Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

ESCOLA MUNICIPAL DE I E II GRAUS “MACHADO DE ASSIS”
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina de Santa Catarina.
OFICINA DE TRABALHO »Vigilância de Casos Humanos
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
Projeto da campanha de Vacinação antirrábica animal
“O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”
Planejamento estratégico
Quadro de Mérito 3ºciclo 2012/2013.
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
Amostragem de Raiva Canina
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PINHAIS-PR
PRESTAÇÃO DE CONTAS LEI DE 27 DE JULHO DE 1993 Prefeito Angelo Oswaldo de Araújo Santos Secretário Ariosvaldo Figueiredo Santos Filho Elaboração.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Leishmaniose Visceral
PRESTAÇÃO DE CONTAS LEI DE 27 DE JULHO DE 1993 Prefeito Angelo Oswaldo de Araújo Santos Secretário Ariosvaldo Figueiredo Santos Filho Elaboração.
BEM-ESTAR E COMPORTAMENTO DE ANIMAIS DE CONDOMÍNIO
FÓRUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - NORDESTE
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
AÇÕES DE COMBATE Á DENGUE 2013
DENGUE ABRIL 2008.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Estratégias de vacinação no município de Novais – SP, 2014
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Campylobacter 1,5 a 6 µm de comprimento 0,2 a 0,5 µm de largura
] SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Unidade de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman - UJV.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
PROJETO COMUNITÁRIO.
Slides coordenados com o tempo da música, relaxe e aproveite!
Saúde na comunidade Prof Rodrigo Bueno. Saúde na comunidade A saúde na comunidade deve contar com o apoio de equipe multidisciplinar. A saúde deve estar.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (Sec. Valéria Severo) SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL (Sec. Judith Vargas) SECRETARIA DE MUNICIPIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
Esquema para tratamento profilático anti-rábico humano com a vacina
PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2010 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
II MOSTRA SES/SP GESTÃO AMBIENTAL NA COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE NORTE – SMS/PMSP 2008.
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE COMITÊ MUNICIPAL DE MONITORAMENTO DAS AÇÕES DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DA DENGUE 2012.
A ocupação do território brasileiro Compreendendo os ciclos econômicos
Resumo Reunião de Comunicação
“A água faz parte do patrimônio do planeta.
Avaliação em Saúde Bucal Coletiva
LUMEN – MENTES DE LUZ ASSOCIAÇÃO DE AMPARO AOS PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS EM PINDAMONHANGABA RELATÓRIO DE ATIVIDADADES 2014 E 2015.
Congresso Brasileiro de Saúde Pública Veterinária Fortaleza – Ceará – 2012 Maria de Lourdes Aguiar Bonadia Reichmann Assistente Técnico de Saúde – Instituto.
By Búzios Slides NITEROI Automático Boa Viagem NITERÓI PELA LENTE DE RICARDO ZERRENNER By Búzios.
Vigilância Epidemiológica
Situação da DENGUE no Estado de Minas Gerais
Secretaria executiva da Ouvidoria Geral do Município - OGM.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA DEP/SIEC Rua Dr. Meireles, s/n- Bairro: Monte Castelo,
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Implantação do Laboratório de Análises Clinicas na ESF Ribeirinha Distrito de Auxiliadora / Rio Madeira Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá – Amazonas.
AÇÕES REALIZADAS PELA COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO DE ENSINO E SERVIÇO VALE DO PEIXOTO DE AZEVEDO XVII Encontro de Secretários Municipais de Saúde – 13 a 15/05/2014.
GOVERNO SOMBRA DE PORTUGAL AS ÚNICAS PESSOAS CAPAZES DE DEVOLVER AO NOSSO PAÍS A JUSTIÇA, O PROGRESSO, A AUTO- ESTIMA E O… GLAMOUR.
Ocupação do território brasileiro- comparação entre a ocupação populacional e das atividades econômicas.
URBANIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSORA Kelly Figueiredo Gaylussac
Transcrição da apresentação:

Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde Vice Presidência da Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses Centro de Controle de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial

