@lgarve e-seguro Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Como melhorar a segurança da sua família na Internet
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
e-seguro Oficina de Formação Dirigido a Direção de Escola/Agrupamento / Conselho Geral / Pais/Encarregados de Educação.
Cyberbullying Workshop Professores Logotipo da escola 2012.
Aceite para publicação em 29 de Novembro de 2010.
Equivalente à média dos países da OCDE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Exploração GSI :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
Interação Cliente Servidor
O que é o Conselho Superior?
GERENCIAMENTO DE REDES
Emitindo seu Certificado Digital
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
Gestão Tecnológica: link entre mídias e plano de aula
DOS 123 (CENTO E VINTE E TRES) ESTABELECIMENTOS ESTADUAIS DE ENSINO, 24 (VINTE E QUATRO) ENVIARAM RESPOSTA AO OFICIO 428/2007, DE 22/08/2007.
Avaliação de desempenho dos docentes
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Segurança na Internet.
UNIVERSIDADE uni CABO VERDE cv
Educação no contexto do Trabalho
Vícios e dependências da Internet
Programa Natura Semear
Boas Práticas nas Redes Sociais
Movimentos e Forças CFQ 7º Ano ano letivo 2011 / 2012.
Funções e Atribuições do Diretor
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Informática na Educação
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
1° dia de aula Recepção.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Programa Microsoft IT Academy
Segurança e auditoria de sistemas
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Perigos e cuidados Daniela Balena
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
REGISTO FOTOGRÁFICO DO EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO
Procedimentos de referenciação e avaliação
WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação
Cyberbullying Workshop Pais Logotipo da escola 2012.
Estabelecendo limites e regras
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Trabalho de Tecnologias de Informação e Comunicação
Ferramenta Lanschool U Disciplina de Redes de Computadores
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
CC8 Comunicação e colaboração Correio eletrónico
Informação.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Administração de Servidores de Rede Prof. André César.
3º Momento Resultados Simare 2014
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
 Passwords_______________ Slides 3,4  Downloads ______________ Slides 5,6  Redes Sociais_____________ Slides 7,8,9  Vírus e spyware _________ Slides.
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
O papel pedagógico do órgão gestor
Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
2015/2016 PLANO TIC. IDENTIFICAÇÃO Secção A Identificação da Escola Nome: EB1/PE Tanque Santo António Telefone: /
Transcrição da apresentação:

@lgarve e-seguro Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Avaliação de Diagnóstico (diretores, adjuntos da direção, coordenadores de estabelecimento, assessores, membros do conselho geral) Logotipo da escola 2012

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Este instrumento de avaliação compreende 3 secções: Infraestrutura Políticas Práticas As escolas/agrupamentos autoavaliam-se de 2 em 2 anos, sendo escolhidas, para cada avaliação, 15 questões apresentadas aleatoriamente em cada secção a partir de uma base de dados. A avaliação dá origem a um Plano de ação e a um conjunto de Documentos de Referência que auxiliarão o desempenho da escola/agrupamento ao nível da proteção e a da segurança. Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Os computadores da sua escola / agrupamento estão protegidos (de vírus)? Nem sempre, é responsabilidade do professor/coordenador das TIC. Alguns/muitos computadores têm proteção anti-vírus. Sim, todos os computadores da escola/agrupamento têm proteção anti- vírus. A B C Infraestrutura Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Se escolheu A ou B, deve incluir no Plano de Ação: um parágrafo sobre proteção anti-vírus nas políticas de segurança da sua escola/agrupamento, certificando-se de que todo o pessoal docente, pessoal não docente e alunos seguem-no rigorosamente. Lembre-se que basta um computador infetado para infetar toda a rede. Documentos de Referência a referir no Plano de Ação: Política de proteção dos computadores: Contratos/licenças de proteção anti-virus: Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet O ensino/aprendizagem e a administração estão separados na rede da sua escola/agrupamento? Não, partilham o mesmo servidor. Não sei. Sim, temos servidores distintos para ensino/aprendizagem e para administração. A B C Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Se escolheu A ou B, deve incluir no Plano de Ação: Assegurar a privacidade dos dados relativos ao pessoal docente, pessoal não docente e alunos é uma tarefa fundamental da escola/agrupamento. Defina e implemente uma estratégia de separação da área administrativa da área de ensino/aprendizagem, assim como uma clara política de autorizações/permissões. Documentos de Referência a referir no Plano de Ação: Proteção de dados privados na escola/agrupamento: Cf: Portal das Escolas / Agrupamento Escolas de Nogueira – Braga / Proteção de dados / Comissão Nacional Proteção de Dados Gestão do servidor da escola/agrupamento: Cf: Como proteger o servidor Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Como são geradas as passwords do pessoal docente/não docente e dos alunos? É dada aos novos utilizadores uma password inicial, sendo-lhes solicitada a criação de uma nova no seu primeiro acesso à rede. Compete a cada um dos professores e/ou não tenho bem a certeza como se realiza o processo. É atribuída a todos os utilizadores uma password diferente pelo sistema. A B C Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Se escolheu A ou B, deve incluir no Plano de Ação: As passwords oferecem uma entrada única, a partir de diferentes pontos, na rede da escola/agrupamento, pelo que as regras básicas de criação de passwords seguras devem ser rigorosamente aplicadas. Indique estas regras no seu documento Política de Utilização e evite dar aos utilizadores uma password standard no seu primeiro acesso. Documentos de Referência a incluir no Plano de Ação: Utilização de Passwords: Creação de uma Política de Utilização: Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet O pessoal docente/não docente e os alunos estão autorizados a utilizar USB pen drives nos computadores da escola/agrupamento? Sim. Apenas com autorização especial do professor/coordenador TIC. Não. A B C Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Se escolheu A ou B, deve incluir no Plano de Ação: Instale um programa de scan anti-vírus nos computadores da escola/agrupamento, encorage, também, o pessoal docente/não docente e os alunos a enviarem emails para eles próprios em vez de utilizarem USB pen drives, as quais são uma das fontes mais comuns de viroses. Documentos de Referência a referir no Plano de Ação: Política de proteção do computador: Criação de uma Política de Aceitação: Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Os telemóveis são autorizados na escola? Os telemóveis não são autorizados quer na sala de aula, quer no recinto escolar. Alguns professores permitem a utilização de telemóveis na sala de aula, desde que a sua utilização não interfira com a aprendizagem. O uso de telemóveis é encorajado na sala de aula como ferramenta de aprendizagem quando considerado apropriado pelo professor. A B C Práticas Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Toma conhecimento de um caso de cyberbullying, que se agrava cada vez mais e envolve alguns alunos da escola: Não pode fazer nada uma vez que aconteceu fora da escola. A B Agora é a sua vez, adicione opções e formule o plano de acção C Práticas Avaliação Inicial

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Logotipo da escola Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Como estão protegidos os dados, isto é, os dados dos alunos são de acesso restrito ou facilmente acessíveis? Os dados relativos aos alunos não estão protegidos. A B …adicione opções e formule o plano de ação C Infraestrutura Avaliação Inicial

Documento construído a partir de: ESAFETYLABEL.EU Logotipo da escola 2012

Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet Projeto "@lgarve e-seguro" is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma licença 3.0 Portugal License. Este trabalho foi licenciado com a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Portugal. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ ou envie um pedido por carta para Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA. Logotipo da escola 2012