REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
Advertisements

Período composto Profª.: Adriellen Morel.
Período Composto por subordinação
Frase - Oração - Período
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Análise Sintática.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO Prof.: Jeswesley Mendes.
REVISÃO 1.ORAÇÃO SUB. SUBSTANTIVA 2. PRONOME RELATIVO
VAMOS ENTENDER CADA PASSO PARA O DOMÍNIO DESTE TÃO IMPORTANTE ASSUNTO?
Unidade III – Período composto
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25
Orações subordinadas substantivas reduzidas
PERÍODO COMPOSTO REVISÃO DE CONTEÚDO Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva.
Luiz Gustavo 2015 Fundação Osório Língua Portuguesa – 9º ano.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 24. As Orações Subordinadas Substantivas AULA DIGITAL.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 20. Termos Determinantes do Verbo Complementos Verbais AULA.
Orações Subordinadas. Oração Subordinada Oração subordinada é a que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal.
Período simples X Período composto ► Os alunos esperavam a sua vinda. (verbo = oração) Período simples ► Os alunos esperavam que você viesse. (oração)
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Conjunções Coordenativas, Subordinativas e locuções conjuntivas.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
ANÁLISE SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS NIXSON MACHADO.
Professora Raysa Ferreira
Revisão para a Avaliação FINAL
PERÍODO COMPOSTO 3º ANO - EM.
Sintaxe do período simples-Termos essenciais da oração
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Funções sintáticas Porto Editora.
Sintaxe II – coordenação e subordinação
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
Sintaxe.
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
Revisão - P2 2º Período 9º Ano.
Exercícios: Oração Subordinada Substantiva
Orações Subordinadas Substantivas
Orações subordinadas substantivas
Orações Subordinadas Substantivas.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Gramática Frase complexa Outras Expressões, 10.º ano.
Coordenação e subordinação
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Exercícios: Oração Subordinada Substantiva
Conto Contigo 8.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Quando não usar a vírgula
ORAÇÃ0 SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Orações subordinadas adverbiais
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Classes abertas de palavras
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Vírgula Regras de uso no período simples
Período Composto Mais de uma oração;
Prof. Rafael Santos Setembro de 2018
Sintaxe de Regência Nominal.
Período Simples FEVEREIRO/2019.
Subordinadas Substantivas e Adjetivas
ORAÇÕES COORDENADAS X ORAÇÕES SUBORDINADAS
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
Transcrição da apresentação:

REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Para compreender como a oração subordinada substantiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas frases que seguem: Ninguém lamentou sua renúncia. verbo transi- tivo direto sujeito objeto direto Nesse caso, temos um período simples, uma oração ab- soluta. Nessa oração o objeto direto vem representado basicamente por um substantivo renúncia.

Ninguém lamentou / que você renunciasse. Mas o objeto direto pode ser constituído por uma oração inteira, como no caso que segue: 1ª oração 2ª oração Ninguém lamentou / que você renunciasse. sujeito verbo transi- tivo direto objeto direto No caso, o período é composto (duas orações): a oração 2 encaixa-se como objeto direto do verbo lamentou da oração 1. Portanto, classifica-se como: • subordinada: porque funciona como um termo da 1; • substantiva: porque desempenha uma função própria do substantivo (objeto direto).

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Orações subordinadas substantivas ligadas ao verbo da oração principal. Se uma oração subordinada substantiva vem ligada ao verbo da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como: • sujeito ......................subjetiva objeto direto ..............objetiva direta objeto indireto ............objetiva indireta

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA É aquela que funciona como sujeito do verbo da oração principal. Ex: Interessa-me / que você compareça à reunião. oração principal oração subordinada substantiva subjetiva Quando a oração substantiva é subjetiva: O verbo da oração principal está sempre na 3ª pes- soa do singular (interessa-me); Não ocorre sujeito dentro dos limites da oração prin- cipal (o sujeito é a própria oração subordinada).

