Adopção de um Elemento Químico Disciplina de Química Data: 04/03/2007 Escola Secundária de Cantanhede.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar”
Advertisements

Chuvas ácidas: impacto em alguns materiais
Do petróleo ao plástico
Ciclo do Nitrogênio 3ª série B
Retirado do Portal:.
Ciclos Biogeoquímicos
Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Representação de átomos e de moléculas
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
Escola Secundária de Santo António
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais.
Ciclos Biogeoquímicos
Resultados Físico-químicos
Regeneração de nutrientes
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À.
Ciclos Biogeoquímicos
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
A Água e a Biodiversidade
Amoníaco.
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
Simples ou Metálicas ou Compostas Não metálicas
Recursos Hídricos Março 2011.
Produção de Amônia Método de Haber Bosch.
Samara,Emanuelle, Karen e Gustavo
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Conteúdos. Estados físicos da matéria e Misturas e substâncias Pág. 46 à 50 Pág. 54 à 55.
Ar e Vento.
QUÍMICA DESCRITIVA.
APOIO INTERNET - Materiais APOIO INTERNET -
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Controlo da produção industrial.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Série Nitrogenada.
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
Fluxos de Energia e ciclos da matéria nos ecossistemas
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Quantidade de água disponível
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
PETRÓLEO Líquido oleoso e viscoso, de coloração escura.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins
Alunos: André de Souza Almeida Beatriz Amaral Misson 14388
AMONÍACO, saúde e ambiente
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
AMIDAS.
Nitrogênio Número atômico 7 Massa atômica 14,0067g.mol -1 Electronegatividade de acordo com Pauling 3, Densidade 1,25 * g.cm a 20 ° C, Ponto.
16972-Luis Fernando Villa Rios
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
QUÍMICA GERAL E BIOQUÍMICA (1º ano/1º ciclo)
Ácido Nítrico HNO3 O ácido nítrico é um ácido forte, pois seu grau de ionização (α) é de 92%. É uma solução aquosa incolor com 70% em massa de nitrato.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
BACTÉRIAS NITRIFICANTES
Ciclos Biogeoquímicos
Síntese do amoniaco o amoniaco
Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura
Ciclo do Nitrogênio Jeferson oliveira de melo
Na atmosfera: Gás nitrogênio N 2 Na terra: Amônio (NH 4 ) ⁺ ;Nitritos (NO 2 ) ⁻ ; Nitratos(NO 3 ) ⁻. No corpo dos seres vivos: Em aminoácidos proteínas.
Ciclo do Nitrogênio Ciclos Biogeoquímicos.
1 Ano Ensino Médio 2º Bimestre Professor: Hugo Vieira
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Química e industria: equilíbrios e desequilíbrios O amoníaco como matéria prima O amoníaco é o composto com maior produção mundial em quantidade de substância.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº 2 14 de Setembro de 2011.
Transcrição da apresentação:

Adopção de um Elemento Químico Disciplina de Química Data: 04/03/2007 Escola Secundária de Cantanhede

Azoto / Nitrogénio

Introdução Azoto ou nitrogénio, é um elemento químico de símbolo N, número atómico 7 e número de massa 14 (7 protões e 7 neutrões), que existe na natureza principalmente sob forma gasosa. O nitrogénio é o componente principal da atmosfera terrestre; constitui 78,1%, em volume, do ar.

Algumas informações NomeAzoto, Nitrogénio, ázoe Símbolo químicoN Nº atómico7 Raio atómico65 pm Peso atómico u Aparência/corIncolor ClasseAmetais/não metais Ponto de ebulição/fusão-195.8ºC/-209.9ºC Configuração/distribuição electrónica [He]2s 2 2p 3 / 2-5Hesp 1ª Potencial de ionização2856 kJ/mol Densidade0.88 g/cm3 Volume molar13,54×10 -6 m 3 /mol

História Foi descoberto em 1772 Por Daniel Rutherford Em Edimburgo (Escócia) Do latim nitro genes (formador de salitre) É um gás tão inerte que Lavoisier lhe deu o nome de azote que significa sem vida Outros estudantes do nitrogénio: Scheele, Cavendish, Priestley, Faraday, Pictet, Cailleit… Estes dois últimos conseguiram liquefazer o nitrogénio em 1877 Alguns derivados do nitrogénio já eram conhecidos na Idade Média: os alquimistas chamavam: *aqua fortis ao ácido nítrico; *aqua regia á mistura de ácido nítrico e clorídrico.

