Classificação Periódica dos elementos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Paulo Vaz A Tabela Periódica dos Elementos.
Advertisements

AULA DE QUÍMICA ASSUNTO: TABELA PERIÓDICA PROF. JÚLIO CÉSAR
Propriedades dos Elementos
Profª Guilherme F. Martins
Propriedade periódica dos elementos
Aula 5 – Tabela periódica e propriedades periódicas
Tabela periódica.
Tabela Periódica.
Cláudia Bacchi TABELA PERIÓDICAPERIÓDICA. Cláudia Bacchi Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas.
Quais são as informações que o casal está nos fornecendo?
História da Tabela Periódica Moderna História da Tabela Periódica Moderna.
Átomos, moléculas, substâncias simples e compostas, e propriedades específicas da substâncias.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
Período da tabela periódica Período ou série é cada uma das 7 linhas da tabela periódica, e indica o número de níveis ocupados pelos elétrons. Por exemplo:
Química Geral Aula 3 – Tabela e Ligações. Tabela Periódica.
Processos de eletrização ESTRUTURA ATÔMICA Prótons (p + ) Nêutrons (n 0 ) Elétrons (e - )
ALOTROPIA LIGAÇÃO METÁLICA LIGAS METÁLICAS PROF. CÉSAR.
TABELA PERIÓDICA Famílias da Tabela PeriódicaPeríodos Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos Família B (Grupo.
Classificação Periódica
Tabela Periódica Prof. Jair Alberto.
Processos de eletrização
Ligação Química Energia de ligação.
LIGAÇÃO QUÍMICA Professora ANDRÉA MARTINS
Ligações Química Bruno Santana lima.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof. Marcel Piovezan
Tabela Periódica NIL.
Tabela Periódica O ALFABETO DA QUÍMICA.
TABELA PERIÓDICA E SUAS PROPRIEDADES
Distribuição Eletrônica
Interações Interatômicas
Metais 4 Algumas questões práticas Professora Paula Melo Silva
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
ESTADO SÓLIDO Enfoque: Propriedades Elétricas (cap. 42 –Fundamentos de Física – vol. 4 – 6ª. Ed.) Condutividade Semicondutores Metais Revisão: Moléculas.
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Tabela Periódica Profº Jaison Mattei. Tabela Periódica Profº Jaison Mattei.
Propriedade Periódica dos Elementos
AULA: Tabela Periódica
Átomos polieletrônicos
AULA: Tabela Periódica
Ligação metálica.
Ligação Iônica : Aspectos Estruturais e Termodinâmicos
TABELA PERIÓDICA.
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
Propriedades periódicas dos elementos
Tabela Periodica Professor Silvio Disciplina Quimica.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor.
ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÃO ATÔMICA RÉRISSON KELVEN NASCIMENTO DOS SANTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCATINA DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS,
Tabela periódica atual
O QUE É ELETRICIDADE? São todos os efeitos causados em decorrência do movimento dos elétrons.
Classificação periódica do elementos
Fusão e Fissão.
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Fundamentos de cristaloquímica
A ESTRUTURA DA TABELA PERIÓDICA.
Tabela periódica 3 – Atividades propriedades periódicas
PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIÓDICAS
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
1.3. TABELA PERIÓDICA Evolução histórica da Tabela Periódica
Curso de Engenharia Elétrica Ciência e Tecnologia dos Materiais
Ligação Covalente MÓDULO 07 Página 254 Prof. Callegaro.
Ligações metálica, iónica e covalente
Objetivos Compreender o significado do termo propriedades periódicas; Compreender a utilidade da Tabela Periódica; Compreender a causa de irregularidades.
Unidade Curricular: Química Fase: 1
TABELA PERIÓDICA WEBERQUÍMICA. Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos elementos semelhantes juntos, tendo desta maneira o desenvolvimento.
1. Ligações Químicas Prof. Marcel Piovezan
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
MATERIAIS SEMICONDUTORES 1. 2 Isolantes, Semicondutores e Metais Isolante – é um condutor de eletricidade muito pobre; Metal – é um excelente condutor.
AULA: Tabela Periódica
Campus Manaus Distrito Industrial Prova Didática Candidata: M.a Samirimi Januario Silva IFAM Edital Nº 12/ Professor Substituto de Química.
Transcrição da apresentação:

Classificação Periódica dos elementos Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto Unidade: II

A descoberta da lei periódica Descoberta de elementos e compostos com semelhanças e tendências em suas propriedades ? Qual seria a relação entre as massas atômicas e as outras propriedades

Desenvolvimentos preliminares As tríades de Döbereiner. O parafuso telúrico de Chancourtois. As oitavas de Newlands Lothar Meyer – Desenvolvimento de uma tabela contendo 50 elementos. Dimitri Mendeleev – Apresentou em 1869 uma outra versão de tabela periódica, melhorando-a nos anos seguintes e em 1871 publicou uma nova versão.

