a pressão alta-Hipertensão arterial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Entendendo a Pressão Alta.
Advertisements

ATEROSCLEROSE Profa Flávia Guedes
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.
Prevenindo a Hipertensão
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
Colesterol.
Diabetes.
HIPERTENSÃO ARTERIAL - INTRODUÇÃO
ACERTANDO NA ESCOLHA NO CAFÉ DA MANHÃ
10 dicas para uma alimentação saudável
Colesterol (LDL x HDL).
Para que serve o sangue? É através da circulação sanguínea que suprimos a necessidade das células do organismo. O sangue oferece o combustível para a vida,
“COMO TER UMA VIDA SAUDÁVEL
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: SAÚDE E BELEZA DA MULHER
O que é a doença renal crónica?
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Cuidando do coração.
Exercício de Fixação Junho 2009
ÁLBUM SERIADO MANTOVANI, M.F.; MAZZA, V.A.; PINOTTI,S.; LUNARDON, A. HIPERTENSÃO. Curitiba: PROEC/UFPR, 2006.
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Hoje é dia mundial do coração! VOCÊ ESTÁ SABENDO CUIDAR DE MIM?
DIABETES Thamirys Marinho.
O que é o Colesterol ? Porém o excesso no sangue pode ser fatal!
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
HIPERTENSÃO.
Entendendo a Pressão Alta.
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
HIPERTENSÃO.
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
ALTOS ÍNDICES RELACIONADOS A SAÚDE DO TRABALHADOR
Quais são as funções do rim?
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
INFORMÁTICA APLICADA I
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Dieta pré e pós-transplante
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
Doenças Cardiovasculares
Caso Clínico Hipertensão Arterial.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
HIPERTENSÃO ARTERIAL Katia Cristina Braga.
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Alimentos Saudáveis.
OBESIDADE Docente: Karla Tonini.
HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA
Hipertensão arterial Vívian Coura.
Minerais.
Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Entendendo a Pressão Alta.
SÍNDROME NEFRÓTICA.
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES
Ciências Naturais – 9.o ano
1 Oficina de auto cuidado com o pé diabético
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
Entendendo a Pressão Alta.
Entendendo a Pressão Alta.
Entendendo a Pressão Alta.
Entendendo a Pressão Alta.
Transcrição da apresentação:

a pressão alta-Hipertensão arterial Entendendo a pressão alta-Hipertensão arterial

O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL?  É uma síndrome, causada por vários fatores, como tendência genética, excesso de consumo de sal, stress, problemas hormonais e renais.     É caracterizada pelo aumento da "Pressão" dentro das artérias acima de 135 por 85 mmHg (vulgarmente, treze por oito milímetros de mercúrio). www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL?  Afeta mais negros que brancos sendo mais grave nos negros; Genética-hereditária; 35% dos adultos = maior que 40 anos; Aumenta risco acima de 65 anos; Obesos e fumantes :mais propensos www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

Quais os sintomas da Pressão Alta?      Todos e nenhum. De cada dez pessoas que sofrem um derrame, apenas UMA teve sintomas antes.    Dor de cabeça, dor na nuca, palpitações, cansaço, náuseas,escotomos,tonturas.    Por isso tome sempre o remédio e verifique sua pressão com frequência.

Assim como todos os rios correm para o mar, o sangue corre sempre para o coração. www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

artérias O sangue sai com força do coração, percorre “quilômetros” de artérias e volta ao coração trazido pelas veias. veias 14 www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

Para que o sangue possa circular pelo corpo é necessário que uma bomba (o coração) faça força (pressão) para empurrar este sangue por dentro das artérias.

Ao passar dentro das artérias o sangue encontra uma resistência (pressão), provocada pelo atrito. Quanto mais estreita é a artéria, maior a resistência (pressão) à passagem do sangue.

A força do coração para bombear o sangue é chamada de pressão máxima, ou sistólica.

A resistência que a artéria oferece à passagem do sangue é chamada de pressão mínima, ou diastólica.

Desta forma, quando o médico diz que sua pressão é 12 por 8, ele está informando que a pressão (força) exercida pelo seu coração para empurrar o sangue pelas artérias é igual a 12 milímetros de mercúrio (mmHg) e que a pressão (resistência) que suas artérias estão oferecendo à passagem do sangue é de 8 mmHg. www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

Sintomas: -dor de çabeça; -tonturas; -escotomos; -vômitos,enjoos; -dores no corpo.

