Tempo aspeto e modalidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revisão de Português 6ºano
Advertisements

FUNÇÕES SINTÁTICAS.
FUNÇÕES SINTÁCTICAS.
Aspeto lexical Aspeto gramatical Valores aspetuais
DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO
FLEXÕES VERBAIS.
Imperfeito do Subjuntivo
Dizer é mostrar Deixis.
Prof.ª irlane Araújo.
MODALIZADORES Os modalizadores explicitam o ponto de vista, a posição assumida pelo sujeito no enunciado. Eles sustentam o modo como o indivíduo elabora.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 20. Termos Determinantes do Verbo Complementos Verbais AULA.
CRASE Crase é o nome dado à fusão de a + a (as). Ela é indicada pelo ACENTO GRAVE ` Ex.: Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja.
Revisão para Fuvest PORTUGUÊS. AdjetivoAdvérbio RELAÇÃO: liga-se a substantivo liga-se a verbo (ou a adjetivo, ou a outro advérbio, ou a enunciado) FLEXÃO:
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Coesão e Coerência Remissão textual. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre.
Verbos. Conceito de verbo Verbos são palavras que exprimem: a)ação: dançar, cantar, falar... b)estado: ser, estar... c)mudança de estado: tornar-se, virar...
Classes de palavras: o verbo
Aspeto e modalidade ASPETO LEXICAL
Subclasses dos verbos.
Operadores lógicos Em ocasiões que consideramos mais de uma expressão, podemos usar os operadores lógicos para unir essas expressões. Determinados casos,
É todo enunciado de sentido completo .
Conjugação Perifrástica
Sintaxe II – coordenação e subordinação
Funções sintáticas Porto Editora.
Verbo Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação (correr); Estado.
Sintaxe II – coordenação e subordinação
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Classes de palavras: o advérbio
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
Verbo È a classe de palavras que se flexiona em pessoa, numero, tempo, modo e voz. Pode indicar entre outros processos. Ação(correr) Estado(ficar) Fenômeno(chover)
Perspectiva Benvenistiana
Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Observe a estrutura destas orações:    É possível constatar.
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Probabilidade Condicionada e Acontecimentos independentes
“Conjunções Coordenativas”
Conjunções.
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
Período simples e composto – pág. 15 (Ap. 7) Copie e responda. 1
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Características Gerais
Para você que amo!!!.
Indefinidos.
Cap. 7.2 – Probabilidade: Experiência x Teoria
Classes de palavras: o verbo
#portuguêsélindo #portnaveia
Gramática Frase complexa Outras Expressões, 10.º ano.
Coordenação e subordinação
Verbo Complexo verbal Porto Editora.
Coesão e coerência textuais
PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Pré Prova AL-RS.
VERBOS Verbos – são palavras variáveis que exprimem acções, estados ou processos, representados no tempo.
Apreensão e compreensão de sentidos
Coordenação e subordinação
O advérbio e a construção de sentido no texto
Vírgula.
Classes abertas de palavras
Verbo principal e verbo auxiliar
CONTROLE DE COMPORTAMENTO PELAS CONSEQUÊNCIAS
Funções sintáticas Porto Editora.
Campo semântico e campo lexical
Coordenação e Subordinação
Coordenação e subordinação
Verbos IV Prof.ª Eliany R. Molinari. Correlacionando tempos e modos: Indicativo e Subjuntivo  Períodos que exprimem ordem, pedido ou desejo:  Eu espero.
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
Unidade 4 VERBOS.
Presente do subjuntivo
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

Tempo aspeto e modalidade Semântica frásica Tempo aspeto e modalidade

Tempo A localização temporal pode ser estabelecida em função: do momento em que um enunciado é produzido (funcionando deiticamente): Ex: Amanhã não há aula. de um valor temporal expresso que é tomado como ponto de referência ou perspetiva (funcionando anaforicamente): Ex: Em 2004, deu-se uma revolução. Mas não foi apenas isso o que aconteceu nesse ano. (a referência de "nesse ano" é determinada pela ocorrência da expressão "em 2004")

Relações de ordem cronológica (entre duas situações ou face ao momento em que o enunciado é produzido) • SIMULTANEIDADE Ex: Tu entraste na sala, quando eu estava a falar. / A Maria está em casa agora. • ANTERIORIDADE Ex: Eu discursei antes de o Rui chegar ao jantar. / Em 1974, dá-se uma revolução em Portugal. • POSTERIORIDADE Ex: Vou sair depois de te ires embora. /Amanhã, não vai chover.

ASPETO LEXICAL (expresso pelo significado de uma palavra ou conjunto de palavras) SITUAÇÕES ESTATIVAS (não levam a mudança de estado e são durativas) EVENTOS (implicam mudança de estado) Durativos: Escreveu um livro notável. Eu li o livro. Não durativos (situações pontuais, momentâneas): Senti-me sozinho naquele momento. / O João abriu a porta. / O Tó atirou a bola para a baliza.

ASPETO GRAMATICAL (construído através da combinação entre a informação dada pelo aspeto lexical e o valor dos tempos verbais, de verbos auxiliares, de estruturas de quantificação, de modificadores) Valor perfetivo: Saí logo que pude. Valor imperfetivo: Estou a preparar-me para sair. Valor habitual: Habitualmente, vejo o Telejornal. Valor genérico: O homem é um ser racional. Valor iterativo: A Rita saltita sem parar.

MODALIDADE (atitude do locutor face a um enunciado ou aos participantes no discurso) APRECIATIVA (para expressar apreciações) Não gostei nada do que disseste. / Felizmente, está a chover. EPISTÉMICA (para representar valores de probabilidade, possibilidade ou certeza) Talvez termine a leitura do livro até sexta. / Duvido que chova. / DEÔNTICA (para representar permissão ou obrigação) Tens de ir a minha casa amanhã. / Não entres! / Podes sair esta noite.