Tema: A Sertã, ontem, hoje e os desafios do futuro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS:  Andreia Gonçalves  Francisca Costa  Inês Reigoto  Lídia Viana  Mariana Prata Uma.
Advertisements

Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: Reabilitação do centro histórico.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/2015 “Espaços verdes, dinamização e preservação“ Ana Alves, Ana Mendes,
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências.
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
Patrimônio cultural.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
5 anos de turismo sustentável em torno de uma ave
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
2014/15 Parque Aquático - Braga Grupo: Sara Iommarini Soraia Barbosa
Metodologia de investigação
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Tema e problema de pesquisa
Educação e Sensibilização Patrimonial Por todos deve ser protegido.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Parque Infante D. Fernando
Requalificação dos Moinhos da Malagueira
Nós propomos! Renovação do Complexo desportivo da Reboleira
Equação da tendência da anomalia Equação da tendência da anomalia
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
  Melhoria da Eficácia dos transportes rodoviários” Escola Secundária Manuel Cargaleiro Geografia A Cesaltino Neto nº 6 André Pires nº 3 11º.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
MOSAICO ECOLÓGICO MOSAICO ECOLÓGICO.
Constituição da Freguesia de Agualva -Cacém
Relações entre Pais e Filhos.
“Nós propomos: Um Centro Cultural ” “Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” NÓS PROPOMOS – ESA – 11º13.
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Escola Secundária Manuel Cargaleiro
Espaços Verdes de Proximidade em Olival
Dinamização do jardim do Campo Grande
O Turismo em Cascais Trabalho realizado por: Carolina Amaral Nº5
Transportes Escolares
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
Reabilitação do Pavilhão Carlos Lopes
Projeto Nós Propomos – 2014/2015:
Trilho Pedonal em Alcobaça
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Dom Fuas Roupinho A Requalificação Urbana: a.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Manuel Cargaleiro Implementação de uma.
Requalificação do Polidesportivo Garcia de Resende
Rua de “O Século” Largo do chafariz 4 de maio de 2015
Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica
2014/2015 Tema problema: A reabilitação do Parque do Bom Jesus - Braga
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Intervenção sobre o campo sintetico do Benedita
Professora Filomena Mendes
Cultura Nacional e Gestão de Projetos em Portugal
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Vamos retomar as pegadas da Rua Direita
Espaço Verde na área da antiga Mundet
49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade
Cultura e Turismo.
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
“Espaços verdes, dinamização
IV Conferência Estadual
Semana de iniciação científica da UFMG
Rotas de interpretação ambiental
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
Título do Trabalho Autor Mês / Ano.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Transcrição da apresentação:

Tema: A Sertã, ontem, hoje e os desafios do futuro Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os desafios do futuro - a paisagem cultural 4 de maio de 2015 André Farinha, Cristiana Silva, Cristiana Santos, Lionel Mateus (alunos) Ilda Bicacro (professora)

Questões de investigação Sumário: Fontes Nós propomos Conclusões Resultados Metodologia Questões de investigação Objetivos

Fazer proposta a nível autárquico Objetivos Estudar a viabilidade de um espaço museológico onde seja mostrado a riquezas paisagísticas e culturais da região Identificar os objetos paisagísticos e culturais a colocar no espaço museológico a criar Fazer proposta a nível autárquico

Questões de investigação Como divulgar o património natural da Sertã e sua região? Como divulgar o património cultural do Concelho da Sertã? Quais as estratégias de potencialização dos recursos endógenos? Que características deve ter um espaço museológico que mostre e interprete a paisagem natural e cultural do Concelho?

Metodologia Estudo exploratório da temática Pesquisa bibliográfica e webgráfica Elaboração de inquéritos e entrevistas Reportagens fotográficas Sessões na CMS sobre PDM Tratamento de dados Conclusão e proposta de grupo

Resultados (A) O inquérito foi respondido por 100 pessoas maioritariamente deste concelho ; A opinião é de que é importante preservar e promover usos e costumes; A população estudada refere também valorizar espetáculos culturais. E ainda as respostas vão no sentido de que os eventos culturais refletem-se na economia.

Resultados (B) Os resultados do inquérito são inequívocos: Deve haver mais atividades culturais; Concertos e exposições são os eventos mais pretendidos.

Resultados (C) Os inquiridos apontam o desconhecimento da localização de monumentos, para a sua visita. Torna-se importante a orientação dos visitantes, competência a atribuir a um espaço a criar.

Resultados do Inquérito O inquérito foi respondido por 100 indivíduos do sexo masculino e feminino em partes equivalentes. A totalidade dos inquiridos responde afirmativamente pela necessidade de preservar os usos e costumes da Sertã. A esmagadora maioria dos inquiridos considerou ainda a criação de um espaço museológico importante e benéfico para a população. O desconhecimento da localização dos monumentos e a falta de tempo foram as principais razões que impediram os inquiridos de alguma vez visitar os monumentos. É significativo o peso das respostas que consideram os eventos culturais como promotoras da restauração e outros consumos relacionados com a presença de visitantes na vila.

Nós Propomos Propomos a construção de um espaço museológico onde se conjugue a mostra de tradições aliadas a um espaço de interpretação ambiental e paisagística moderna. Onde ao visitante é oferecido espaços de visualização e de interação com de tudo o que a Sertã pode oferecer: Paisagem natural; Qualidade ambiental; Monumentos; Tradições e costumes; Formas de fazer; Lendas; Artesanato e Gastronomia; Grupos de teatro; Bandas e grupos musicais; Outros de exposição temporária. ESS_11D_Espaco_museologico.kmz

Nós Propomos Estando a riqueza natural, paisagística e cultural exposta, o turista pode e deve ser orientado para percursos pedestres, visitas guiadas a monumentos ou simples passeios por sítios de interesse reconhecido como por exemplo praias fluviais e outros roteiros culturais.

Fontes Farinha, A. L. (1930). A Sertã e o seu concelho. Lisboa. Oficinas S. José. Lopes, R. (2013). História da Sertã. CMS. Sertã. - Lopes, J. (2013). Animação patrimonial e potencialidades turísticas: Estudo sobre a freguesia da Sertã. Disponível em http://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2238/1/2PROJETO.MESTRA2O.Joana%20Lopes.pdf. Acedido em março de 2015. http://www.cm-serta.pt http://www.cm-serta.pt/conteudos/default.asp?ID=144 http://turismo.cm-serta.pt http://www.museusportugal.org/ http://www.turismodocentro.pt/pt/ http://www.arcgis.com/ Google Earth Entrevista à vereadora Cláudia André