Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC

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Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS OPORTUNIDADES NOVAS 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C’NÓS NO FUTURO I Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC Conclusões dos Grupos de Trabalho

Grupo 1 Balanço do competências

Boas Práticas Identificadas Portefólio Reflexivo de Aprendizagens – Abordagem Holística Transversalidade das áreas Instrumentos de orientação para identificação de competências Número limite de versões do Portefólio Estabelecer prazos para a devolução das correcções Método das cores – áreas, correcções… Trabalho em equipa

Grupo 2 Motivação de Adultos

Elementos de Reflexão Como motivar adultos no processo RVCC? Como evitar falsas expectativas? Motivar para o quê?

Boas Práticas Identificadas Utilização de materiais criativos Diálogo e debate Atendimentos individuais Acompanhamento sistemático Dinâmicas de grupo Referencial descodificado Estar disponível

Constrangimentos Operacionalização do processo Credibilização do processo Falta de autonomia dos adultos Ideia errada do que é o processo RVCC (escola vs processo)

Propostas de Soluções Encontros mensais entre técnicos e formadores Criar empatia Reforço positivo dos adultos Trabalhar a entreajuda entre os adultos/grupo Campanha promocional para credibilização do processo RVCC

Grupo 3 Plano de Desenvolvimento Pessoal

Quando Fazer? Como Fazer? Desde o início? Antes do Júri? Técnico de Diagnóstico - Fase Inicial Acompanhamento do Profissional RVC – Fase Intermédia Técnico de Diagnóstico, Profissional RVC, Avaliador – Fase Final

Dimensões do PDP Dimensão Pessoal Dimensão Profissional Dimensão Educativa/Formativa Dimensão Social

Constrangimentos Dificuldades do adulto e da Equipa em projectar o futuro e mecanismos de concretização Gestão do Tempo Níveis Socioculturais, Económicos Falta de ofertas formativas Ausência de parcerias na comunidade local que potenciem a concretização do PDP Exclusão ou não aceitação da habilitação concluída pelas Novas Oportunidades em concursos públicos

Que benefícios tem o PDP? Incentivar as pessoas na: Continuação do processo de aprendizagem Continuação do processo de reflexão e crítica Definição de objectivos de vida Valorização pessoal (auto-estima, auto-confiança…)

Grupo 4 Actividades Complementares ao Processo de RVCC

Elementos de reflexão 1. Serão realmente complementares as actividades ditas complementares ou serão, antes, inerentes ao próprio processo? Por que se chamam complementares? O processo resumir-se-á à descodificação dos referenciais e ao reconhecimento e validação de competências no espaço da sala de sessão e na leitura do PRA? 2. Teremos de cingir as actividades de leitura à leitura e resumo de um livro? Contos tradicionais, banda desenhada, contos para crianças … - não serão eles importantes se servirem como ponto de partida para o exercício da reflexão? 3. As actividades resumir-se-ão a actividades de leitura?

Boas práticas identificadas Promoção de práticas que dão visibilidade ao centro e que, simultaneamente, espelham experiências de vida que permitem o reconhecimento e validação de competências: Cerimónia de entrega de certificados Parcerias com bibliotecas Concurso de quadras populares e sarau Bookcrossing Workshop de doçaria dinamizado por uma adulta Colheita de sangue Peddy paper

Constrangimentos identificados Fraca adesão do(a)s adulto(a)s Equipas instáveis e pouco coesas: formadore(a)s a tempo parcial, formadore(a)s em situação contratual muito precária… O tempo dispensado nas actividades não estão contempladas nos horários do(a)s formadores(a) e do(a)s profissionais

Propostas de soluções Organização destes encontros para reflexão e partilha de experiências Contratação de equipas a tempo inteiro Acreditação dos ciclos de estudos – formação acreditável

Grupo 5 Certificações Parciais

Boas Práticas Identificadas Elementos de Reflexão Boas Práticas Identificadas Dificuldade em obter Certificações Parciais cumprindo as metas estabelecidas Sensibilização progressiva e individualizada, acompanhando o balanço de competências e direccionando o adulto para a solução mais adequada