VIGILÂNCIA SANITÁRIA E CONTROLE DE ZOONOSES

Centro de Controle de Zoonoses Recursos Humanos Centro de Controle de Zoonoses Alessandra Gomes Pereira Médica Veterinária Maria da Gloria Seixas Moreira Informação , Educação e Comunicação (IEC) Fabio Villas Boas Médico Veterinário SCPOP

Centro de Controle de Zoonoses ESTRUTURA FÍSICA

Centro de Controle de Zoonoses ESTRUTURA FÍSICA

Centro de Controle de Zoonoses ESTRUTURA FÍSICA

Coordenação I UBS João Vizella 32 PVS Total – 13705 Cães – 11807 Gatos – 1898 Bairros: Barreto, Santana, Engenhoca, Fonseca, Campo de Teimosinho, Tenente Jardim e Baldeador.

Coordenação II Pol. Carlos Antônio da Silva 24 PVS Total – 11172 Cães – 9536 Gatos – 1636 Bairros: Centro, Ponta D’Areia, Ilha da Conceição, São Domingos, Ingá, Morro do Estado, Bairro de Fátima, São Lourenço, Fonseca, Cubango, Caramujo e Viçoso Jardim

Coordenação III Pol. De Santa Rosa 16 PVS Total – 7445 Cães – 6373 Gatos – 1072 Bairros: Santa Rosa, Pé Pequeno, Vital Brasil, Icaraí, Viradouro, São Francisco, Cachoeira, Charitas e Jurujuba

Coordenação IV Pol. Largo da Batalha 25 PVS Total – 15948 Cães – 13838 Gatos – 2110 Bairros: Largo da Batalha, Maceió, Cantagalo, Badú, Barreira, Ititioca, Viradouro (Garganta), Sapê, Santa Bárbara, Vila Progresso, Matapaca, Maria Paula, Muriqui e Rio do Ouro

Coordenação V Pol. De Itaipu 33 PVS Total – 16012 Cães – 14428 Gatos – 1584 Bairros: Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças, Maravista, Serra Grande, Santo Antônio, Jacaré, Piratininga, Cafubá, Camboinhas e Jardim Imbuí

Ano de 1965 pelo Comitê Brambell Inglaterra Cinco liberdades: BEM ESTAR ANIMAL Um dos conceitos mais populares de bem–estar animal foi dado por Barry Hughes que o define como "um estado de completa saúde física e mental em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia" (Hughes, 1976). Conceito de Bem Estar : Ano de 1965 pelo Comitê Brambell Inglaterra Cinco liberdades: Ser livres de Medo e Estresse Ser livres de Fome e Sede Ser livres de Desconforto Ser livres Dor e Doenças Ter Liberdades para expressar seu Comportamento Natural

A posse responsável de animais de estimação traduz o exercício consciente e edificante da cidadania, educação e os hábitos culturais diferenciados de uma sociedade. Cão Supervisionado ou Controlado Cão de Família Cão Comunitário ou de Vizinhança Fonte : Instituto Pasteur

Um cão produz em média 200 gramas de fezes e urina por dia. Bem Estar Animal .. Considerando a progressão geométrica com que se multiplicam os animais no abandono, com 1.000 fêmeas caninas castradas no período de um ano (contabilizando 2 crias a cada ano, com uma média de 6 descendentes por parto, sendo 50% fêmeas) deixarão de nascer 30.000 novos indivíduos, que fatalmente iriam perambular pelas ruas de nossa cidade disseminando zoonoses muitas outras. Um cão produz em média 200 gramas de fezes e urina por dia. Com os 30.000 indivíduos que deixarão de nascer não serão lançados no nosso meio ambiente algo em torno de 6.000 Kg de dejetos por dia.   .

