Estados Unidos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Advertisements

Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
Canadá População País pouco povoado (baixo nº de pessoas) e pouco populoso (hab. Km²) Sul - Maior concentração. Norte – clima frio, maior repulsão.
América Anglo-Saxônica, Japão e Oceania. Japão: introdução O país ocupa um arquipélago formado por mais de 4 mil ilhas no Círculo de Fogo do oceano Pacífico.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Business Unit or Product Name Confidential | Date | Other Information, if necessary © 2016 Martins Lopes Advocacia Apresentação A Quarta Revolução Industrial.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
INDUSTRIALIZAÇÃO DOS EUA A Guerra de Secessão foi uma guerra civil que aconteceu entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos. A guerra colocou em lados opostos.
América do Norte José Victor Gay-Lussac. Canadá e suas cidades É um país bilíngue (inglês e francês); Um dos países mais desenvolvidos do mundo. O setor.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPERIALISMO Livro “Conexões com a História” 3 Páginas 12 a 29.
Japão
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
EUA – EXPANSÃO TERRITORIAL E ASPECTOS ECONÔMICOS.
Passagem de um país agroexportador para industrial -Durante mais de quatrocentos anos fomos um exportador de matéria-prima -Fomos importador de produtos.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
Europa – Reino Unido e França Geografia – 9.o ANO – Liceu Albert Sabin.
GEOGRAFIA – 9.O ANO LICEU ALBERT SABIN A SUPERPOTÊNCIA MUNDIAL- EUA.
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Formação Econômica do brasil
Industrialização.
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Japão Prof. Amanda Cunha.
História Econômica Geral
INDÚSTRIA NO MUNDO GEOGRAFIA - 3EM.
As Revoluções Industriais
Professora: Kelly 7º ano
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
Urbanização 2º EM – 2016 Jeferson.
GRANDES CENTROS INDUSTRIAIS DO GLOBO
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
REGIÃO SUDESTE.
Professora: Kelly 7º ano
América Porção Norte 8º Ano.
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Brasil: de país agrário a país industrial
INDÚSTRIA BRASIL PROFº B – Negão GEOGRAFIA.
Panorama Econômico Mundial 2014
A Revolução Industrial
Industrialização nas Américas
8º Ano.
GeopolíticA dos países anglo-saxônicos
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
Prof. José Carlos Rabello
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT) PROFESSOR MARCIANO DANTAS.
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Espaço Agrário Mundial
A Crise de 1929 PERÍODO ENTRE GUERRAS.
A distribuição da população a nível mundial
Industrialização brasileira
ESPAÇO GEOGRÁFICO INDUSTRIAL
Revoluções e Estados liberais conservadores
GEOGRAFIA INDUSTRIAL 1.
Cap.24 – Industrialização Brasileira
70. Pioneirismo inglês: Capitais acumulados (colônias, acordos comerciais na Europa). Disponibilidade de mão-de-obra (cercamento dos campos – “enclosures”).
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
Da Crise de 1929 ao New Deal. Recordar é Viver!!! Colonização Inglesa (13 colônias) Guerra da Secessão (Norte Vence  Industrialização) Desenvolvimento.
O Complexo Centro-Sul.
Continente da Oceania (prof. Padovani)
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
A Revolução Industrial
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
Transcrição da apresentação:

Estados Unidos

População Os Estados Unidos são o terceiro país mais populoso do mundo, com cerca de 310 milhões de habitantes. A maior parte de sua população se encontra na região Nordeste (grande concentração urbana e industrial), as menores densidades demográficas estão na porção oeste de seu território (Cadeias montanhosas e clima árido). O intenso processo de urbanização deu origem a grandes áreas de expressivo desenvolvimento tecnológico, industrial e enorme concentração econômica, as Megalópoles: Boswash - Boston, Nova York e Washington. Chipitts - Chicago, Cleveland, Detroit e Pittsburg. Sansan - São Francisco a São Diego abrangendo Los Angeles e Sacramento.

População Os Estados unidos, de modo geral, possuem ótimos indicadores sociais, típicos de países desenvolvidos. Elevado IDH (Expectativa de vida alta, taxas de analfabetismo próximas a zero, elevada renda per capta). Porém esses indicadores pioram quando focamos nas condições de vida da população negra e hispânica, que constituem em sua maior parte mão de obra não qualificada e ocupam os chamados “sub - empregos”, geralmente não tem acesso aos benefícios sociais.

Economia Fatores determinantes para o desenvolvimento da industrialização no final do século XVIII: - Modelo econômico voltado para o desenvolvimento do mercado consumidor interno. (Colônia de povoamento). - Mão de obra numerosa representada basicamente por imigrantes europeus. - Grande quantidade de matéria-prima (principalmente minérios) e fontes de energia abundantes (vasta rede hidráulica, petróleo e jazidas de carvão). - Investimentos em infraestrutura de transporte (ferrovias e hidrovias) permitindo a circulação de mercadorias e pessoas.

Economia (1914 – 1929) Durante Primeira Guerra Mundial (1914-1918) os EUA se tornou o principal exportador de produtos industrializados, por conta da desestruturação econômica e política da Europa. O crescente desenvolvimento industrial baseado no Taylorismo elevava a produtividade industrial Estadunidense. O principal mercado consumidor dos produtos Estadunidenses era a Europa, que por conta de sua desestruturação econômica deixa de comprar esses produtos. - Essa superprodução foi responsável pela grande crise econômica de 1929 que faliu diversas empresas e bancos gerando elevados índices de desemprego. Esta grande crise mostrou que a economia não poderia ser regida por suas próprias regras, sem a intervenção direta do Estado como agente regulador.

Economia (1929 – 1942) Diante da crise econômica o então presidente Franklin Rosevelt implanta o New Deal: Controle do Estado sobre bancos, instituições financeiras e setor industrial. Foram incentivadas melhorias nas condições de vida dos operários para que esses se tornassem consumidores, estimulando a economia (redução da jornada de trabalho para 8 horas e sistema de aposentadorias).

Economia (1945 – 1990) Após a Segunda Guerra Mundial com a “corrida armamentista” os EUA começou a investir no setor militar, o que ocasionou um grande desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir da década de 1970. As empresas passaram a transferir a tecnologia das indústrias bélicas para o setor civil (ocorre o desenvolvimento das industrias da biotecnologia, informática, eletrônica, química fina e aeroespacial). Os Estados Unidos também são importadores de produtos manufaturados de baixa intensidade tecnológica, como alimentos, bebidas e têxteis, que são mais baratos que os produtos exportados pelo país.

Principais regiões economicas Manufacturing Belt – Região dos Grandes Lagos e do nordeste. É a região industrial mais antiga dos EUA, concentram as industrias siderúrgicas (Industria de base) , industrias mecânicas e automobilísticas. Esta região se desenvolveu sua industrialização devido as suas jazidas minerais de carvão e ferro, e aos pequenos produtores agrícolas que constituíam mercado consumidor para as mercadorias industrializadas. Sun Belt – Costa Oeste e Sul do país abrange as novas áreas industriais, as quais apresentam tecnologias modernas(informática e biotecnologia) cercadas por instituições de pesquisa. O Texas e a Califórnia são os estados mais representativos dessa nova industrialização. Sillicon Valley – Estado da Califórnia, concentram as empresas do ramo da informática, microeletrônica e instituições de pesquisa.