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA É aquela que funciona como objeto direto do verbo da oração principal. 1ª oração 2ª oração Eles não permitem / que os índios vivam em paz. oração principal oração subordinada substantiva objetiva direta A oração objetiva direta: sempre se liga a um verbo da oração principal sem preposição; • indica o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA É aquela que funciona como objeto indireto da oração principal. 1ª oração 2ª oração Ex: Ninguém desconfiava de que o plano fracassasse. Oração principal Oração subordinada substantiva objetiva indireta A oração objetiva indireta: • liga-se ao verbo da oração principal, com preposi- ção. • indica o alvo ou o destinatário do processo verbal.

Orações subordinadas substantivas ligadas ao Nome da oração principal Se uma oração subordinada substantiva vem ligada a um nome da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como: Predicativo do sujeito...... substantiva predicativa Complemento nominal..... substantiva completiva nominal Aposto .......................... substantiva apositiva

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA É aquela que funciona como predicativo do sujeito da oração principal. 1ª oração 2ª oração Ex.: O problema é / que o prazo já se esgotou. Oração subordinada Substantiva predicativa Oração principal A oração subordinada substantiva predicativa se liga: Ao sujeito da oração principal; Através do verbo de ligação (verbo ser, na grande maioria dos casos.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL É aquela que funciona como complemento nominal de um nome da oração principal. 1ª oração 2ª oração Ex: Chego à conclusão de que o contrato é legal. Oração principal Oração subordinada substantiva completiva nominal A oração subordinada substantiva completiva nominal sempre se liga: A um nome da oração principal; Através de preposição (a, de, com, por, para, em, etc)

DIFERENÇA ENTRE OBJETIVA INDIRETA E COMPLETIVA NOMINAL Apesar de muita semelhança no plano formal, a substantiva completiva nominal não se confunde com a objetiva indireta porque: A substantiva completiva nominal liga-se a um nome da oração principal. Ex.: Ninguém teve dúvida de que ela mentiu. A objetiva indireta liga-se a um verbo da oração principal. Ex.: Ninguém duvidou de que ela mentiu.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA É aquela que funciona como aposto de um nome da oração principal. Ex.: Existe nos presídios esta lei: (que) ninguém denuncia ninguém. A oração subordinada substantiva apositiva sempre se liga: A um nome da oração principal; Sem preposição e sem a mediação de um verbo de ligação

Classifique as orações destacadas a)Na delegacia, a agressora declarou ao delegado que de nada se lembrava. b) Não sei se ela estranhou o calor da minha alegria. c) Aqui ninguém duvida de que saci existe. d) A verdade é que ela não amava nenhum deles. e) Desejava realizar um grande sonho: que todos os homens vivessem pacificamente. f)É pouco provável que a economia brasileira caminhe para uma recessão.

Orações Reduzidas São denominadas orações reduzidas aquelas que apresentam o verbo numa das formas nominais, ou seja, infinitivo, gerúndio e particípio. As orações reduzidas não são introduzidas por conectivo.

Substantivas subjetivas: são aquelas que exercem a função de sujeito do verbo de outra oração. Não convém agires assim. É certo ter ocorrido uma confusão. Urge partir imediatamente. Substantivas objetivas diretas: são aquelas que exercem a função de objeto direto. Ordenou saírem todos logo. Respondeu estarem fechadas as matrículas. As crianças fazem rir seus rivais.

Substantivas objetivas indiretas: são aquelas que funcionam como objeto indireto da oração principal. Aconselho-te a sair imediatamente. Penso continuar alegre. Substantivas completivas nominais: são aquelas que funcionam como comple-mento de um nome da oração principal. Maíra estava disposta a sair da casa. Tinha o desejo de espalhar os fatos verda-deiros.

Substantivas predicativas: são aquelas que funcionam como adjetivo da oração principal. O importante é não se deixar corromper pela desonestidade. Seu desejo era adquirir um automóvel. Substantivas apositivas: são aquelas que funcionam como aposto da oração principal. Fez uma proposta a sua companheira: viajarem pelo interior, no fim do ano. Recomedou-lhe dois procedimentos: ler e refletir exaustivamente a obra de Manuel Bandeira.