Comentário: José Ivo Follmann

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Experiência do Centro Educativo Espíritu Santo República dominicana.
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
Desarrollando un plan de acción para implementar el programa TISP TISP Ing. Coralí Ferrer Rodríguez Coordinadora General TISP R9.
Comitês de Ética em Pesquisa: Características Gerais, Questões Atuais Questões Atuais Prof. José Roberto Goldim dezembro/2000.
Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Ensino agropecuário na Argentina
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Debemos desarrollar sed por el Señor. La sed por las cosas materiales nunca puede ser saciada ¡al tratar de satisfacerla se vuelve más aguda! La sed.
Jovens caminhantes, rumo a meta que é Jesus Cristo
Melhor visualizado no Power Point 2000
PABLO RUIZ PICASSO FRIDA KAHLO.
VERBOS DE CAMBIO.
foi quem fez o slide.
A Escola e as Mudanças Sociais
GRUPO FRATERNIDADE Amor Real Ligue o som.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Censo, Caracterização e Diagnóstico
Quando eu quero falar com Deus
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Comitês de Ética em Pesquisa: Características Gerais,
Documento de Aparecida
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Nasceste no lar que precisavas, vestiste o corpo físico que merecias,
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Psic. Victoria I. Tirro A. Caracas (Venezuela) II Congresso Iberoamericano Interdisciplinar de Gerontologia I Congresso Brasileiro do Grupo Iberoamericano.
RECONHECENDO A UNIVERSALIDADE DOS DIREITOS
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Ruth Casado Petizco 4ºD. íNDICE Resumen de la historia. Personajes. Ideas Principales. Enseñanza. Localización en el tiempo. Influencia en cine, pintura.
. ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA
Mobilizando seus colegas de trabalho
Institucionalización de los procesos y mecanismos de participación ciudadana José Eduardo Romão Ouvidor-Geral da União Controladoria-Geral da união.
Neste contexto, a Escola de Gente criou, em 2003, o projeto Oficineiros(as) da Inclusão, no qual jovens com e sem deficiência disseminam o conceito.
Cadeias de Resultados Rede de Treinadores em Conservação Capacitação de Treinadores Testando a lógica das estratégias.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
FELIZ NAVIDAD FELIZ NATAL
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
Lhas Phi Phi TAILÂNDIA.
A ILHA DOS PORCOS NADADORES La isla de los cerdos nadadores.
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
CURSO – SEMESTRE/ANO: Unidade curricular. 1 ª SESSÃO GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DE GESTÃO EM TURISMO – 1°/ ESPANHOL.
Encuentro Latino americano de Diseño Universidade de Palermo T A L L E R Prof. Bento de Abreu Universidade Luterana do Brasil
La Salud en Cuba A Saúde em Cuba
Sirope de Savia de Arce Quando eu quero Falar com Deus... Quando eu quero Falar com Deus... Cuando yo quiero Hablar con Dios...
Todos os dias tomamos muitas decisões, e na maioria das vezes nós fazê-lo rapidamente, deixando pouco tempo para analisar os prós e contras como nós.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
foi quem fez o slide.
¡¡BUEN DIA !!.
1 CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA CONSEJO GENERAL DEL PODER JUDICIAL.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Dr. Julio Suarez Brasília,2015 Desenvolvimento e Desigualdades no Contexto das Relações Internacionais.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
AMIGOS DO ZIPPY em casa. Objetivos Potencializar o desenvolvimento emocional das crianças participantes do AZ Compartilhar c/pais os conceitos básicos.
Videoconferencia y Teléfonos IP
No tengas miedo de los cambios lentos, sólo ten miedo de permanecer inmóvil. Não tenhas medo das mudanças lentas, apenas receia ficares parado.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
X Fórum Nacional de Defesa Civil de setembro de 2013, Joinville, Santa Catarina “Redução do Risco de Desastres – Passando do Gerenciamento de Desastres.
Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil
Assembleia da Região Lapa (27/09/2014) A assembleia buscou construir uma fotografia da elaboração e da realização dos projetos pastorais na Região Episcopal.
PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA OS TRABALHADORES ACTRAV.
Andrés Calamaro Automático Dicen que cuando hay amor /Dizem que quando há amor No hace falta pedir perdón /Não é necessário pedir perdão Pero yo ya pedi.
GOBIERNO DEL ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DEL ESTADO DE LA EDUCACIÓN ESCUELA PÚBLICA PROFESORA ANTONIA TAVARES DA SILVA PROFESORA/MAESTRA: KELLY FERREIRA.
T ÍTULO P ERMANEZCA E L A MOR F RATERNAL I NTRODUCCIÓN Hebreos es una epístola dirigida a creyentes judíos. El beneficio de su contenido se ha extendido.
Un paseo por la laguna del Volcán Quilotoa O Quilotoa é um vulcão localizado ao sul de Quito, no Equador. Com uma altitude de metros, o Quilotoa.
Transcrição da apresentação:

