I Seminário de Atenção Psicossocial da AP de Dezembro de 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especialização em Saúde da
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
Juan Carlos Esquivel Guerra
Aluna: Natália Teixeira Fernandes Orientadora: Érica Almeida Coelho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular
Leydi Nayla Montoya Hernández
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
Enfermeira Tatiane Crippa Orientadora Andressa Andrade
Enfª Rebeca Gusmão Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
A Qualificação da Atenção à Saúde do Adolescente de 12 a 18 anos na Unidade Básica de Saúde PS Cajueiro da Praia PSF – Cajueiro da Praia/PI TCC - Curso.
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Silvete Maria Brandão Schneider
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Orientadora Lenise Menezes Seerig
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – UNASUS/UFPEL Trabalho de Conclusão de Curso   Qualificação da atenção à saúde das crianças de 0 a 72 meses.
Julio Alberto Pierret Acosta
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
I Seminário de Atenção Psicossocial da AP 1.0
Grupo de Redução de Danos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Qualificar a atenção a saúde dos Idosos acamados e/ou restritos no domicílio, CMS Tia Alice, Rio de Janeiro - RJ Andréia Lucatelli de Freitas Orientadora:
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas Karime Pôrto Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas DAPE/SAS/MS.
Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas Karime Pôrto Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas DAPE/SAS/MS.
Luciane Silveira Miranda de Lima
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma n° 8   Melhoria da Atenção.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Secretaria Municipal de Saúde Maria Dalva Amim dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
Transcrição da apresentação:

I Seminário de Atenção Psicossocial da AP 1.0 04 de Dezembro de 2017. Caps II- carlos  augusto da silva  'magal' Equipe  Inicial    A experiência na AP 1.0:  Do Território às Ações de Desinstitucionalização.                                             Christiane Sampaio Washington Barros Michael Monteiro                                 I SEMINÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA AP 1.0 – RIO DE JANEIRO/2017

I SEMINÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA AP 1.0 – RIO DE JANEIRO/2017            04 de Dezembro de 2017. Área Programática 3.1 e 1.0                  CAPS II – Carlos Augusto da Silva `Magal`           Instituído na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)                                Zona Norte  29/11/2016.  Traz em seu Projeto  Clínico Institucional a proposta de ações integrativas no território de abrangência com os  demais dispositivos  de apoio, propondo participação e parceria  como formas de organização e prestação de serviços à comunidade. Os desafios de um trabalho territorial I SEMINÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA AP 1.0 – RIO DE JANEIRO/2017

I SEMINÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA AP 1.0 – RIO DE JANEIRO/2017 o trabalho em rede é a mola mestre, já que as possibilidades de construção de projetos terapêuticos ampliados envolvem o desejo dos usuários, a disponibilidade dos equipamentos sociais e o cuidado manejado pelos trabalhadores que vão erguer o tripé necessário esta construção. I SEMINÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA AP 1.0 – RIO DE JANEIRO/2017

CF MEDALISTA OLIMPICO MAURICIO SILVA BENFICA/VASCO I Seminário de Atenção Psicossocial da AP 1.0            04 de Dezembro de 2017. AP  UNIDADE  POPULAÇÃO  FONTE  1.0  CMS ZEFERINO TIMBAU JR. SÃO CRISTOVÃO 7.800  IBGE 2010  CF MEDALISTA OLIMPICO MAURICIO SILVA BENFICA/VASCO 31.500  TOTAL  39.300 O Território do CAPS  Tem uma abrangência que perpassa duas áreas programáticas de saúde –  AP. 1.0 e 3.1.  AP.1.0 a cobertura envolve parte dos bairros de Benfica e São Cristóvão. AP. 3.1 a cobertura envolve os bairros de Manguinhos e Maré.  As articulações Intra e Intersetoriais: Mapeamento da rede parceira Construção de Metodologias necessárias para construção da Rede de Assistência Psicossocial. Matriciamento Aproximação com os outros serviços

Estratégias Empreendidas Matriciamento O matriciamento ou apoio matricial é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho interdisciplinar. Realizado por meio de: Preenchimento da Ficha de matriciamento Consultas interdisciplinares Grupos de escuta GRUPOS DE Musicoterapia Assistência às equipes da CF Visitas Domiciliares em conjunto Ocorre quarta-feira às 16h na CFMOMS

Matriciamento Instrumentalizado. Identificação dos Casos I Seminário de Atenção Psicossocial da AP 1.0            04 de Dezembro de 2017. Matriciamento Instrumentalizado. Identificação dos Casos Atendimento Domiciliar Grupos de Escuta/ Musicoterapia  Interconsultas Ações Intrasetoriais Cuidados Compartilhados      Ações territoriais  Clínica da Família Medalhista        Olímpico Mauricio Silva – 9 Equipes de Saúde da Família - Não Possui NASF.   => 145 casos identificados e monitorados  pela CF e CAPS:  14 casos de Infância e Adolescência.   08 casos em situação de rua.   CMS- ZEFERINO TIMBAU JR- POSSUI NASF-  =>  14 Casos em acompanhamento compartilhado com o CAPS.

I Seminário de Atenção Psicossocial da AP 1.0 04 de Dezembro de 2017. 14 Casos de Desinstitucinalizacão da AP. 1.0       Apresentados por GT realizados no CAPS. Resultados: Retorno Familiar: 5 casos  1 caso concluído em parceria com PINEL - CPRJ;   2 casos  concluídos em parceria com HPER.  1 caso em andamento com o IPUB.  3 casos em andamento com o HPPRM  Indicação de Residência Terapêutica-   1 caso em parceria com PINEL e CAPS (Em andamento)   Moradia Assistida:   1 caso concluído em parceria com HPER e CAPS.    1 caso concluído em parceria com  CPRJ. AÇÕES  INTERSETORIAS Cprj  / Pinel / IPUB HpER =>    Hospital    penitenciário Henri que Roxo HppRM= Hospital  penal psiquiátrico roberto Medeiro

I SEMINÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA AP 1.0 – RIO DE JANEIRO/2017            04 de Dezembro de 2017. ESTRATEGIAS EM CONSTRUCÃO  Criação de Grupo de Família Grupo de sensibilização e cuidado aos profissionais Grupo para diabéticos e hipertensos Grupo de Idosos Espaços de Psicoeducação Roda de conversa Campanhas Educativas Os desafios de um trabalho territorial I SEMINÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA AP 1.0 – RIO DE JANEIRO/2017

I SEMINÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA AP 1.0 – RIO DE JANEIRO/2017 Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” Paulo Freire I SEMINÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA AP 1.0 – RIO DE JANEIRO/2017