Domínios Morfoclimáticos e as Formações Vegetais (biomas) do Brasil e do mundo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Advertisements

Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
G12 – A cobertura vegetal brasileira
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Floresta Equatorial Densa, fechada Árvores altas Latifoliada
PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
Conceito elaborado por Aziz Ab’Saber Síntese das paisagens naturais do País São resultado da combinação ou interação dos elementos do quadro natural.
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
CLIMAS NO BRASIL Profª. Carolina Bono. INTRODUÇÃO O clima que predomina no Brasil é o tropical, isso devido a sua localização geográfica, pois está próxima.
Domínios Morfoclimáticos. Vegetação do Brasil Floresta Tropical Litoral do Brasil: Mata Atlântica Reduzida a menos de 10%. Latifoliada, ombrófila, densa,
Extrativismo vegetal Amazônia, a maior fábrica florestal em cosméticos,remédios e etc.
TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.
Vegetação. Mata Equatorial Amazônico Mata do Igapó, Mata falsa ou caaigapó Mata de Várzea Caaetê ou Mata terra firme -higrófila, latifoliada, perene,
Vegetação do Brasil Lucas e katiane. Floresta Amozonica ● É a maior floresta do mundo, com grande variedade de plantas e animais compacta, fechada, com.
Sucessão Ecológica e Biomas do Brasil Profª Cinthia Costa
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Aula 4 Paisagens do Brasil.
PANTANAL O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com.
REGIÃO NORDESTE A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais Humanos / demográficos Econômicos A segunda região mais populosa É a região brasileira.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
Biomas. Bioma Bioma vem do grego BIO é vida; OMA é conjunto ou estrutura.
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES
A VEGETAÇÃO É O ESPELHO DO CLIMA
Biomas Terrestre.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
COLÉGIO MAUÁ Vegetação (Biomas).
Vegetação Brasileira.
Colégio Jesus Maria José
REGIÃO CENTRO-OESTE Geografia 5º Ano Unidade 7
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
A dinâmica da natureza e as diferentes paisagens
Biomas.
5º ano IN-TECH Tecnologia e Educação MATA ATLÂNTICA.
Domínios morfoclimáticos
Biomas brasileiros.
Os principais climas.
OS GRANDES BIOMAS TERRESTRES
A região Norte do Brasil
REGIÃO CENTRO-OESTE.
REGIÃO NORTE.
Região Nordestina Cap. 9.
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Vegetação do Brasil BIOGEOGRAFIA FATORES Zoogeografia Fitogeografia
Ecossistemas brasileiros
Formação vegetal 6º Ano.
A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
As Paisagens do continente americano
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Brasil: Posição Geográfica Pontos Extremos
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
Temas: Geografia Física Prof. Mauro Vranjac geografiam.wordpress.com
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Sub-regiões do Nordeste
Biomas Brasileiros.
Vegetação Brasileira.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
Vegetação do Brasil BIOGEOGRAFIA FATORES Zoogeografia Fitogeografia
CLIMAS e PAISAGENS NATURAIS
Vegetação e Domínios Morfoclimáticos Brasileiros
FORMAS DE POLUIÇÃO HÍDRICA Poluição Industrial Esgoto doméstico (cloacal) Poluição Térmica Poluição Sedimentar Poluição Agrícola Maré Negra Maré.
Formações Vegetais e seus problemas
Vegetações.
Extrativismo vegetal Amazônia, a maior fábrica florestal em cosméticos,remédios e etc.
Prof: Marcus Ferrassoli
ALUNOS: RIVELINO MARIA VITORIA ALISSON. Vegetação e Flora Mata de terra firme: Localiza- se em áreas mais elevadas, não atingidas por inundações periódicas.
Transcrição da apresentação:

Domínios Morfoclimáticos e as Formações Vegetais (biomas) do Brasil e do mundo

Domínio Morfoclimático Conceito elaborado por Aziz Ab’Saber Síntese das paisagens naturais do País São resultado da combinação ou interação dos elementos do quadro natural (estrutura geológica, vegetação, relevo, clima, hidrografia e solos) O mapa do prof. Aziz destaca os elementos do quadro natural associados às alterações provocadas pela ocupação humana através das atividades extrativas, agropecuárias e urbano-industriais.