Comentário: José Ivo Follmann Programa de Prevención y Educación No Formal para Niños, Niñas, Jóvenes y Adultos de la Colonia Zacamil, Mejicanos (San Salvador) - Presentación: Héctor Rosemberg - Comentário: José Ivo Follmann XXXVIII Congresso Internacional de Fe y Alegría, 2007 – S. Paulo, Br. “Nuestra Práctica de Promoción Social Comunitária”

Esquema do comentário Observaciones generales sobre el texto sistematizado; Realces temáticos claves presentes en el Programa; Interrogantes temáticos a partir del Programa; Consideraciones finales. (I) Observações gerais sobre o texto sistematizado; (II) Destaques temáticos chaves presentes no Programa; (III) Interrogações temáticas a partir do Programa; (IV) Considerações finais.

Observaciones generales sobre el texto sistematizado. Observações gerais sobre o texto sistematizado

(I) 1) La populación involucrada es de gente damnificada a partir del terremoto de 1986 y famílias desplazadas, víctimas de la guerra (tratado de paz 1992), complementadas por las pandilhas (maras), etc; 1) A população envolvida é de gente prejudicada pelo terremoto de 1986 e famílias deslocadas, vítimas da guerra (tratado de paz 1992), complementadas pelos bandos juvenis (maras), etc.;

(I) 2) Es dirigido substancialmente para niños, niñas, jovenes y adultos, pero el eje de la sistematización presentada es el trabajo con niñez y juventud en alto riesgo; 2) É dirigido substancialmente para crianças, jovens e adultos, mas o eixo da sistematização apresentada se centra no trabalho com a infância e juventude em alto risco;

(I) 3) Es un projecto largo (empezó en el año 1994 y tomó una forma de proyecto unificado a partir del año 2001); 3) Trata-se de um projeto longo (começou em 1994 tomando uma forma de projeto unificado a partir do ano de 2001);

(I) 4) Es un projecto multifacetado a través del tiempo. Desde el inicio (1994) se han desarrollado diferentes modalidades de trabajo educativo, especialmente de carácter no formal. 4) É um projeto multifacetado através do tempo. Desde o início (1994) desenvolveram diferentes modalidades de trabalho educativo, especialmente de caráter não formal.

(I) 5) El texto de sistematización sobre el CET es bastante completo y rico en detalles. Es una verdadera sistematización pues consigue explicitar los componentes de las cuatro Áreas existentes en el CET y sus acciones, dificultades y logros o los aciertos y desaciertos en el trabajo. 5) O texto de sistematização sobre o CET é bastante completo e rico em detalhes. Trata-se verdadeiramente de uma sistematização pois consegue explicitar os componentes das quatro Áreas existentes no CET e as ações, dificuldades e sucessos ou os acertos e desacertos no trabalho.

Realces temáticos claves presentes en el Programa. (II) Realces temáticos claves presentes en el Programa. Destaques temáticos chaves presentes no Programa.

(II) 1) FyA inícia y desarrolla, en Colonia Zacamil, Mejicanos, un Proyecto Socio-Educativo para ser respuesta a la realidad de pobreza, marginalid y violencia vivida por las comunidades locales. (Es una realidad de alta complejidad y un gran reto para acciones que tengan permanencia estrutural.) 1) FyA inicia e desenvolve, em Colonia Zacamil, Mejicanos, um Projeto Sócio-educativo que dê resposta à realidade de pobreza, marginalidade e violência vivida pelas comunidades locais. (É uma realidade de alta complexidade e um grande desafio para ações de caráter permanente ou estrutural.)

(II) 2) En la descrición de la realidad local se destaca: la situación laboral, la vivienda, la salud, la educación, la violencia y la organización local. 2) Na descrição da realidade local são destacadas: a situação de trabalho, moradia, saúde, educação, violência e a questão da organização local.

(II) 3) En la sistematización presentada se incluyen todas las etapas hasta llegar al CET de hoy día. Mismo con la existencia de modalidades distintas de trabajo educativo, existe una percepción de continuidad dentro de la propuesta como un todo. 3) Na sistematização apresentada incluem-se todas as etapas passadas até chegar ao que é o CET de hoje em dia. Mesmo com a existência de distintas modalidades de trabalho educativo, existe uma percepção de continuidade dentro da proposta como um todo.

(II) 4) FyA optó prioritariamente por la atención a niños, niñas y jovenes, en la busqueda de alternativas a la violencia, al maltrato, el deficiente rendimiento escolar, entre otros. (Se añadió talleres vocacionales para la capacitación al trabajo.) 4) FyA optou prioritariamente pela atenção às crianças e jovens, na busca de alternativas à violência, ao maltrato, ao rendimento escolar deficitário, entre outros. (Acresceu-se oficinas vocacionais de capacitação para o trabalho.)

