Arquitetura de Computadores Profº Renato Bomfim
Linguagens de Programação Um software é uma sequência de instruções. Para sua criação, são utilizadas linguagens de programação, que servem para fazer a comunicação entre computador e os humanos.
Existem 2 tipos de linguagem de programação: de baixo nível e de alto nível. Uma linguagem de baixo nível tem a interpretação feita pelo computador. O resultado é rápido, mas os comandos são complicados. Linguagem binária e Assembly são linguagens de baixo nível. Já as linguagens de alto nível são utilizadas para criar programas que interagem com o usuário. São usadas diversas linguagens, como JAVA, C++, PHP. Sua instruções são interpretadas através de compiladores.
Cada linguagem tem palavras-chave próprias Cada linguagem tem palavras-chave próprias. É utilizada uma estrutura para programar, por isso é recomendado sempre utilizar algoritmos em português estruturado para facilitar o código. Um programador pode conhecer várias linguagens e para adaptar um software de uma linguagem para outra, basta fazer o algoritmo e passar para a nova linguagem.
Quando se programa em alto nível, é criado um arquivo de textos com as instruções de como o programa funciona. Essas instruções são chamadas de código fonte. Cada ordem dada é chamada de instrução. Os espações que serão ocupados na memória dos dados são chamados de variáveis.
Compilador As linguagens de alto nível precisam do compilador para que os códigos sejam interpretados pelo computador. Após digitar as instruções, o compilador será utilizado para testar o que foi feito até o momento e também criar o arquivo executável, que é o programa em funcionamento.
Geralmente, em um mesmo programa se digita o código e se compila, como o Dev C++, Notepad++, Visual Studio (que é um conjunto de compiladores) e NetBeans. Alguns compiladores rodam várias linguagens, outros são, geralmente os gratuitos, rodam diversas linguagens.
Durante uma compilação, o código-fonte é analisado e um código intermediário é gerado. Então são geradas tabelas de símbolos que são alocadas na áreas de variáveis da memória RAM. São vistos quais registradores serão utilizados e o código-fonte então é convertido em linguagem de máquina.
Interpretação O método de interpretação compila, liga e executa comando por comando do código fonte em tempo de execução, sem precisar de códigos intermediários. O processo de ligação é interligar as chamadas das bibliotecas ao programa.
Uma biblioteca é uma rotina pronta (como instruções de entrada e saída, cálculos de funções matemáticas, tratamento de arquivos, ligação com banco de dados). Essas rotinas existem nos compiladores e precisam ser incorporadas manualmente durante a progração.