Primeiro Centro Espírita do Mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quem foi Allan Kardec?.
Advertisements

Primeiro Centro Espírita do Mundo
Equipe: Janice – Jeison - Samuel
O ESPIRITISMO.
“Tratar a todos os homens como se quereria que eles os tratassem.” (Joanna de Angêlis/Divaldo P. Franco) É a mais completa expressão da.
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Centro Espírita Allan Kardec Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – Roteiro 1 Módulo 2 – Roteiro 2.
– Registra Publicação da Intimação 260 Servidor Responsável.
By Búzios Slides Amizade é Amor A amizade é uma das formas mais bonitas de amor. Sim, porque o amor se divide em várias formas. Há amigos que a gente.
 A Guerra dos Cem Anos aconteceu na Idade Média, durante os séculos XIV e XV (entre os anos de 1337 e 1453), envolvendo os reinos da França e Inglaterra.
T RÍPLICE A SPECTO DA D OUTRINA E SPÍRITA Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 3 1.
Grupo de Estudos e Prática do Magnetismo Espírita de Uberlândia/MG SEJAM BEM-VINDOS!
1/5 M2-A1 Livro Compreendendo a Dor Humana – Cap. 18 Tratamento Espiritual Infanto-juvenil na Casa espírita Problemas constantes no tratamento infanto-
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Referências Bibliográficas. Segundo a ABNT-NBR 6023:2003 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos,
Escola: Estadual Ernesto Solon Borges
CLASSES DE PALAVRAS E SEUS EMPREGOS
A PESQUISA O LIVRO DOS ESPÍRITOS O LIVRO DOS MÉDIUNS
Poder, dominação e política
Sobre a documentação e incorporação: caminhos para uma nova gestão museológica no Museu Paranaense Tatiana Takatuzi.
REFORMA URBANA DO RIO DE JANEIRO
INTERACT – COMISSÃO DISTRITAL
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
O que você acha mais divertido: ler uma revista em quadrinhos ou um livro de fatos históricos? E, se lhe dissermos que é possível fazer as duas coisas,
Ensino Religioso As 10 maiores religiões do Mundo
Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano
CMPC - Conselho Municipal de Política Cultural de Chapecó - SC
Allan Kardec: o professor e o codificador
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
AUTOMÁTICO MILAGRE...SERÁ?.
JUNTAS DO SERVIÇO MILITAR.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
DIVALDO FRANCO NA EUROPA 2007
O governo dos 100 dias Artesanato Nossa Senhora Aparecida
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
Allan Kardec: o professor e o codificador
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
Rita Foelker Um momento com a infância
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica – 2012/2013 NOTA NO SLIDE 11 João Durão Maria Ferreira José Caetano.
Cardápio / Histórico A Evolução da Arte Culinária História da arte culinária= História da Civilização Pré - História: alimentavam-se de plantas, frutas.
JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇA ELEITORAL JUSTIÇA MILITAR
ESDRAS.
Penas e gozos terrestres
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
LICENÇAS ESPECIAIS DO RUÍDO Município de Guimarães
Antonio César Perri de Carvalho
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇA ELEITORAL JUSTIÇA MILITAR
Produção e Formatação: VAL RUAS
ESPIRITISMO.
Função e Importância Cultural dos Arquivos Municipais
HOMENAGENS À REVISTA ESPÍRITA E À SOCIEDADE ESPÍRITA DE PARIS
HISTÓRIA 2018 o que é história
PRÉ-MODERNISMO Profª Cynthia Boaventura
Conhecer as obras dos gênios e meditar PARIS NO PINCEL DE JEAN BÉRAUD
NÃO SEI Antonio Ermirio de Morais
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
Referências Bibliográficas.
Quando me amei de verdade
SEITAS E RELIGIÕES. ESPIRITISMO Líder fundador : O fundador do Espiritismo é o francês Denisard Léon Hippolyte Rivail. Rivail nasceu em Lyon em 03/10/1804.
REDAÇÃO Prof. Deivis Luís André RESENHA.
Depois de observar e analisar as mesas girantes, o professor Rivail ficou intrigado com o fato de que como poderia a mesa se mover se ela não possui músculos.
Filme o Contador e o Código de Ética do Contador.
TRANSFORMAÇÃO INTERIOR E OBSESSÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
PERDA E SUSPENSÃO DA MEDIUNIDADE
ASSEMBLEIA DE DEUS – Congregação CIC
Transcrição da apresentação:

Primeiro Centro Espírita do Mundo Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas Primeiro Centro Espírita do Mundo Fundado em 1º de abril de 1858 Clicar slides

E ainda em circulação em vários idiomas. ORIGEM DA SPEE Primeiro Centro Espírita do Planeta Terra Síntese histórica de como foi a fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas... Revista Espírita, tradicional publicação por ele dirigida até sua desencarnação em 1869... E, também, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE), o primeiro Centro Espírita do Planeta. Por iniciativa de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, surgiram em Paris, França, no ano de 1858... E ainda em circulação em vários idiomas.

A França, à época de Kardec, vivia tempos conturbados, por isso, o funcionamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE) dependia de autorização para seu funcionamento legal, o que não seria fácil conseguir... Síntese do contexto social francês naquele tempo...

Mas, como poderia ser solucionado essa situação? Napoleão Bonaparte III foi imperador de França, no período de 1852 até 1870, e era sobrinho do grande Napoleão. Mas, como poderia ser solucionado essa situação? Era necessário que a SPEE obtivesse autorização para o seu funcionamento legal, dado a gravidade da situação política.

Um general autorizou o funcionamento de um Centro Espírita??? Então, quem autorizou o funcionamento do primeiro Centro Espírita do planeta foi um general... Um general autorizou o funcionamento de um Centro Espírita???

Foi assim... Napoleão Bonaparte III nomeou o general Espinasse, para ser o Ministro do Interior da França o qual exerceu esse cargo entre 7-fev-1858 até14-jun-1858. A denominação completa do cargo era: Ministro do Interior e de Segurança Geral. Essa autoridade era quem autorizava o funcionamento de atividades que reunissem “grupos com mais de 20 pessoas...” Para funcionar legalmente e não ser incomodada, a SPEE precisaria transpor as dificuldades que as circunstâncias da época impunham. Então.. O sr. Dufaux, que participava da SPEE, cuidou do caso, porque se dava com o Prefeito de Polícia de Paris, que seria a primeira autoridade a ser contatada ... Mas, como a autorização dependia também do Ministro do Interior, foi aí que entrou em cena o general Espinasse... Era ele o próprio Ministro do Interior. Mas, afinal, quem era o general?

O general Espinasse, em vida, era simpatizante da causa Espírita, sem que Kardec soubesse... Eis, o general! Ele conseguiu a autorização, em menos de 15 dias, quando o tempo médio era de pelo menos três meses.

Napoleão Bonaparte III nomeou o general Espinasse, para ser o Ministro do Interior da França. O general exerceu esse cargo entre 7-fev-1858 até14-jun-1858. A autorização, para o funcionamento da SPEE foi conseguida em 13-abr-1858 O general Espinasse Exerceu o cargo por pouco mais de 4 meses... CONSTATAÇÃO Observa-se que, no pouco tempo em que esteve na função foi o suficiente para que o general Espinasse concedesse a autorização de funcionamento da SPEE...

Posteriormente Kardec veio a saber que o general Charles Marie Esprit Espinasse era simpatizante da causa Espírita... Kardec obteve essa informação, em entrevista mediúnica com o próprio general, seis dias após a desencarnação do mesmo.

O general Espinasse faleceu em 4-jun-1859, no terrível combate de Magenta (cidade da província de Milão, hoje pertencente à Itália).

Até setembro de 2008, não editada em nenhum livro. Essa é a carta manuscrita de Allan Kardec INÉDITA Até setembro de 2008, não editada em nenhum livro. O que dizia essa carta?

“Outra observação digna de nota é a importante e corajosa identificação que o eminente Professor Hippolyte-Léon-Denizard- Rivail faz ao assinar a Carta com seu ilustre sobrenome e com seu digno pseudônimo respectivamente (Rivail-kardec), oferecendo certamente o seu aval de pessoa séria e respeitada ante a autoridade municipal (Prefeito de Polícia de Paris) e nacional (Ministro do Interior), especificamente para a abertura da sociedade, na qual deveriam dispor por lei de uma autorização legal e oficial para encontro de um maior número de pessoas das que se reuniam em um Círculo.” www.resenhaespirita.com.br

No início, por cerca de seis meses, Kardec realizava as reuniões na própria residência, então situada à rua dos Mártires nº 8, junto com alguns adeptos (entre 8 a 10 pessoas), sempre às terças-feiras... O espaço era reduzido, impossibilitando o crescente número de estudiosos que ali compareciam. Desenho: Revista O REFORMADOR – ed. Abr / 2009

E assim foi, em síntese, o início do primeiro Centro Espírita do planeta Terra. Posteriormente, já legalizada, passou a funcionar na GALERIA DE VALOIS, até 1º de abril do ano de 1859... CURIOSIDADES... De 1º de abril de 1859, até 1º de abril de 1860, nas sextas-feiras, a SPEE funcionou na galeria MONTPENSIER, mais precisamente na passagem Sant’Ana,nº59

OS PERSONAGENS... Napoleão III > Imperador da França, na época em que a SPEE preparava-se para ser legalizada. General Espinasse > como autoridade competente, foi quem autorizou o funcionamento legal, da SPEE. Foi nomeado ao importante cargo, por Napoleão III; Sr Dufaux > Por conhecer pessoalmente o Prefeito de Polícia de Paris (que era a primeira autoridade a ser contatada), foi quem se encarregou do caso “autorização” para o funcionamento regular da SPEE; Srta. Ermance Dufaux > Atuava como a médium principal nas reuniões. Era filha do sr. Dufaux; Sr Roze > Também médium, juntamente com Alfred Didier, Didier Filho, Forbes, Collin, Pécheur, Darcol, Flammarion, além de outros, são os mais citados por Kardec; São Luiz > “Presidente-espiritual” da SPEE; Foi, na França, em encarnação passada, o rei Luiz IX;

FONTE DAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS: Revista O REFORMADOR (FEB) – Edição Abril 2008 Revista RESENHA ESPÍRITA – Nº 02 2008

FORMATAÇÃO: Mário Celso mariocelso633@yahoo.com.br “Onde quer que as minhas obras penetraram e servem de guia, o Espiritismo é visto sob o seu verdadeiro aspecto, isto é, sob um caráter exclusivamente moral.” Allan Kardec Rever apresentação Finalizar O melhor que se pode fazer pelo Espiritismo é divulgá-lo corretamente. FORMATAÇÃO: Mário Celso mariocelso633@yahoo.com.br