Química da atmosfera Prof. Alonso Guimarães.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
Advertisements

Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
Terra e os seus subsistemas. Sistema: uma área limitada do espaço que possui sempre uma fronteira (real ou imaginária), que o separa do meio envolvente,
O Efeito de Estufa. Índice Páginas: “Porque se diz que a Terra é uma grande Estufa?”…..Pág.3 “Porque se diz que a Terra é uma grande Estufa?”…..Pág.3.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto.
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR : REALENGO II NOME: RANIERY COSTA MENDES TURMA:603 ANO: 2011 PROF. CIÊNCIAS : DANIELLE PORF. INFORMÁTICA: ALEX COLÉGIO.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Nome: Ana Clara Monte Gonçalves Turma: 603 Prof º de Informática:Alex Prof ª de Ciência: Daniele Ano:2011.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
A água H20. O QUE É A ÁGUA? Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogenio e um de oxigênio.
AQUECIMENTO GLOBAL.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
MONITORAMENTO AMBIENTAL DE FONTES ESTACIONÁRIAS.
ATMOSFERA Prof. Lana Salgado 2017
ETE MÓVEL CEPT – Tratamento Primário Quimicamente Assistido + MBBR – Reator Biológico de Leito Móvel 19 de Junho de 2017.
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS DE EXPANSÃO
Semana 6 REAÇÕES QUÍMICAS – COMBUSTÃO
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
RECURSOS NATURAIS.
Psicrometria Psicrometria: Parte da termodinâmica com o objetivo de estudo das misturas de ar e vapor d´água, isto é, o estudo do ar úmido (no limite,
Alterações esperadas na poluição do ar advindas da construção de parques urbanos em metrópoles – estudo de caso do Parque Oratório na RMSP Júlio Barboza.
Padrões e Índices Os padrões de qualidade do ar definem legalmente o limite máximo para a concentração de um poluente na atmosfera, que garanta a proteção.
Ciências Naturais 7.º Ano
Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC.
Trabalho de Conclusão de Curso – Bacharelado em Física
DINÂMICA EXTERNA DA TERRA
A ATMOSFERA E SUA DINÂMICA – MASSAS DE AR E TIPOS CLIMÁTICOS PROF
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Climatologia.
Ventos É o ar em movimento. São as diferenças de pressão atmosférica que explicam esse movimento, que ocorre principalmente na horizontal, isto é, de uma.
ATMOSFERA ? O que é a É a camada gasosa que envolve a Terra.
Ciências Naturais – 8.º ano
Um mal causado pelo homem
Gabarito revisão 1. O tempo se refere às condições atmosféricas em momento e lugar específicos, já que varia com o dia. Já o clima consiste em um conjunto.
Prof. Klecius Celestino
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
Ciências Naturais – 7.º ano
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
CONSIDERAÇÕES GERAIS NBR 7229/1993 NBR 13969/1997
Convecção 10º ano [Imagem: Live Science].
QUIZ: SITEMA SOLAR.
Ciclos Biogeoquímicos
Correção da 4.ª ficha de avaliação
ESTUDO DOS GASES PERFEITOS
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Características gerais dos seres vivos
Marte na ficção científica
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
PROJETO DE TESE DOUTORADO EM ENG. FLORESTAL UFPR
Ecossistemas Biomas Ciclos Biogeoquímicos
CARACTERÍSTICAS DO AR EQUIPE DE CIÊNCIAS.
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
A variação diurna da temperatura
O ensino de física de maneira prática
Condutividade térmica
Estado gasoso 10º ano [Imagem:
Aulão de Revisão Ciências
Fatores e elementos climáticos Aula 2
Características físicas do estado gasoso
Aulão de Revisão Ciências
POLUIÇÃO AMBIENTAL.
Estudo da atmosfera.
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 9 PARA ENTRAR NO CLIMA.
Transcrição da apresentação:

Química da atmosfera Prof. Alonso Guimarães

Composição da atmosfera

Funções da atmosfera a) proteger a biosfera da radiação ultravioleta proveniente do Sol; b) fornecer O2 para manutenção da vida dos seres aeróbicos (macro e microorganismos); c) proteger a Terra de variações excessivas de temperatura, pela incidência direta dos raios solares; d) equalizar as temperaturas das camadas mais próximas da superfície terrestre através da dinâmica e movimentação de massas de ar.

Composição da atmosfera John Dalton, em 1800. Compreendeu como se comportavam misturas de gases; "cada gás é um vácuo para o outro gás", isto é, os gases, numa mistura, se comportam independentemente, como se estivessem sozinhos naquele recipiente.

Camadas da atmosfera e propriedades físicas

Tempo de residência e Composição média de alguns gases na atmosfera

A Primeira atmosfera

A Segunda atmosfera

Resumo dos processos produtores e consumidores de Oxigênio

Comparação entre composição de atmosferas

Ciclos atmosféricos

Rotas do N dentro do ciclo

Ciclo do Enxofre

Fontes de aporte para a atmosfera Naturais Vulcões e superfície do mar Antrópicas Pontual Chaminé Difusa Superfície do mar Móvel ou Estacionária Chaminé de um navio (móvel) ou de uma fábrica (estacionária)

Tipos de poluentes Primário Secundário Chega por emissão direta (natural ou antrópica); Secundário Formado como produto de uma reação entre compostos existentes na atmosfera

ANO REQUISITO LEGAL DESCRIÇÃO 1990 Resolução CONAMA n° 03/90 Estabelece novos padrões de qualidade do ar Resolução CONAMA n° 08/90 Estabelece limites máximos de emissão de poluentes do ar (padrões de emissão) para processos de combustão externa em fontes fixas 1999 Resolução CONAMA n° 264/99 Critérios para utilização de resíduos; limites de emissão e monitoramento ambiental 2002 Resolução CONAMA n° 316/2002 Dispõe sobre procedimentos e critérios para o funcionamento de sistemas de tratamento térmico de resíduos 2006 Resolução CONAMA n° 382/2006 Estabelece os limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas 2011 Resolução CONAMA n° 436/2011 Complementa as Resoluções nº 05/1989 e nº 382/2006. Estabelece os limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas instaladas ou com pedido de licença de instalação anteriores a 02 de janeiro de 2007