ATIVIDADES DO ANO DE 2009 – Seção de Controle de População Animal – CCZ Quantidade Triagem de Zoonoses 108 Observação de animais agressores (Paciente atendido em unidade de Saúde) 20 Remoção de animais agressores 60 Envio de carcaça de animais para exame de Raiva 06 Monitoramento das áreas onde ocorrem acidentes com Morcegos (Parceria com a SES) 02 Atendimento de reclamações de POMBOS e MORCEGOS 79 Fiscalização Zoosanitária - Visitas Zoosanitárias 222 Licenciamento de estabelecimentos Veterinários (Clínicas Veterinárias, Consultórios Veterinários, Pet Shops, Comércio Varejista de Produtos Veterinários, Laboratórios de Diagnóstico Veterinário) 82 Vacinação Anti-Rábica Animal 65400 Projeto Castração - Animais castrados de agosto a dezembro 167

Zoonoses associadas a cães e gatos DOENÇA FONTE DE INFECÇÃO MODO DE TRANSMISSÃO Moléstias parasitárias Cães (primária), gatos Contaminação do solo (fezes) Larva migrans visceral Toxocara canis Larva migrans cutânea A. caninum A. braziliense Dipilidiose Cães, gatos Hospedeiro intermediário (pulgas) Equinococose Cães Direto (fezes) Toxoplasmose T. gondii Gatos Criptosporidiose Cryptosporidia ssp Direto

Moléstias transmitidas por ectoparasitas DOENÇA FONTE DE INFECÇÃO MODO DE TRANSMISSÃO Febre maculosa das montanhas rochosas Rickettsia rickettsii Cães Carrapatos Peste Yersinia pestis Cães, gatos Pulgas (cão, gato) Direto (mordida, arranhão de gato) Tularemia F. tularensis Carrapatos (cão)

Infecções bacterianas DOENÇA FONTE DE INFECÇÃO MODO DE TRANSMISSÃO Leptospirose Diversas espécies de Leptospira Cães Direto (urina) Campilobacteriose Campylobacter jejuni Cães, gatos Direto (fezes) Salmonelose Salmonella spp Moléstia do arranhão de gato Bacilos Gram-negativos Gatos Direto (arranhão, mordida)

Infecção micótica DOENÇA FONTE DE INFECÇÃO MODO DE TRANSMISSÃO Dermatomicose Microsporum canis Cães, gatos Direto (pêlos) Esporotricose Sporothrix schenckii Gatos Direto (lesão cutânea)

Diversos DOENÇA FONTE DE INFECÇÃO MODO DE TRANSMISSÃO Raiva Cães, gatos Direto Dermatite por pulgas e ácaros Sarna

Atividades desenvolvidas no SCPOP Atividades desenvolvidas de 2003 a 2009 Ano Castração Vac. Anti-rábica Camp. Anti-rábica 2003 274 1640 66506 2004 613 559 65103 2005 468 1024 65033 2006 740 254 67242 2007 489 1631 66696 2008 677 2079 55064 2009 167 1199 64282

Atividades desenvolvidas no SCPOP Castração – 2003 a 2009

Atividades desenvolvidas no SCPOP Vacinação anti-rábica – 2003 a 2009

Atividades desenvolvidas no SCPOP Campanha anti-rábica – 2003 a 2009

Posse Responsável Ações do IEC – 2009 Estimular a reflexão - através de atividade teórica e lúdica – sobre a Posse Responsável de Animais (Cães e Gatos) relacionando-a com as ações do cotidiano e doenças de importância de saúde pública como raiva e leptospirose.

