PREPARAÇÃO /FORMAÇÃO A preparação espiritual: - formação bíblica (1) - formação litúrgica (2) A preparação técnica (3)

NESTA PREPARARAÇÃO, UM GUIA: I PARTE: O leitor na Igreja II PARTE: A formação bíblica do leitor III PARTE: A formação litúrgica do leitor IV PARTE: A preparação técnica do leitor V PARTE: Diversos géneros literários de leituras

O LEITOR NA IGREJA Uma Igreja onde todos são responsáveis; Igreja: da comunhão à missão; O que diz a Igreja acerca do leitor e do seu ministério?

A FORMAÇÃO BÍBLICA DO LEITOR O mais importante dos livros… … que é preciso conhecer por dentro… … para poder aprender a gostar dele! ◄ A Bíblia, o livro dos livros A Bíblia é o diálogo de Deus com os homens; Em ordem à sua salvação; Deus fala ao seu povo pela Escritura na Liturgia; Os elementos da Liturgia da Palavra. ◄ A Palavra de Deus na Liturgia ◄ A Palavra de Deus na vida dos leitores O contacto com a Bíblia - a chave; A escuta pessoal – uma exigência; A Palavra de Deus distante da vida; A Escritura – alimento diário; Na liturgia, Cristo faz maravilhas… A Lectio Divina

A FORMAÇÃO LITÚRGICA DO LEITOR A liturgia eterna de Deus e a liturgia da Igreja obra da SSma Trindade O Pai – fonte e fim… O Filho – a maior Bênção… O Espírito Santo – a fonte de vida da Liturgia ◄ A Salvação Louvor a Deus e santificação dos fiéis A Liturgia revela a Igreja A presença de Cristo A Liturgia e as outras “funções” da Igreja ◄ A importância da liturgia na Igreja ◄ A liturgia na história As origens A seguir à paz: as “famílias” litúrgicas O predomínio franco-germânico Da reforma gregoriana ao Concílio de Trento Do Concílio de Trento ao Concílio Vaticano II O testemunho da história A “morte”… … e a “ressurreição” do leitor – o ministério ◄ O leitor ao longo da história e na liturgia hoje As primeiras reuniões dos cristãos O mistério da assembleia litúrgica Os celebrantes da liturgia A assembleia dominical e o seu funcionamento ◄ A assembleia celebrante

A PREPARAÇÃO TÉCNICA DO LEITOR (1) O significado da comunicação, diferentes formas e preparação Modelo trinitário: a comunicação perfeita O alicerce da comunicação ► Perspectiva psicológica O leccionário da Palavra de Deus ► Leitura abundante, variada e adaptada Tesouros bíblicos por ordem Finalidade pastoral História e características Critérios e escolhas O salmo e o outro cântico A apresentação gráfica das leituras O leccionário e o leitor – familiaridade A preparação das leituras pelo leitor ► Descobrir a riqueza dum texto litúrgico A preparação próxima Espaço da celebração Amplificação sonora O lugar da leitura O livro das leituras

BIBLIOGRAFIA FONTES MEIOS DE PREPARAÇÃO

www.sdplviseu.web.pt O MINISTÉRIO DO LEITOR LECCIONÁRIO – O LIVRO DO LEITOR ► 2.ª pág. www.sdplviseu.web.pt O MINISTÉRIO DO LEITOR O LEITOR E O ANIMADOR: um instrumento para rever e melhorar as nossas celebrações

A PREPARAÇÃO TÉCNICA DO LEITOR (2) O acto da leitura da Palavra diante da assembleia ► Preparação: imediata e durante a leitura O acto litúrgico de proclamar O regresso ao lugar ► Breves notas … Acústica natural das igrejas Amplificação sonora no espaço Elementos para uma boa proclamação

A PREPARAÇÃO TÉCNICA DO LEITOR (3) ► Algumas perguntas … Ler bem = ler depressa? Como ler com arte e com alma? Quais exercícios? O que articular bem? O que é a inflexão da voz? O que é o ritmo da leitura? O que se prepara para ir ler? Como conquistar a simpatia? Onde o leitor deve estar sentado? Quando se deve levantar? etc …