DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
Advertisements

Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
101 ANÁLISE LITERÁRIA MULHER DE TRINTA ANOS SORRISO DE MONALISA.
D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.
Dom Casmurro Machado de Assis.
Machado de Assis: o autor
REALISMO - NATURALISMO
VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO
“Amor de Capitu”, de Fernando Sabino
Machado de Assis ( ) Nasce no Rio de Janeiro Joaquim Maria Machado de Assis. Morre em 29 de Setembro de 1908 aos 69 anos.
DOM CASMURRO Machado de Assis.
Machado de Assis Características do Estilo do Autor
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
Literatura Dom Casmurro Machado de Assis
MACHADO DE ASSIS: O BRUXO DO COSME VELHO.
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
REALISMO.
Realismo - Naturalismo
REALISMO Revolução Industrial
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Deyse Bandeira Erlania Freitas Marta Florença Mônica Ferraz.
Esaú e Jacó (Machado de Assis). Biografia Joaquim Maria Machado de Assis filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional,
Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de Descendente.
D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.
Contextualização histórico-literária
O Alienista Machado de Assis.
O Romantismo.
FICÇÃO CONTEMPORÂNEA Guimarães Rosa & Clarice Lispector
REALISMO E NATURALISMO
Realismo e Naturalismo no Brasil
Aulas Multimídias – Santa Cecília
“Ciência da Sociedade” (Comte)
LUCÍOLA JOSÉ DE ALENCAR.
Realismo – Machado de Assis.
CONTO E CRÔNICA.
ANÁLISE LITERÁRIA A METAMORFOSE O HOMEM BICENTENÁRIO.
AUTORES QUE MERECEM DESTAQUE
FICÇÃO CONTEMPORÂNEA Guimarães Rosa & Clarice Lispector
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
Enem REVISÃO.
REALISMO-NATURALISMO EM PORTUGAL
Amor de Perdição O narrador
Conto Berenice De Edgar Allan Poe.
REALISMO/NATURALISMO. Questão Coimbrã Antero de Quental Realismo Verdade Objetividade Aproxima-se de uma tese documental Correntes filosóficas Antônio.
Alunos : Cleila Palma Gleise Fraga João Felipe Luiz Gabriel Rafael Ferreira Catu Ba Maio 2016.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Amiga.
Realismo e Naturalismo no Brasil
O Realismo e o Naturalismo
REALISMO/NATURALISMO → 2ª. metade do séc. XIX
Profª Jhéssica N. R de Araújo
Análise Literária Capitães da Areia Sobre Meninos e Lobos.
SIMBOLOGIA PEÇAS DE NELSON RODRIGUES.
código de honra das mulheres celtas:
Amor de Perdição Simão como herói romântico
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Aula introdutória do Projeto Literário “Machado de Assis” 8º ano – Prof. Julia Mello, Diego Verissimo e Tigran Magnelli.
A desejada das gentes Os textos de Machado de Assis são complexo com muita interpretação e suposição. Além de uma arranjo diferenciado: troca de narradores,
REDAÇÃO Prof. Deivis Luís André RESENHA.
Longe dos olhos De Ivan Jaf.
3. Camilo Castelo Branco Amor de Perdição Outras Expressões, 11.º ano.
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
FAÇA A CORRESPONDÊNCIA DISCIPLINA DE LIBRAS PROFª MARINÉLIA 1.TIO 2. AVÓ 3. MADRASTA 4. AVÔ 5. MENINO 6. MENINA 7. HOMEM 8.IRMÃO 9. IRMÃ 10.MULHER 11.MÃE.
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
FID – FACULDADES INTEGRADAS DE DIAMANTINO LICENCIATURA EM LETRAS RANIELY DA SILVA SAMPAIO A VOZ DA MULHER QUE SOBRESSAI NO ROMANCE NAÇÃO CRIOULA Diamantino.
Transcrição da apresentação:

DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR

PERSONAGENS Einar Gilkyson Mitch Bradley Jean Gilkyson Giff Gilkyson Xerife Crane Curtis Gary

O FILME Título: Um Lugar para Recomeçar Ano: 2005 (EUA) Direção: Lasse Hallström Gênero: Drama

ENREDO Einer é um fazendeiro aposentado do Wyoming que ainda não se recuperou da morte precoce de seu filho ocorrida há dez anos. Mitch é seu braço direito e melhor amigo há 40 anos, mas está fortemente debilitado desde o ataque de um urso. Einer está disposto a continuar assim até que sua nora Jean, fugindo dos maus tratos de um namorado, aparece no rancho. Mesmo sabendo que o sogro a culpa pela morte do filho, pede abrigo e apresenta a Einer sua neta de 11 anos, que ele nunca soube existir. Um Lugar Para Recomeçar narra uma história de conflito e perdão.

Temática Preconceito (machismo); Conflito e Perdão (A culpa que aprisiona); Reflexão sobre os próprios erros;

A OBRA Dom Casmurro Título: Dom Casmurro Autor: Machado de Assis Publicação: 1899 Escola Literária: Realismo

Escola Literária O Realismo apresenta as seguintes características: Questionamentos sociais (engajamento); Positivismo, Cientificismo, Determinismo; Crítica à sociedade burguesa; Personagem verossímil ao ser humano;

O Autor Joaquim Maria Machado de Assis (1839/1908) Características: Digressão (corte na narrativa para explicação dos fatos); Conversa com o leitor; Crítica à sociedade burguesa; Sutiliza e ironia;

Contexto Histórico da Obra Revolução Industrial ( homem moderno); Cientificismo; Ideais Iluministas (democracia); Libertação dos Escravos, República (Brasil); Ascensão da burguesia.

Enredo Casmurro, Bento Santiago, resolve rememorar a sua história desde a adolescência, a fim de explicar a situação de amargura e solidão em que vive, tentando atar as duas pontas da vida (o que é e o que foi). Bento conta seu relacionamento com Capitu (Captolina) desde a adolescência até o final do casamento por conta do ciúme de seu ciúme, afinal desconfia que a mulher o tenha traído.

Personagens Bento (Personagem narrador); Capitu(mulher de Bento); Escobar (melhor amigo); Ezequiel (filho de Bento e Capitu); Sancha (amiga de Capitu e mulher de Escobar) Dona Glória (mãe de Bento) José Dias (o agregado); Tio Cosme; Prima Justina (prima de D. Glória); Sr. Pádua e D. Fortunata (pais de Capitu);

Os Protagonistas: Bento Santiago: o amargurado e solitário personagem-narrador, diz ter sido traído por Capitu. Esse suposto adultério é pano de fundo para que Machado de Assis introduza de forma inovadora questões relativas à situação da mulher Capitu: até a metade do livro é quem dá as cartas na relação. É inteligente, tem iniciativa, procura articular maneiras de livrar Bento do seminário. Trata-se de uma garota humilde, mas avançada e independente, muito diferente da mulher vista como modelo pela sociedade patriarcal do século XIX. Contrasta o ideal romântico da mulher.

Temática Crítica à sociedade burguesa (o casamento); O preconceito (Machismo); O conflito existencial (reflexão sobre si mesmo). A culpa que aprisiona.

Intertextualidade: As obras intertextualizam-se em: Preconceito em relação à mulher (machismo); Personagens aprisionados no passado e amargurados pela culpa (Jean/Einar e Bento);