As Formações Vegetais do Brasil

Formações Florestais ou Arbóreas Floresta latifoliada equatorial – Amazônica Floresta latifoliada tropical– Mata Atlântica Mata de Araucária Mata dos Cocais Matas Ciliares ou Galerias

Floresta Amazônica Latifoliada Higrófita Perenefólia Heterogênea Ombrófila Intenso processo de devastação Subdivisão da Fl. Amazônica: Mata de Igapó, Mata de Várzea e Mata de Terra Firme

Causas do desmatamento na Amazônia legal O avanço da pecuária, A expansão da soja (expansão da fronteira agrícola), Grilagem de terras públicas, Abertura de estradas clandestinas por madeireiras, Pavimentação de rodovias da região gera polêmica pois o desmatamento foi mais intenso ao longo dos eixos rodoviários ( pavimentação da BR 163 Cuiabá-Santarém tem provocado protestos) Ausência de ações que possam efetivar a implantação de áreas protegidas.

Floresta Amazônica Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Mata de terra firme: ocupa a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar).

Floresta Amazônica

Mata de Igapó

Mata de Várzea

Mata de Terra Firme

Mata Atlântica Floresta úmida de encosta Heterogênea Higrófita Perenifólia Latifoliada Sofreu intenso processo de devastação (hoje restam apenas cerca de 5% da formação original)

Causas da devastação da Mata Atlântica expansão da indústria, da agricultura, do turismo, e da urbanização; construção de hidrelétricas.

Mata de Araucária Floresta Subtropical Aciculifoliada Mais homogênea Aberta Principais produtos do extrativismo vegetal: madeira e erva-mate Intensamente explorada para produção madeireira, fabricação de papel e celulose Predomínio do pinheiro-do-paraná

Mata dos Cocais Mata dos Cocais (babaçuais, carnaubais, buritis entre outros) No Maranhão, Piauí, parte de Tocantins e Ceará, encontram-se as palmeiras babaçu, carnaúba e buriti: espécies que apresentam importante valor econômico para as indústrias de óleo e de gorduras vegetais. Apresenta-se na transição entre a Amazônia e a região Nordeste, entre os climas equatorial, semi-árido e tropical

Formações Arbustivas e Herbáceas Caatinga Campos Cerrado

Caatinga Típica do clima semi-árido do sertão nordestino Plantas xerófitas Raízes longas Casca grossa Espécies caducas

Desmatamento da caatinga 45,4% da área original já foi desmatada É um bioma muito vulnerável e será muito mais afetado pelas mudanças climáticas Causas: produção de lenha para as siderúrgicas de MG e ES e cerâmicas no NE Desmatamento pulverizado

Cerrado ou Savana do Brasil

CERRADO Dois estratos vegetais: um arbustivo e outro herbáceo; Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; As raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca) em solos lateríticos, pobres e ácidos; As cascas destas árvores são duras e grossas; Vegetação típica de clima tropical semiúmido com duas estações bem marcadas, um inverno seco e um verão chuvoso. Sua área de ocorrência é o Brasil central.

Tradicionalmente utilizado pela pecuária, o cerrado tem sido ocupado pela monocultura da soja, responsável pela descaracterização dessa cobertura, que já representou cerca de 25% do território brasileiro.

Campos- formação típica de áreas com topografia suave.

Formações Complexas Complexo do Pantanal Mangue

Complexo do Pantanal É a maior planície inundável do mundo. Ocupa uma área de 150.000 km², englobando do sudoeste de Mato Grosso ao oeste de Mato Grosso do Sul até a fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Nicho ecológico--- Reserva mundial da Biosfera. Síntese das formações vegetais do Brasil.

Mangues

mANGUE É uma formação vegetal composta de arbustos e espécies arbóreas que ocorrem em áreas de lagunas e restingas ao longo de todo o litoral. Nessa formação vegetal predominam troncos finos e raízes aéreas e respiratórias (ou raízes-escora), adaptadas à salinidade e a solos pouco oxigenados.

MANGUE Por ser rico em matéria orgânica, tem papel muito importante na reprodução e no abrigo de espécies da fauna marinha. Tradicionalmente, no mangue se realiza, como atividade econômica, a pesca de caranguejo. Sofre a ação destrutiva do turismo predatório, da ocupação imobiliária e da poluição provocada por esgotos.

Novo código florestal põe em risco os manguezais Antes- considerados APPs Novo código permite desmatar 10% dos manguezais do AP, PA e MA e 35% nos demais estados para criação de camarão e salinas. Impactos sobre 70% das espécies pescadas no litoral brasileiro

NOVO CÓDIGO FLORESTAL( 25/05/2012) RESERVA LEGAL- Floresta Amazônica- 80%, Cerrado -35%, demais biomas, 20%.

Hotspots É toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original.

Biomas temperados e frios Florestas Temperadas – caducifólias Florestas de Coníferas - Taiga ou Floresta Boreal Tundra