Primeiro Técnico Histórico de Internet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Internet.
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
Transmissão de pacotes
HISTÓRIA DA INTERNET.
Informática na Educação
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
INTERNET HISTÓRIA.
1 Camada de redes: Interoperabilidade com IP. 2 Enlaces entre duas máquinas.
Medidas de Posição e Dispersão
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Conceitos Básicos de Internet
Crescimento das redes de computadores
ATENDEM A CONSULTAS DE 550 MILHÕES DE INTERNAUTAS.
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
À TECNOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE FÍSICA
Escola QI – Disciplina de Internet – Aula1. Prof. Luciano Monteiro
Aula 01: Arquitetura TCP/IP
3 – Projeto Lógico da Rede
Sistemas Operacionais
A grande rede mundial de computadores
Há milênios atrás o instrumento de calcular era o ÁBACO
Internet.
SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA
Escola EB 2/3 Sophia Mello Breyner EFA NS
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Ricardo de Macedo Graduando em Tecnólogo em Web Designer pela Universidade Braz Cubas
Enrique P. L. de Oliveira Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Modelos de Referência Profa. Andréa Chicri Torga Adaptações
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Salas de Matemática.
Arquitetura de computadores
Lembra algumas curiosidades da História da Internet…
O mundo ao alcance de um clique.
Prefácio Patterns in Network Architecture Fundamentos para a Arquitetura de Redes 1 Arquitetura de Redes (2013.1)
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
Técnico em Informática
Internet desde os anos 60 Trabalho realizado por:
A História Da Internet & A Evolução
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
O “Inegável” Mundo Da Internet.
Curso de Redes de Computadores Aula 02 FATEC SBC ISMAEL MOURA PAREDE.
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Internet Curso de Formação de Praças CFP 2006/2007.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
INTERNET BÁSICA.
O mundo ao alcance de um clique. INTERNET E REDES SOCIAIS.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
E-commerce Carlos Freire.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Há milênios atrás o instrumento de calcular era o ÁBACO.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
A História da Internet Trabalho realizado por: -Paulo Ponte nº 23 -Ricardo Ramos nº 26.
Uso Educativo da Internet. O que é Internet? É uma rede mundial de computadores interligados, que permite trocar informações dos mais variados assuntos,
Internet - Evolução Sofia Margarida Parreira Rodrigues HOME Última página Introdução Internet Service Providers Protocolos Software para Internet Génese.
A evolução da Internet Rodrigo Melo Génese da Internet A Expansão Da Internet Fornecedor de acesso à internet service providers Contas de utilizadores.
A História da INTERNET.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

Primeiro Técnico Histórico de Internet

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: O desenvolvimento dessas redes e dos protocolos teve como objetivo inicial atender necessidades militares do governo americano.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: 1968 - Foi desenvolvido pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) o primeiro backbone. O objetivo desse projeto era interligar as universidades e também a área militar.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáxica.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Desenvolvida pela empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, com o objetivo de conectar os departamentos de pesquisa, esta rede foi batizada com o nome de ARPANET.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Se a antiga URSS resolvesse cortar a comunicação da defesa americana, bastava lançar uma bomba no Pentágono, e esta comunicação entrava em colapso, tornando os Estados Unidos extremamente vulnerável a mais ataques.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: A ARPANET foi desenvolvida exatamente para evitar isto. Com um Back Bone que passava por baixo da terra (o que o tornava mais difícil de ser interrompido), ela ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Nos anos 1970, as universidades e outras instituições que faziam trabalhos relativos à defesa tiveram permissão para se conectar à ARPANET. Em 1975, existiam aproximadamente 100 sites.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Os pesquisadores que mantinham a ARPANET estudaram como o crescimento alterou o modo como as pessoas usavam a rede. Anteriormente, os pesquisadores haviam presumido que manter a velocidade da ARPANET alta o suficiente seria o maior problema, mas na realidade a maior dificuldade se tornou a manutenção da comunicação entre os computadores (ou interoperação).

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: No final dos anos 1970, a ARPANET tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado de Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado. Em um sistema de comutação de pacotes, os dados a serem comunicados são divididos em pequenas partes.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Essas partes são identificadas de forma a mostrar de onde vieram e para onde devem ir, assim como os cartões-postais no sistema postal. Assim também como os cartões-postais, os pacotes possuem um tamanho máximo, e não são necessariamente confiáveis.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Os pacotes são enviados de um computador para outro até alcançarem o seu destino. Se algum deles for perdido, ele poderá ser reenviado pelo emissor original. Para eliminar retransmissões desnecessárias, o destinatário confirma o recebimento dos pacotes.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Depois de algumas pesquisas, a ARPANET mudou do NCP para um novo protocolo chamado TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol) desenvolvido em UNIX.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: A maior vantagem do TCP/IP era que ele permitia (o que parecia ser na época) o crescimento praticamente ilimitado da rede, além de ser fácil de implementar em uma variedade de plataformas diferentes de hardware de computador.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: Em 1990 a Internet é composta de aproximadamente 50.000 redes internacionais, sendo que mais ou menos a metade delas nos Estados Unidos.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T :: A partir de julho de 1995, havia mais de 6 milhões de computadores permanentemente conectados à Internet, além de muitos sistemas portáteis e de desktop que ficavam online por apenas alguns momentos.

 A   H I S T Ó R I A   D A   I N T E R N E T    

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T BRASIL A história da Internet no Brasil começou bem mais tarde, só em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T BRASIL Somente em 1995 é que foi possível, pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, a abertura ao setor privado da Internet para exploração comercial da população brasileira.

A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T BRASIL Ligações dos backbones 2002

ATIVIDADE - A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T 1 – Qual foi o objetivo de contruir a internet? 2 – Qual foi objetivo da construção dos backbones? 3 – Por que foi criada a decentralização das informações pelo pentagono? 4 – Por que foi desenvolvido a ARPANET? 5 – Quais são os fatos da internet que marcaram o ano de 1970?

ATIVIDADE - A H I S T Ó R I A D A I N T E R N E T 6 - Pesquise uma figura que possua o mapa do backbones no Paraná: 7 – Pequise uma figura que possua o mapa dos backbones mundial: 8 - Pequise uma figura que possua o mapa dos backbones do Brasil: