Camada de Enlace de dados Controle de Fluxo

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Camada de Enlace de dados Controle de Fluxo Redes de Computadores 0010101010101010010101010101010 4 Camada de Enlace de dados Controle de Fluxo

Agenda Conceito de Framing Protocolos Conceito de Piggybacking Para meio físico sem ruído Para meio físico com ruído Conceito de Piggybacking Perguntas

Controle de Enlace de Dados Framing Camada física gera sincronização de bits entre transmissor e receptor A camada de enlace precisa selecionar o conjunto de bits que deve ser enviado ao receptor Mas se este conjunto de bits for menor que o tamanho da mensagem? Necessário colocar em frames de modo que estes sejam distinguíveis O que é melhor, frames pequenos ou grandes?

Controle de Enlace de Dados É necessária uma coordenação entre transmissor e receptor Controle de Fluxo Refere-se a um conjunto de procedimentos utilizados para restringir o volume de dados que o transmissor pode enviar sem esperar por uma confirmação (ack) do receptor. Controle de Erros Se baseia na solicitação de repetição automática que é a retransmissão dos dados

Controle de Enlace de Dados Protocolos

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais sem ruídos Simplest (o mais simples possível) Não existe controle de fluxo ou erros Os pacotes são simplesmente enviados Seria necessário Meio físico ideal Transmissor envia sem pensar no receptor (perfeito!) Mas se o receptor não consegue encaminhar os pacotes para a camada de rede na mesma velocidade que eles chegam?

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais sem ruídos Simplest (o mais simples possível)

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais sem ruídos Simplest (o mais simples possível)

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais sem ruídos Stop-and-Wait O emissor envia um frame e aguarda confirmação do receptor, só depois ele envia o próximo frame. Ainda não resolve os problemas de erro no meio, mas o receptor controla o envio através das confirmações. Além de não tratar erros, qual o problema deste algoritmo?

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais sem ruídos Stop-and-Wait

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais sem ruídos Stop-and-Wait

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos Stop-and-Wait ARQ GO-back-N ARQ Selective Repeat ARQ

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos Stop-and-Wait ARQ Necessário numerar os frames para fazer o controle de erro (número de seqüência) Como no Stop-and-wait ARQ só um enviado por vez, basta utilizar um bit binário (aritmética de módulo 2) Ou seja, caso a confirmação (ACK) da transmissão do número de sequência 0 não seja recebido. O frame será retransmitido.

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos Stop-and-Wait ARQ

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos Stop-and-Wait ARQ

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos Stop-and-Wait ARQ

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos Stop-and-Wait ARQ

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos Stop-and-Wait ARQ

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos GO-Back-N ARQ A idéia é transmitir um conjunto de frames e pedir a confirmação do último Não faz sentido transmitir apenas um e esperar a confirmação Muito tempo ocioso Meio físicos atuais são mais confiáveis (cabeamento estruturado) Introduz o conceito de janela de transmissão

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos □ GO-Back-N ARQ 1 2 3 4 5

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos GO-Back-N ARQ Similar ao Stop-and-Wait ARQ, mas o transmissor não precisa ficar espera para transmitir o próximo frame Possibilita que um ACK perdido não afete a transmissão Utiliza o conceito de janela de transmissão

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos □ GO-Back-N ARQ

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos Selective Repeat ARQ (Automatic Repeat Request) Utiliza duas janelas (recepção e outra de transmissão) do mesmo tamanho

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos Selective Repeat ARQ (Automatic Repeat Request) Utiliza duas janelas (recepção e outra de transmissão) do mesmo tamanho

Controle de Enlace de Dados Protocolos para canais com ruídos Selective Repeat ARQ (Automatic Repeat Request)

Controle de Enlace de Dados Conceito de Piggybacking Idéia é de “carregar nas costas”, no linguajar baiano “pongar” Os protocolos são bidirecionais Quando A transmite para B, ele também pode transmitir informações de controle sobre os frames que chegaram de B

Controle de Enlace de Dados Conceito de Piggybacking

Controle de Enlace de Dados Perguntas No Stop-and-Wait ARQ, o que aconteceria se houvesse um atraso do ARQ? No Go-Back-N ARQ, como selecionar o tamanho original da janela? O que aconteceria no Selective Repeat ARQ se o FRAME 1 chegasse depois do FRAME 3?

Controle de Enlace de Dados Pesquisa (para os mais interessados) HDLC (High-Level Data Link Control ) PPP (Point-to-Point Protocol)