OLIMPÍADAS DE PEQUIM – 2008 ABERTURA – SIMBOLISMO CULTURAL DA APRESENTAÇÃO MÚSICA: Chinese Classical Music.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Advertisements

«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
TUDO O QUE HÁ AQUI VOCÊ ESTUDOU DURANTE TODO O SEMESTRE.
Acreditar e agir Procura-se o Autor.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
A tradição cultural da China : a.C.
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
A IMORTALIDADE D’ALMA…
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
DESPEDIDA DUM GÉNIO CLIQUE.
Music: Holding your hand
A Pintura.
construção da felicidade
Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos.
A IMORTALIDADE D’ALMA…
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO TEXTOS: Autores Diversos
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO
Bom dia ! Um dia conversando com um mestre Chinês, ele me disse, “ Meu filho, você precisa morrer para o velho, para poder nascer para o NOVO”, meio.
Aprender escrever um bocadinho do chinês
Uma arte que expressa riqueza e poder
Primeira Parte Rolagem automática Ninho de Pássaro - Pequim - China 2008.
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
ESTÉTICA Arte e realidade
Grécia uma cultura fantástica
ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
Trabalho realizado por: João Silva nº6 Joel Campos nº8
A nossa oração é pública e universal
CARTOGRAFIA Etmologia: Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) Conceito: "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações.
CHINA MÚSICA: Chinese Classical Music.way TEXTOS: Confúcio e Lao-Tsé
ARTE DA IMAGEM, ARTE DA MÚSICA E ARTE DO PENSAMENTO - MEDITAÇÃO
Revisão para Avaliação I
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
Cdu – Classificação Decimal Universal
Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
IMIGRANTES ITALIANOS GUSTAVO E BERNARDO PROF MARCELI TURMA 42.
História do Design Gráfico introdução. Design Gráfico e Comunicação Visual; origem / finalidade / conseqüências; Design Gráfico é a atividade que envolve.
MENSAGENS REFLEXIVAS A LIMITAÇÃO DOS NOSSOS SENTIDOS
By Paulo Roberto Gaefke
A ARTE GREGA.
Autor da vida.
Ritmos Afro-brasileiros
Vou te contar como o livro surgiu É uma história antiga... vem cá!
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
O estuo do universo Jornada nas estrelas.
“O perfeito louvor vos é dado
Eis o Cordeiro de Deus.
Origami.
ARTE EGÍPCIA.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
ITÁLIA As cores da bandeira italiana significam:
PINCEL DIVINO MENSAGENS PARA REFLEXÃO
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
FILOSOFIA.
O aparecimento da escrita e seus possíveis suportes e formatos
EXTREMO ORIENTE. EXTREMO ORIENTE CIVILIZAÇÃO EXCLUSIVA DO VEGETAL.
Professor Romildo Tavares – Capítulo 01
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Introdução e Um pouco de História da mtc(medicina tradicional chinesa)
O que é globalização ?.
A IMORTALIDADE D’ALMA… UBERTO RHODES CONHECE-TE A TI PRÓPRIO E SERÁS IMORTAL... “Alguns séculos antes de Cristo, vivia em Atenas, o grande filósofo Sócrates.
Autor da vida Paulo Roberto Gaefke.
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
O conhecimento na antiguidade
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
A ARTE GREGA.
Dinastias e legado..   Os primeiros humanos se fixaram há cerca de 30 mil anos;  Em 5000 a.c. surgem as primeiras aldeias a margem dos rios;  Desenvolvimento.
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
Transcrição da apresentação:

OLIMPÍADAS DE PEQUIM – 2008 ABERTURA – SIMBOLISMO CULTURAL DA APRESENTAÇÃO MÚSICA: Chinese Classical Music

A China é hoje, indubitavelmente, o país do mundo com a mais longa história contínua. Aqui poderá encontrar a mais elementar informação sobre o Império do Meio, Zhong Guo, cuja civilização e cultura influenciou todos os países vizinhos, como a Coréia, o Japão e a península da Indochina. Um Sonho Realizado

É importante recordar que a este multimilenar império se devem a invenção do papel, a descoberta da seda, do magnetismo e, por inerência, da bússola, da pólvora, dos caracteres móveis que permitiram a impressão de livros e a acupuntura. Um Sonho Realizado

Assim era a corte dos Tang cujos trajes e estilos de penteado iriam influenciar os trajes da Coreia e dar origem ao Kimono japonês modificado na sua versão inicial do período Heian ( ) da Antiguidade nipónica.

O rolo de papel onde simbolicamente assenta toda a cultura chi- nesa, suporte para a escrita caligráfica e para a pintura, serve de outro palco a todo o desenrolar do espectáculo.

Embora não se evoque no espetáculo, não podem ser esquecidos nomes como Lao Tsu o fundador do Taoísmo e autor do Tao Te Qing (séc.VI AC) e Sun Tsu (séc. VI AC) o autor do mais antigo manual militar. A Arte da Guerra ambos escritos ainda em tiras de bambu atadas entre si, já na forma de rolo.

De extraordinária beleza austera, discípulos de Confúcio (também do séc. VI AC) desfilam com os rolos de bambu contendo os quatro clássicos.

Confúcio e os seus ensinamentos, entre os quais os Analectos, vem estruturar a sociedade chinesa de forma definitiva, dando ao coletivo importância superior ao individual, e lembrando os deveres de todas as classes, entre os quais o respeito pelos mais velhos, os deveres dos pais para com os filhos e dos filhos para com os pais.

Ainda hoje, cada aldeia mantém no seu templo um livro de descendentes, verdadeira árvore genealógica, permitindo a cada chinês saber, ao longo dos séculos, quem foram os seus antepassados. Esta teia familiar é ainda hoje de extrema importância na organização e estruturação dos imigrantes chineses.

Toda a cultura chinesa e o seu modo de expressão são simbólicos. Tendo sido sempre um país onde o coletivo é superior ao indivíduo.

Este fantástico número de centenas de tambores luminosos, tocados em únissono, embutidos em réplicas de antigos vasos rituais de bronze, transmitiram esse coletivo de forma brilhantemente criativa, casando com extraordinária felicidade o antigo com o novo.

Eis senão quando surgem os caracteres móveis, invenção de um Magistrado de nome Wang Cheng em 1313, que encomenda a um artesão carac- teres móveis gravados em blocos de madeira. Zhang Yimou reinventa a mobilidade dos caracteres criando movimentos rítmicos e palavras, numa nova afirmação de criatividade.

O carimbo-selo chinês autenticava os documentos e era irrepetível. Os seus acidentes de gravação eram minuciosamente examinados como forma de autenticação.

O próprio logotipo dos Jogos Olímpicos de Pequim assenta no carimbo-selo, que era aplicado com tinta vermelha sobre a carta ou a obra caligráfica ou pictórica. Dos caracteres móveis aos carimbos florescendo cerejeiras, vai a mensagem da riqueza cultural chinesa.

Este belíssimo quadro de marionetas representando a ópera chinesa, com músicos sobre um estrado transportado por centenas de figurantes, alude às artes musicais e de palco com extraordinária concisão e sem excessos desnecessários.

Novo quadro aludindo às viagens do Almirante Zheng He que comandou navios gigantescos durante a dinastia Ming tendo chegado às costas de ÁfricaZheng He

De novo um momento fantástico no qual os remos ora ondulam ora remam em direcção ao Ocidente. Sem confrontos, a China lembra que também viajou até à África Oriental. Contudo há teorias de que Zheng He teria feito muito mais.

Diagrama comparativo de um barco chinês com uma caravela Portuguesa.

As colunatas dos túmulos dos Imperadores Ming alinham-se perante o rolo inicial, cenário e suporte de uma cultura multimilenar.

O ninho de andorinha, belíssima sopa chinesa, igualmente continente feito de inhame frito, dentro do qual se servem camarões, caju, e vegetais, constitui a estrutura do estádio que assim abre aos céus as delícias da cultura chinesa.

Eis o ninho construído por centenas de participantes, num notável exemplo das coreografias apresentadas.

Belíssimo momento do Tai Qi Quen (leia-se Tai Chi Chuen) onde centenas de participantes se movem em círculos e espirais perfeitas. Em chinês, Tai Qi significa Universo, e o número começou com alguns participantes a moverem-se enquanto o bordo superior do estádio e hologramas mostra- vam energias a circular

Desde muito cedo que os Chineses, por via do Taoísmo, compreen- deram que o homem é parte de um todo. Esse todo ao qual o homem pertence, é, na terra, a Natureza. Daí que o círculo repre- senta o Universo, o Céu.

Vem da idade do bronze da China a descoberta da acupuntura e dos sistemas de energia que percorrem o corpo humano. Foram descobertas agulhas de bronze e crânios sujeitos a trepanações datados do período do bronze.

Tian Tan, o altar celestial, é uma construção em Pequim, devidamente orienta- da, onde o círculo representa o Universo ou Céu, e onde, duas vezes ao ano, os Imperadores se dirigiam para ofertar aos céus, pedindo boas colheitas.

O globo que ascende é, assim, o corolário de tudo e do Universal, aqui visto num belíssimo azul.

Spielberg retirou-se da direcção dos espectáculos. Zhang Yimou deu- lhe a legitimidade e credibilidade que só um chinês poderia dar à expres- são da sua cultura. O mundo ficou a ganhar com essa genuinidade e criatividade. Zhang Yimou

IMAGENS E TEXTOS: Recebidos da internet. Site: FORMATAÇÃO: J. Meirelles Site: jmeirelles.wordpress.com