Obtenção O principal meio de obtenção do azoto é a destilação fraccionada do ar líquido, e é muito usado a nível industrial. Em escala reduzida, o nitrogénio puro é obtido em laboratório por inúmeras reacções de oxidação da amónia e dos seus derivados ou por redução de compostos oxigenados do nitrogénio.

Usos e aplicações Produção de Amoníaco (NH 3 ) (processo Haber-Bosch)  é utilizado como fertilizante e na produção de explosivos, ácido nítrico e outras substâncias.

Usos e aplicações Usos de nitrogénio líquido  congelamento rápido de alimentos; os cientistas utilizam nitrogénio líquido para produção de baixas temperaturas necessárias em algumas experiências.

Usos e aplicações Produção de nitroglicerina (C 3 H 5 (ONO 2 ) 3 ) e trinitrotolueno/TNT (C 6 H 2 (NO 2 ) 3 CH 3 ) (ambos muito explosivos); produção de hidrazina (N 2 H 4 ) (utilizada como combustível para foguetes).

Interacção do N no ambiente e na Vida 1.Ciclo do Azoto 2.Perigos e Informações sobre a sua existência na vida

Ciclo do Azoto

As plantas e animais, depois de morrerem, são decompostos por certas bactérias e fungos; estes produzem Amoníaco (NH 3 - ) a partir dos compostos nitrogenados existentes na matéria orgânica morta e nos resíduos excretados pelos animais. As plantas absorvem parte do amoníaco.

Ciclo do Azoto O amoníaco que não é absorvido pelas plantas converte-se em nitratos (compostos de NO 3 - ). As plantas absorvem parte dos nitratos. Os animais recebem o nitrogénio ao comerem a plantas ou ao se alimentarem de animais que tenham comido plantas.

Ciclo do Azoto Bactérias e algas fixadoras de nitrogénio obtêm este elemento do ar e convertem-no em amoníaco. Um processo inverso, chamado desnitrificação, devolve ao ar uma quantidade aproximadamente igual de nitrogénio.

Perigos e Informações sobre a sua existência na vida 1) Como já devem saber, os adubos e os fertilizantes artificiais utilizados nas agriculturas, têm um grande teor em azoto. Estes por sua vez proporcionam uma poderosa fonte de contaminação dos solos e dos lençóis de água subterrâneos. Além disso são extremamente tóxicos para muitos animais (incluindo o ser humano).

Perigos e Informações sobre a sua existência na vida 2) Todos os organismos necessitam de nitrogénio para viver; A maioria dos vegetais tem que produzir as proteínas a partir de compostos nitrogenados simples dissolvidos no solo; O ADN é composto de uma pentose, radicais fosfatos e bases nitrogenadas. Rã deformada devido ao uso intensivo de adubos

Isótopos Existem, praticamente, só 3 isótopos do azoto: N-13, N-14 e N-15. O N-13 tem um tempo de vida limitado (9.97m) e é o que dura mais tempo entre outros, fabricados no laboratório. O N-14 é o mais comum; constitui cerca de % na natureza.

Curiosidades… … sobre a nitroglicerina: É o principal ingrediente da explosivo da dinamite Quando explode, expande-se formando gases que ocupam cerca de 3000 vezes o espaço ocupado pelo líquido A explosão é 3 vezes mais poderosa do que provocada por uma igual quantidade de pólvora e a velocidade é cerca de 25 vezes maior que a decorrente da pólvora

Curiosidades… Resultado de tocarmos triiodeto de azoto (NI 3 )

Bibliografia Internet:       zoto/Index.asp  

Bibliografia Outros:  Diciopédia 2004  Enciclopédia Delta Universal

FIM! Trabalho realizado por: Diogo Garcia | Nº: 13648