A pressão arterial depende da largura (calibre) da artéria. Artérias com calibre normal permitem que as pressões máxima e mínima sejam também normais. Se o calibre da artéria se estreitar, aumenta o atrito do sangue e a pressão mínima; o coração terá que fazer mais força para empurrar o sangue dentro da artéria, aumentando a pressão máxima. artéria estreitada artéria normal pressão aumentada pressão normal

Veja os exemplos: Artéria com calibre normal. O sangue passa sem dificuldade. Pressão arterial normal, tipo 12 x 7. Neste caso, a força que o coração faz - pressão máxima - está normal, porque a artéria tem calibre adequado e não faz grande resistência à passagem do sangue (pressão mínima normal).

Artéria com calibre reduzido. O sangue passa com dificuldade. Pressão arterial alterada, tipo 18 x 10. Quando o calibre da artéria fica reduzido aumenta a resistência à passagem do sangue e, conseqüentemente, se eleva a pressão mínima. Quando a pressão mínima se eleva, o coração tem que fazer muito mais força para empurrar o sangue, e, conseqüentemente, se eleva também a pressão máxima.

A hipertensão arterial   A hipertensão arterial (ou pressão alta) tem sua origem no estreitamento do calibre das artérias (e conseqüente aumento de pressão), o que obriga o coração a também aumentar sua pressão para poder empurrar o sangue por dentro destas artérias estreitadas.

Quando a pessoa para de tomar os medicamentos a pressão volta a ficar alta. Isto acontece porque o remédio não está atuando sobre a causa da hipertensão (não se sabe qual é), mas sim sobre seus efeitos (o estreitamento da artéria).

Quem tem pressão alta geralmente pode, a critério médico, deixar de tomar remédios (e manter sua pressão normal) se:  reduzir o peso corporal e mantê-lo normal praticar exercícios físicos regulares, tipo caminhadas (de preferência todos os dias), por no mínimo 30 minutos. usar bebida alcoólica com muita moderação. NUNCA fumar. Evitar alimentos com muito sal e gordura.

 A pressão alta está se tornando também uma doença das crianças, porque elas estão engordando e comendo muito sal (sanduíches, pipocas, biscoitos, etc).

(hipertensão arterial) PRESSÃO ALTA (hipertensão arterial) SE VOCÊ NÃO TEM, CUIDE PARA EVITAR. SE VOCÊ TEM, CUIDE PARA CONTROLAR.

Medidas comprovadamente eficazes: - Redução do peso corporal;     Redução da ingestão de sódio;     Maior ingestão de alimentos ricos em potássio (feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja);     Redução do consumo de bebidas alcoólicas;     Exercícios físicos aeróbicos regulares (30 minutos de caminhadas diárias);  

Medidas comprovadamente eficazes: Parar de fumar;        Controlar o colesterol;        Promover suplementação de cálcio;        Controlar o diabetes;        Promover uma dieta rica em fibras;        Adotar medidas antiestresse (meditação, massagem, ioga, tai chi chuan, pescaria, trabalhos manuais, trabalhos voluntários, etc);        Evitar drogas que elevem a pressão (antiinflamatórios, anticoncepcionais, antidepressivos, anti-histamínicos, cocaína, moderadores de apetite, etc).  

Medidas comprovadamente eficazes: Adotar uma dieta baixa em calorias, balanceada, evitando o jejum e as dietas “milagrosas”; Consumir menos de 300 mg de colesterol por dia. O consumo de gorduras saturadas não deverá a ultrapassar a 10% do total de gorduras ingeridas; Redução do consumo de sal a menos de 6g/dia (1 colher das de chá);  Evitar açúcar e doces; Preferir ervas, especiarias e limão para temperar os alimentos;

Medidas comprovadamente eficazes: Ingerir alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados; Utilizar alimentos ricos em fibras (grãos, frutas, cereais integrais, hortaliças e legumes preferencialmente crus); Evitar: alimentos industrializados (ketchup, mostarda, shoyo, caldos concentrados); embutidos (salsicha, mortadela, lingüiça, presunto, salame, paio); conservas (picles, azeitona, aspargo, palmito); enlatados (extrato de tomate, milho, ervilha); bacalhau, charque, carne seca e defumados; aditivos (glutamato monossódico) utilizados em alguns condimentos e sopas empacotadas; queijos em geral;

Medidas comprovadamente eficazes: Evitar alimentos ricos em colesterol e/ou gorduras saturadas:        Porco (banha, carne, bacon, torresmo);        Leite integral, creme de leite, nata, manteiga;        Lingüiça, salame, mortadela, presunto, salsicha, sardinha;        Frituras com qualquer tipo de gordura;        Frutos do mar (camarão, mexilhão, ostras);        Miúdos (coração, moela, fígado, miolos, rim);        Pele de frango, couro de peixe;

COMPLICAÇÕES INSUFICIÊNCIA RENAL AVC ISQUEMIA CEREBRAL ICC IAM