Predições de Mendeleev para o eka-silício (germânio) Propriedade Eka-silício (E) Germânio Massa molar (g. mol-1) 72 72,59 Densidade (g. cm-3) 5,5 5,32 Ponto de fusão (0C) Alto 937 Aparência Cinza Óxido EO2; densidade 4,7 g/cm3 GeO2; densidade 4,23 g/cm3 Moseley

O que estabelece a lei periódica Periodicidade: Uma descrição moderna ? O que estabelece a lei periódica Quando os elementos são listados sequencialmente, em ordem crescente do número atômico, é observada uma repetição periódica em suas propriedades.

A tabela periódica moderna Períodos: Filas horizontais numeradas de 1 a 7 Grupos: Colunas numeradas de 1A a 8A ou de 1 a 18. Grupos representativos Grupos de transição

A tabela periódica dos elementos

A periodicidade nas configurações eletrônicas A periodicidade nas propriedades dos elementos é o resultado da periodicidade nas configurações de seus átomos. Os períodos tem início com um átomo de configuração ns1. Os seguintes terão configuração ns2 Cada período é iniciado pela adição de um elétron na nova camada Número de camadas eletrônicas e período do elemento. Camada de valência e grupo do elemento Camada de valência – Camada externa do átomo

A tabela periódica e a ordem de preenchimento

Propriedades periódicas dos elementos químicos Raio atômico 412 1 pm = 10-12 m

Variação dos raios atômicos dos elementos ao longo dos períodos

Raio Atômico

Como explicar o decréscimo do raio atômico ao longo do período? E com relação aos grupos da tabela periódica?

Energia de ionização - EI Energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo isolado, no seu estado fundamental. Quando um átomo no estado fundamental absorve energia, seus elétrons podem ser transferidos de um nível para outro mais afastado do núcleo. Se a energia for suficientemente alta, será possível arrancar um elétron do átomo em questão, transformando-o num íon positivo. Na(g) + EI  Na+ + 1e- (11p e 11e-) (5,1 eV)

Gráfico das primeiras energias de ionização dos elementos

A energia de ionização diminui à medida que descemos em um grupo A energia de ionização diminui à medida que descemos em um grupo. Isso significa que o elétron mais externo é mais facilmente removido ao descermos em um grupo. Geralmente a energia de ionização aumenta ao longo do período. Por que isto acontece?

Afinidade Eletrônica (AE) Um átomo também pode receber um elétron produzindo um íon negativo: Este processo é normalmente acompanhado por uma liberação de energia, e tal quantidade mede o quão fortemente o elétron se liga ao átomo

A Afinidade Eletrônica é quantidade de energia, envolvida no processo em que um átomo isolado gasoso, no seu estado fundamental, recebe um elétron, formando um íon negativo. A quantidade de energia liberada pelo átomo ao receber elétron será tanto maior quanto mais fortemente o elétron atraído se ligar ao átomo. Cl(g) + 1 e-  Cl-(g) + E (17p+ e 17e-) (recebe e-) (17p+ e 18e-) Energia liberada (3,61 eV)

Densidade Num grupo, a densidade aumenta, de maneira geral, de acordo com o aumento das massas atômicas, ou seja, de cima para baixo. Num mesmo período, de maneira geral, a densidade aumenta das extremidades para o centro da tabela. d ósmio = 22,5 g/cm3

Ponto de fusão (PF) e Ponto de ebulição (PE) Nas famílias IA e IIA, os elementos de maiores PF e PE estão situados na parte superior da tabela. Na outras famílias, os elementos com maiores TF e TE estão situados geralmente na parte inferior da tabela. Num mesmo período, de maneira geral o PF e a PE crescem das extremidades para o centro da tabela.

PF do tungstênio (W) = 3 410 ºC. O carbono, por formar estruturas com grande número de átomos, apresenta PF (3550 ºC) e PE (4287 ºC) elevados.

A periodicidade nas propriedades físicas Metais e não-metais: Metais Bons condutores de calor e de eletricidade, são maleáveis e dúcteis, tem alta refletividade e um brilho característico, chamado, Brilho metálico. Não-metais São maus condutores térmicos e elétricos, no estado sólido são quebradiços, e não exibem alta refletividade ou brilho metálico. *Semimetais Apresentam propriedades intermediárias às dos metais e não-metais

26

Funções biológicas de alguns elementos