Orientação aos Bombeiros

Estandes Informativos

Oficina “Nossos Bichos” Trabalho realizado com massa

Oficina “Nossos Bichos” Trabalho realizado com massa

Oficina “Nossos Bichos” Pintura com tinta guache

Oficina “Nossos Bichos” Jogo de Tabuleiro Posse Responsável

Oficina “Nossos Bichos” Bingo Posse Responsável

Oficina “Nossos Bichos” Cartela do Bingo Posse Responsável

Adaptação do vídeo: “Criando um amigo” do CCZ de São Paulo e WSPA

Vídeo adaptado: “Turma da Mônica” sobre posse responsável WSPA

Palestra Posse Responsável e Informe Campanha Vacinação Anti-rábica Animal Mês Localidade Bairro Público-participante Atividades Participantes agosto E.M. Eulália de Oliveira Bragança Jacaré Alunos (1° ao 5° anos) 9 300 setembro E.M. Ernani Moreira Franco (Bonfim) Fonseca Alunos (6° ao 9° anos) 191 UMEI Nilo Neves (Boavista) São Lourenço Comunidade 1 10 E.M. Governador Roberto Silveira (Morro do Castro) Baldeador 227 E.M. Adelino Magalhães Fonseca 218 E.M. Infante Dom Henrique Engenhoca 4 217 E.M. Tiradentes Tenente Jardim 207 E.M. Antônio Azevedo Coutinho Santa Bárbara 16 455 E.M. Maestro Heitor Villa Lobos Ilha da Conceição 7 244 E.M. Sebastiana Gonçalves Pinto Viçoso Jardim 6 310 CIEP D. Maria Portugal Baldeador 3 121 E.M. Noronha Santos 5 138 E.M. Dom José P. Alves 11 144 EE Baltazar Bernardino Santa Rosa 186 EM Maria Angela Moreira Pinto São Francisco 12 131 E.M. Maralegre Piratininga 430 E.M Sitio do Ipê Mata Paca 270 EM Lúcia Maria Silveira da Rocha Jurujuba 8 178 E.M. Portugal Neves 560 E.M. Diógenes Ribeiro 14 326 E.M Levi Carneiro Sapê 34 965 EM Helena Antipoff 167 EM Paulo Almeida Campos Icaraí 277

Palestra Posse Responsável e Informe Campanha Vacinação Anti-rábica Animal Mês Localidade Bairro Público-participante Atividades Participantes E.M Honorina de Carvalho Mata Paca Alunos (1° ao 5° anos) 22 647 E.M Horácio Pacheco Cantagalo 12 290 E. E. Julia Cortinês Icaraí 19 704 E.M. Bolívia Gaeto Rio Do Ouro 8 160 E.M Vera Lucia Machado Badu 20 486 EE Guilherme Briggs Santa Rosa 326 E.M. Mestre Fininha Barreto 17 510 E.M. José de Anchieta Morro de Céu (Caramujo) 7 321 E.E.E. Anne Sulivan Centro 2 99 E.M. Felisberto de Carvalho Vila Progresso 9 200 E.M. N S Auxiliadora 23 296 UMEI Gabriela Mistral Alunos Pré escola 230 Colégio Balão Mágico 150 Outubro E.M. André Trouche 5 83 E.M. Alberto Torres 6 135 E.M. Maria Pereira das Neves São Francisco 210 438 11119

Público-participante Atividades Participantes janeiro Estande de Divulgação Mês Localidade Bairro Público-participante Atividades Participantes janeiro Rodoviária de Niterói Centro Usuários 3 68 fevereiro Terminal Rodoviário 1 120 Comunidade do Morro do Cavalão Icaraí Moradores da região 16 8 PESP Niterói Usuários da unidade e transeuntes 38 42 9 39 11 41 7 março Praia de Icaraí Reitoria Moradores da Região e Transeuntes 200 Terminal João Goulart 30 Padaria Soberana Sapê comunidade 70 Maria Paula Comunidade 25 Escola Começo de Vida Santa Rosa comunidade escolar 117 Região Oceânica Jacaré e Piratininga 2 970 abril Em frente ao Supermercado IB Largo do Marrão 63 Policlínica Sérgio Arouca Vital Brazil usuários 360 junho Praça Araribóia transeuntes 40 Campo São Bento 60 Campanha Vacinação Infantil Engenhoca 180 Semana do Meio Ambiente Multicenter 100 julho Medidas de Prevenção aos Pombos Frequentadores do parque 66 agosto Comunidade do ZULU Martins Torres 15 Instituto Vital Brazil Funcionários e Visitantes 73 Administração Regional Badu PAC Badu 80 setembro Orientação de Combate à Dengue e Gripe A Largo da Batalha 27 outubro Forte Barão do Rio Branco Jurujuba novembro Mercado Império da Banha Lgo da Batalha 10 dezembro 3166

Parcerias ONGS; Clínicas Particulares; Universidades.

c) Estruturação Física d) Parcerias - Projetos Superando Obstáculos Planejamento Desenvolvimento a) Capacitação: Recursos Humanos FMS Prestadores de Serviços Liderança. b) Ações Educação Sanitária Intersetoriais Inspeção e Fiscalização c) Estruturação Física d) Parcerias - Projetos