CASE: Registro e Difusão de Boas Práticas APRESENTADOR: Ana Lúcia Véo Mendes APRESENTAÇÃO: E.E. Pandiá Calógeras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

Gestão da aprendizagem: metas, competências e resultados
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROFº MÁRIO THOMAZ
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Dia Escolar - 16/05/09
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
ABRANGÊNCIA 212 municípios do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, pertencentes à região de 12 SRE’s: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina,
SPO-FBB Objetivo do encontro
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Programa aluno pesquisador
SISTEMAS DE ENSINO.
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Gestão do Clima Escolar
Ivoti.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
O Impacto da Gestão Integrada na Instituição
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
1.
01 de Fevereiro de 2012 Secretaria de Estado de Educação
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A
Portfólio de Estágio Supervisionado
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
III Encontro de Boas Práticas
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Especialização em Mídias na Educação
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Roteiro de observação de estágio
Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010 Mesa “A mobilização das famílias pela educação” Amanda Aragão e Wagner Florentino.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Programa Escola Água Cidadã. Contribuir para a preservação das águas, através do desenvolvimento de ações que possibilitem o despertar da consciência.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Benefícios do Programa Ambiental na Escola
Projeto Estruturador: Novos Padrões De Gestão E Atendimento Da Educação Básica Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto:
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Faciminas - Uniminas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina Informática Aplicada a Educação II 4º Período Noturno Uberlândia, 2005.
Professora Adriana Silva 1. Quem sou Eu?  Mestre em Educação pela UNESA  Especialista em Tecnologias aplicadas à Educação  Especialista em Gestão da.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
Transcrição da apresentação:

CASE: Registro e Difusão de Boas Práticas APRESENTADOR: Ana Lúcia Véo Mendes APRESENTAÇÃO: E.E. Pandiá Calógeras

Informações Gerais Nome da Instituição: Escola Estadual Pandiá Calógeras Localização: Praça Carlos Chagas, 35 - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG Público-Alvo: Alunos dos Anos Inicias e Finais do Ensino Fundamental Número de Alunos: 2052 Diretora : Tânia Maria Silva Parceria com a FDG: 04/2008

Já trabalhamos há 3 anos com a Gestão Integrada da Escola. Nesse período desenvolvemos várias práticas bem sucedidas que levaram a excelentes resultados. IDEB 2009 Melhores escolas de Belo Horizonte Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Escola Estadual Duque de Caxias _____________________________7,5 Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca__________________7,3 Escola Estadual Sarah Kubitschek_____________________________7,3 Escola Estadual Pandiá Calógeras _______ 7,3 Instituto de Educação de Minas Gerais _________________________7,2 Escola Estadual São Bento ___________________________________7,1 Escola Estadual Carlos Campos ______________________________ 7,1 Escola Estadual Padre Eustáquio _____________________________ 7,1 Escola Municipal Profa. M ª Modesta Cravo _________________________ 7,1 Escola Estadual Sandoval de Azevedo _________________________________ 7,0 IDEB 2009 Melhores escolas de Belo Horizonte Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Escola Estadual Duque de Caxias _______________________________________________________7,5 Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca____________________________________________7,3 Escola Estadual Sarah Kubitschek_______________________________________________________7,3 Instituto de Educação de Minas Gerais __________________________________________________7,2 Escola Estadual São Bento ____________________________________________________________7,1 Escola Estadual Carlos Campos ______________________________________________________ 7,1 Escola Estadual Padre Eustáquio _____________________________________________________ 7,1 Escola Municipal Profa. Mª Modesta Cravo ______________________________________________ 7,1 Escola Estadual Sandoval de Azevedo _________________________________________________ 7,0 Escola Estadual Pandiá Calógeras ______ 7,3 2ª posição

Surgiu, então, o seguinte desafio:

Mas, afinal, o que é Padronizar?

Um pouco da nossa experiência na implementação da Padronização...

Hoje, o registro das melhores práticas já faz parte da rotina do professor.

O Plano de Curso também foi padronizado com muito sucesso.

Qual a estratégia usada para compartilhar essas práticas de sucesso?

Hoje, a escola possui seu próprio acervo com inúmeras práticas padronizadas. POP: Desafios Matemáticos

O impacto nos resultados é visível! A meta definida pelo MEC para 2015 já foi alcançada! A meta de 76,7% foi alcançada! Meta anual alcançada

Com método de gestão e persistência, os frutos são colhidos. Basta acreditar!

“Eu gostaria de deixar uma mensagem a todos vocês. Ousem! Mudem! Experimentem! Vocês verão que com o registro das boas práticas pedagógicas e com o acompanhamento da execução dos planos de curso, estaremos com certeza, integrados a uma nova linguagem da educação de uma maneira mais dinâmica, atual e com uma forma mais organizada de trabalho. O POP permite que os professores ministrem aulas mais atrativas, possibilitando aos alunos um aprendizado mais prazeroso, ajudando na fixação do conteúdo. Esta gestão inovadora está ao alcance de nós, supervisoras, basta querer.” Ana Lúcia Véo Mendes Mensagem Final

Fundação de Desenvolvimento Gerencial Alameda da Serra, 400 – 2º Andar Nova Lima - MG - Brasil Telefone: (31) Fax: (31)