A FILOSOFIA POLÍTICA E A SUA INVENÇÃO PELOS GREGOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Advertisements

Jean-Jacques Rousseau
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Dicionário de Política: Bobbio, N
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
RENASCIMENTO.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
POLÍTICA ARISTÓTELES.
Estado Liberal de Direito
Ética - Visão Histórica
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
ESTOICISMO.
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Tomás de Aquino Escritos Políticos.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
Política Aristóteles.
A Política em Aristóteles
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
História da Filosofia ANTIGA
AULA 2 – Teoria política de Platão (Cap 23, pág 287)
CIDADANIA.
Cícero paulino dos santos costa
ARISTÓTELES – ( A. C.) 384 Nasce em Estagira – fronteira reino semi-
Platão ( a.C.) Família aristocrática ateniense
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
A filosofia está na história e tem uma história!
Aula semana 16 e 17 Política Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)
Profª: Ms.Socorro Moura
O Estado Qual é a sua função.
Platão: o rei filósofo A cidade ideal.
O que é o Estado? Capítulo 16.
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
Platão e o mundo das Ideias
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
Aristóteles, a política e a justiça
FILOSOFIA POLÍTICA Para o filósofo Jean Pierre Vernant a Filosofia é filha da Pólis, pois nasceu nas discussões e debates nas praças onde os cidadãos.
Filosofia Clássica Platwn Kai Aristotele.
Ciência Política Faculdade Alfa- Almenara
PROFª DRA. Rita de Cássia S. T. Freitas A FILOSOFIA JURÍDICA DE ARISTÓTELES.
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Popularmente, entende-se política como a “arte de governar;
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
O Positivismo.
Platão: Filósofo grego utopista
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Introdução à Filosofia Aula 10
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
John Locke.
História do Brasil republicano
Filosofia e Política.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
A FILOSOFIA POLÍTICA E A SUA INVENÇÃO PELOS GREGOS
Transcrição da apresentação:

A FILOSOFIA POLÍTICA E A SUA INVENÇÃO PELOS GREGOS

O QUE É POLÍTICA? POLÍTICA Teoria política Prática política Ciência política Filosofia política

DIFERENTES SIGNIFICADOS DE FILOSOFIA POLÍTICA Construção de um modelo ideal de Estado (questão do bom governo e da boa sociedade política); Busca do fundamento último do poder (questões: por que o poder existe e para que ele serve? Como deve ser o poder? A quem devo obedecer e por quê?)

O QUE É FILOSOFIA POLÍTICA? Saber teórico: conceito e causas; Busca a ratio essendi da política; Reflexão sobre os fundamentos da política; Ocupa-se com a questão por que fazer política? “Existe política a partir do momento em que uma comunidade se coloca a questão do poder ou desde que o poder exercido por alguns (tais indivíduos, tais castas ou tal classe social) se exerça no quadro de uma comunidade e tendo em vista o seu modo de vida.” “Ora as filosofias políticas são teorias da sociedade e do bem comum e ao mesmo tempo projetos de sociedades melhores; ora são teorias do poder (como alcançá-lo, conservá-lo), do bom governo (como comandar os homens, administrar as coisas) e de excelência da ação (oportunidade, decisão).” (F. Wolff)

ALGUMAS QUESTÕES DE FILOSOFIA POLÍTICA O que é justiça? O que é liberdade política? O que é igualdade? Há direitos humanos, quais são e qual a sua fundamentação? Deve o governo promover a maior felicidade para o maior número possível de pessoas? E, se é assim, qual é o lugar para as minorias nesse governo? O que dá ao governo legitimidade? O que é governo legítimo? O que torna o Estado soberano? O que é soberania? De que modo e por que pode uma maioria justificar sua ação e impor seus fins e decisões para o resto da sociedade? Qual a melhor forma de governo? Existe um espaço específico para o que é comum (público) diferente daquilo que é particular (privado)? Qual é a característica desse espaço público e como ele se constitui?  

ALGUNS CONCEITOS DE FILOSOFIA POLÍTICA A política é em certo sentido, a tomada de decisões através de meios públicos. Karl Deutsch Política é a ação que tem como campo de origem de aplicação o antagonismo que se revela no conflito amigo/inimigo”. Carl Schmitt   A política é a atividade social que se propõe a garantir pela força, fundada geralmente no direito, a segurança externa e a concordância interna de uma unidade política particular.” Julien Freund Política é a alocação autoritária de valores numa comunidade.” David Easton. Política é a luta pelo poder.” Max Weber. Política é a ciência ou a arte de dirigir os negócios públicos.” Dic. Língua Port. Política é a concretização do valor universal da liberdade no domínio público.” Agnes Heller   5.     

RAZÕES DA ESPECIFICIDADE DA POLÍTICA PARA OS GREGOS Separaram a autoridade pessoal privada do chefe da família (patriarca, despotes) do poder público (impessoal) pertencente à comunidade política ( koinonia politiké); Separaram o privado do público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante – o poder deixa de ser hereditário; Separaram a autoridade militar do poder civil, subordinando o primeiro ao segundo; Separaram a autoridade mágico-religiosa do poder temporal laico, impedindo a divinização dos governantes; Criaram a idéia e a prática da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública; Criaram instituições públicas para a elaboração, aplicação e julgamento das leis; Criaram a instituição do erário público.

FILOSOFIA POLÍTICA DE PLATÃO VIDA DE PLATÃO (427-347 A.C.)   ·       427 - Nascimento. ·       409 - Serviço militar. ·       399 - Morte de Sócrates (470-399) ·       388? - Primeira visita a Siracusa. ·       387 - Fundação da Academia. ·       367 - Segunda visita a Siracusa. ·       361/0 - Terceira visita a Siracusa. ·       347 - Morte.

OBRAS POLÍTICAS   ·       A República - 10 Livros - (384/377) (Livro I: prólogo. Concepção de justiça (sofista); Livros II, III e IV: definição de justiça e seu estudo na cidade perfeita; Livros V, VI e VII: organização, governo e as qualidades dos governantes na cidade ideal. A formação dos governantes e um plano de educação. Livros VIII e IX: cidades injustas. Análise dos estados reais da Grécia e o seu afastamento do ideal. Livro X: o destino da alma.) ·       Politicus (360) ·       As Leis (361) ·       III, VII e VIII Cartas

A FILOSOFIA POLÍTICA DE PLATÃO  preocupação com a política   ·       Vive período de agitação política. ·       Experimenta a tirania e depois a democracia. ·       Preocupou-se com a reforma do Estado. ·       Na VII Carta reflete essa intenção.  e idealização da política  ·       Volta-se para a teoria. ·      Ação política deve ser precedida de uma base metafísica e moral. ·       A idealização: impossibilidade de realização.

PLATÃO: A FINALIDADE DA POLÍTICA O exercício do poder com vistas ao bem da comunidade pela prática das virtudes, sobretudo do ideal da justiça. Justiça é uma regra de organização que visa manter os homens numa certa hierarquia das faculdades da alma com primazia da razão; e, na sociedade uma certa hierarquia das classes sociais com primazia da elite pensante. O cumprimento de uma função social a que cada um se obriga em virtude daquilo que por natureza o indivíduo está melhor adaptado. O ideal se coloca como antídoto contra o amadorismo e a ignorância, a violência do mais forte, a demagogia e o oportunismo, o egoísmo, o individualismo e a desordem (anarquia). Explica a vida política a partir da insuficiência dos homens para satisfazer individualmente as próprias necessidades e a necessidade da comunidade.

 a avaliação dos Estados reais: processo de degradação FORMAS DE GOVERNO  a avaliação dos Estados reais: processo de degradação + + + + Aristocracia - monarquia _________________________ + + +  Timocracia + +  Oligarquia +  Democracia  Tirania

FORMAS DE GOVERNO ALMA FORMA PRINCÍPIO Racional Aristocracia Monarquia Justiça (rei-filósofo) Passional Timocracia Coragem/honra (guerreiro) Apetitiva Oligarquia Democracia Tirania Dinheiro (propriet.) Anarquia (libertino) Arbítrio (tirano)

MOTIVO DA MUDANÇA  “o aumento excessivo de qualquer coisa produz, muitas vezes, uma reação de sentido contrário; isto se aplica não só às estações e à vida animal e vegetal, mas, sobretudo às formas de governo.” (Rep. 563 E / 564 A)