A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
LES Psicologia da Educação I

2 SUCESSO INSUCESSO DIMENSÃO COGNITIVA  DIMENSÃO AFETIVA
MOTIVAÇÃO

3 MOTIVAÇÃO A maioria dos autores entendem a motivação um processo que tenta explicar fatores de ativação, direção e manutenção da conduta, face a um objetivo desejado. (Nieto, 1985)

4 Motivação intrínseca e extrínseca
Na motivação extrínseca, o controle da conduta é decisivamente influenciado pelo meio exterior, não sendo os fatores motivacionais inerentes nem ao sujeito nem à tarefa, mas simplesmente o resultado da interação entre ambos  metas externas (de rendimento)  objetivo: desenvolver-se Na motivação intrínseca, ao contrário, o controle da conduta depende sobretudo do sujeito em si, dos seus próprios interesses e disposições  metas internas (de aprendizagem)  objetivo: ser bem avaliado

5 SABER PENSAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO QUERER PENSAR!
Por isso, é importante que o/a professor/a faça interagir questões cognitivas com questões afetivas nos processos pedagógicos.

6 De quem é a culpa? Contexto sociocultural dos estudantes
Contexto familiar Falta de valoração do esforço e da aquisição de capacidades E a prática pedagógica? Quais características deve ter a prática docente para que nossos estudantes se interessem por adquirir os conhecimentos e capacidades cuja consecução é de responsabilidade da escola?

7 Pra nós, educadores e educadoras:
O que podemos fazer para não DESMOTIVAR nossas e nossos estudantes? O que podemos fazer para ENTUSIASMAR nossos e nossas estudantes?

8 A interação entre o aluno e o contexto é dinâmica
A atenção pode mudar durante uma mesma aula A motivação pode ser diferente no decorrer da mesma disciplina durante o ano O mesmo aluno pode se interessar mais por uma disciplina que por outra

9 Toda mudança motivacional requer tempo
O significado das ações de um estudante em um dado momento e seus resultados fazem sentido no contexto da sua história pessoal A forma como foi abordado seu trabalho escolar no passado e os resultados obtidos configuram uma percepção das próprias capacidades com relação às tarefas escolares, seu valor a motivação para realizá-las Isso requer do professor esforço continuado para promover mudanças

10 Coordenadas que influenciam na mudança motivacional

11 Nem todos têm as mesmas metas...

12 Papel do/a professor/a
Reconhecer quais são as metas individuais que despertam a motivação dos/as estudantes Desenhar atividades e processos pedagógicos que, na medida do possível, contemplem no decorrer do tempo boa parte dessas metas Conhecer a si próprios e identificar também em si o que o motiva a desempenar a carreira docente!

13 Bibliografia RIBEIRO, Filomena. Motivação e aprendizagem em contexto escolar. PROFFORMA Nº 03, Junho 2011. TAPIA, Jesus Alonso. Motivar para el aprendizaje: teoría y estrátégias. Ed. Cast: Edebé, 1997. =6s


Carregar ppt "MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google