Constrangimentos Identificados Propostas Resistência do Adulto – elevadas expectativas criadas pelo adulto Falta de oferta formativa que complemente o percurso RVCC (formação modular e cursos EFA) Falta de articulação entre as entidades formativas, as necessidades dos adultos e as datas de início das ofertas formativas Possibilidade de certificar parcialmente sem realização de Júri de Certificação Definir e controlar mais os prazos do processo de RVCC Promover a autoreflexão dos adultos sobre a sua prestação no processo de RVCC Uniformizar um discurso entre todos os elementos da equipa na abordagem ao adulto para a validação parcial

Pontos mais relevantes

Pontos mais relevantes Portefólio Reflexivo de Aprendizagens – Abordagem Holística e Transversalidade das áreas Trabalho em equipa Acompanhamento personalizado e sistemático Promover a autoreflexão dos adultos sobre a sua prestação no processo de RVCC Encontros entre técnicos e formadores para partilha de boas práticas

C’NÓS NO FUTURO I Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC Avaliação do Encontro

Conferência 1 Práticas profissionais no CNO’s – Da Certificação de competências às competências de certificação

Conteúdos Abordados Pertinência Clareza Utilidade

Conferência 2 Os novos caminhos da Educação de Adultos – Qual o papel do Educador?

Conteúdos Abordados Pertinência Clareza Utilidade

Grupos de Trabalho Grupo 1 – Balanço de Competências Grupo 2 – Motivação de Adultos Grupo 3 – Plano de Desenvolvimento Pessoal Grupo 4 – Actividades Complementares ao processo de RVCC Grupo 5 – Certificações Parciais

Conteúdos Abordados - Pertinência

Conteúdos Abordados - Clareza

Conteúdos Abordados - Utilidade

Metodologia - Eficácia A troca de experiências entre os participantes…

Metodologia - Relevância A acção incentivou o desenvolvimento e melhoria de métodos e técnicas de trabalho…

Metodologia - Relevância A acção permitiu reflectir sobre a prática exercida…

Avaliação Global do Encontro

Grau de satisfação Resposta às expectativas

Sugestões /Críticas

Pontos Fortes Partilha de experiências, metodologias e saberes entre os participantes; Criação de respostas/soluções para as dúvidas/desmotivação dos participantes; Conferências: oradores e temas; Iniciativa de agrupar e organizar a informação; Grupos de trabalho: temas, dinamismo, positivismo e apresentação das conclusões; Presença de elementos da ANQ e DREALG. A organização; Os temas abordados;

Aspectos a melhorar Disponibilizar mais tempo para a partilha de experiências; Apresentação por parte da ANQ do feedback do encontro anterior; Maior transparência nos procedimentos dos C’NÓS em termos instrumentais; Reunir formadores da mesma área. Podermos escolher grupos de trabalho/temas; Maior concentração de temas;

Sugestões de temas para o próximo encontro Formação Complementar Trabalho de/em equipa Progressão na carreira Simplificar a área de competência- chave STC Metodologias de inovação no processo de RVCC Estrutura/organização dos Portefólios Ofertas formativas alternativas ao processo de RVCC Qualificações profissionais das equipas O papel do CNO depois do 12º ano Balanço de Competências – Estrutura dos processos de RVCC em cada CNO do Algarve Validação das línguas estrangeiras em CLC Intervenção Comunitária no CNO? Que papéis? Ligação à comunidade / Parcerias

C’NÓS NO FUTURO I Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC Conclusões Finais

Alguns pontos chave: Importância de momentos de reflexão e partilha; Práticas de qualidade; Uniformização das práticas; Trabalho em equipa; Proximidade da DREALG E ANQ; Promover a autoreflexão dos adultos; Motivação das equipas; Formação para as equipas.

Centros Novas Oportunidades Debate Centros Novas Oportunidades Partilha Formação Respostas

C’NÓS NO FUTURO I Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC Fotografias

A equipa do CNO da ESSilves Agradece a vossa presença! C’NÓS no Futuro A equipa do CNO da ESSilves Agradece a vossa presença!

C’NÓS NO FUTURO II Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC Setembro de 2010 no CNO da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira