WEBQUEST PLANETA TERRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vitrina - Animais em extinção
Advertisements

WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
Ecologia.
Geografia Geral.
AULA DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
Camadas da Terra TERRA de uma maneira lúdica e harmônica A NATUREZA (Música) Desenvolvimento (Transparências) Avaliação (Letra da Música) Conclusão (aprendizado.
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
E.B 1 de Fornos de Algodres
ESCOLA ESTADUAL: REYNALDO MASSI CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
A ÁGUA EM NOSSA VIDA HIDROSFERA.
Aplicando novas ferramentas
Os presidentes do meu Brasil
Diversidade de mamíferos
SING SING SING SING.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
A Matemática da cesta básica
PLANO DE AULA 7ª SÉRIE.
Professora Simone Araujo Silva
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O solo e as rochas.
Os Astros.
Webquest Citologia e Organelas Citoplasmáticas
WEBQUEST BACTÉRIAS E VÍRUS
PLANETA TERRA Colégio Marista São José
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
Da superfície ao centro da Terra
A descoberta dos Animais
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Trabalho de Física.
Profa. Reane Franco Goulart
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Trabalho realizado por:
Por que fazer ?.
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Sugestão de Atividade:
A Matemática da cesta básica
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
G E O G R A F I A 8ª Série | Prof. José Gusmão.
Alimentação Saudável Corpo São
Professora: Alexsandra Ribeiro
A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES
“Impacto do consumismo ao meio ambiente”
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
O que existe no Sistema Solar
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
Brincadeiras Indígenas
Profª Adriana Braz Moreira
Atividades à distância
Geografia Luan, Samuel e Anderson Turma:201.  Os estudos sobre as camadas geológicas da terra são fundados a partir de perfurações da costa terrestre,
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

WEBQUEST PLANETA TERRA Nomes: Turma: Disciplina: Ciências Professora: Mariluce Campos Apoio Informática Educativa - Professora: Fabiane Martins WEBQUEST PLANETA TERRA Porto Alegre, março de 2014.

INTRODUÇÃO: A Terra é um planeta do sistema solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro planetas telúricos. Entre os planetas do Sistema Solar, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água, tem placas tectônicas e um forte campo magnético. A atmosfera interage com os sistemas vivos. A ciência moderna coloca a Terra como único corpo planetário que possui vida da forma a qual conhecemos. Alguns cientistas como James Lovelock consideram que a Terra é um sistema vivo chamado Gaia. O planeta Terra tem aproximadamente uma forma esférica, mas a sua rotação causa uma deformação para a forma elipsoidal (achatada aos polos). A forma real da Terra é chamada de Geoide, apresenta forma muito irregular, ondulada, matematicamente complexa.

TAREFAS: Estimados alunos(as) as duplas ou trios conforme a divisão que a professora fez em sala de aulas irão realizar as seguintes atividades: Tarefa nº 1: LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES Descreva o Planeta Terra. 2) De que maneira você e sua família estão cuidado do Planeta Terra.

Tarefa nº 2: PESQUISANDO PLANETA TERRA : Quais são as regiões do planeta Terra? De que é composta a crosta terrestre? Pesquise na Internet qual é a área total do nosso planeta?

Tarefa 3 - Regiões externas da Terra: LITOSFERA, HIDROSFERA, ATMOSFERA, BIOSFERA. Explique cada parte abaixo e ilustre com uma imagem.

LITOSFERA

HIDROSFERA

ATMOSFERA

BIOSFERA

Tarefa 4 -Cite as camadas da atmosfera Tarefa 4 -Cite as camadas da atmosfera . Descreva cada uma e ilustre com algo representativo desta camada.

Tarefa 5 - O desenho a seguir mostra a estrutura interna da Terra, identifique e explique cada estrutura.

Tarefa 6 – Com a caixinha texto, escreva nas tirinhas da Mafalda sobre este conteúdo do Planeta Terra que vocês estão estudando.

PROCESSO:   A) As duplas ou trios estão formadas é só iniciar o trabalho. B) Fazer primeiro a tarefa nº1, nº2, nº3, nº4,nº 5 e nº6 seguindo as ordens das tarefas. C) Vocês poderão utilizar a Internet e o livro como fonte de pesquisa. OBS.: O PPT não deve ser carregado de informações com textos grandes e sim tópicos importantes. Seleção de sites para pesquisa: Para realizar as tarefas os alunos podem utilizar os sites abaixo para pesquisar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimentos_da_Terra http://www.weshow.com/br/p/27871/movimentos_da_terra http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html http://calendario.incubadora.fapesp.br/portal/textos/aluno/atexto08 http://www.eb1-bitaraes.rcts.pt/06-07/Chaos_Sandra/ExperiMovRotTerra.ppt http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/planeta.htm http://www.planetaorganico.com.br/meioagua1.htm http://www.geocities.com/~esabio/agua/agua.htm http://www.midiaindependente.org/es/red/2007/05/383201.shtml http://www.abrasec.org.br/ecohomemebios.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra http://cris-colegioblaununes-marly.blogspot.com.br/2013/04/a-origem-do-universo.html

AVALIAÇÃO Vocês serão avaliados em todas as etapas do trabalho: Desde a coleta de dados nos sites de busca e livro, até o momento da apresentação dos resultados finais nos seguintes itens: - Organização do grupo. - Postura na construção do trabalho no Laboratório de Informática Educativa e durante a apresentação na sala de aula. - Os conteúdos pesquisados devem ser selecionados, realizada a leitura e pesquisa pela dupla ou trio sem cópia e cola. Se a professora, encontrar CtrlC e CtrlV no trabalho do Word e PPT o trabalho da dupla será anulado. - A qualidade das imagens. - A explicação deve ser clara e objetiva.

Conclusão: O uso deste tipo de atividade veio proporcionar uma nova etapa no desenvolvimento da aprendizagem, tendo como recurso a Informática Educativa. Assim, a busca de informações e a aprendizagem torna-se mais prazerosa e significativa.