(II) 5) FyA desarrolla una pedagogia de “la alegría y el afecto”. (La verdadera educación transformadora pasa por el corazón.) 5) FyA desenvolve uma pedagogia da “alegria e do afeto”. (A verdadeira educação transformadora passa pelo coração.)

“Los niños, niñas y jóvenes con quienes se trabaja en el CET ( “Los niños, niñas y jóvenes con quienes se trabaja en el CET (...) son personas cuyas famílias están en general desintegradas o son famílias disfuncionales, debido a que el padre o madre están en Estados Unidos; hijos de madres solteras; hijos, hermanos o familiares de pandilleros o adictos. Los niños, niñas están al cuidado de un miembro de la pareja o de abuelos y tios. La realidad de violencia de la comunidad, hacinamiento de las viviendas, abandono, maltrato, mala alimentación o desnutrición, hace que estos niños y jovenes tengan un alto nível de agresividad, altamente inquietos, desinterés por el estudio, y algunos con problemas psicológicos congénitos.”(p.23) “As crianças e jovens com as quais se trabalha no CET (...) são pessoas cujas famílias estão em geral desintegradas ou são famílias disfuncionais, devido ao fato de o pai ou a mãe estarem nos Estados Unidos; filhos de mães solteiras; filhos, irmãos ou familiares de integrantes de bandos ou de drogaditos. As crianças estão sob o cuidado de um membro do casal ou de avós e tios. A realidade de violência da comunidade, o amontoado das casas, abandono, maltrato, alimentação ruim ou desnutrição, fazem que estas crianças e jovens tenham um alto índice de agressividade, altamente inquietos, desinteresse pelo estudo, e alguns com problemas psicológicos congênitos.” (p.23)

Interrogantes temáticos a partir del Programa. (III) Interrogantes temáticos a partir del Programa. Interrogações temáticas a partir do Programa

(III) 1) El texto llama la atención sobre como es difícil desarrollar acciones de carácter preventivo y de carácter permanente o estrutural en una situación compleja como esa. 1) O texto chama a atenção sobre como é difícil desenvolver ações de caráter preventivo e de caráter permanente ou estrutural numa situação complexa como essa.

(III) 2) ¿No sería el trabajo de la calle una de las modalidades más consistentes de una verdadera educación en una situación de complejidad, de violencia y de menosprecio a la vida? 2) Não seria o trabalho de rua uma das modalidades mais consistentes de verdadeira educação numa situação de complexidade, violência e de menosprezo à vida?

(III) 3) ¿Como superar la situación frágil de Centros como el CET que depienden, muchas veces, de proyectos a corto plazo, que crean inestabilidad en el personal y descontinuidades en el proceso verdadero de educación? (Es una cuestion claramente sinalizada en el texto.) 3) Como superar a situação de fragilidade de Centros como o CET que dependem, muitas vezes, de projetos a curto prazo, que criam instabilidades no pessoal e descontinuidades no processo educacional verdadeiro? (É uma questão claramente apontada no texto.)

(III) 4) Los Centros de FyA “serán una propuesta de Educación popular y promoción social cuando, a través de su acción educativa y su pedagogía, ayuden a que las personas sean artífices de su propia vida, se valoren, crean en ellas mismas y en su pueblo, desarrollen capacidades y valores humanos que permitan pensar en una sociedad nueva y en una vida mejor para todos y todas.” (p.29) 4) Os Centros de FyA “serão uma proposta de Educação popular e de promoção social quando, através de sua ação educativa e de sua pedagogia, ajudem a que as pessoas sejam artífices de sua própria vida, se valorizem, creiam nelas mesmas e em seu povo, desenvolvam capacidades e valores humanos que permitam pensar em uma sociedade nova e uma vida melhor para todos e todas.”(p.29)

(III) 5) La educación verdadera y transformadora empieza cuando existe un proceso de reconocimiento del sujeto. 5) A educação verdadeira e transformadora inicia quando existe um processo de reconhecimento do sujeito.

(III) 6) “Es un sitio donde encuentro mucho cariño y amistad de parte de los maestros y compañeros. Un lugar donde hay unión y se aprende valores para la vida.” (Susana Perez) 6) “É onde encontro muito carinho e amizade da parte dos professores e companheiros. Um lugar onde existe união e se aprende valores para a vida.”(Susana Perez)

Lo que dice Susana Perez está en el punto de los “Logros”, en el texto de sistematización, pero creo que debe merecer una reflexión más honda sobre el aporte metodológico que FyA tiene a dar para la educación... O que diz Susana Perez está como um pequeno registro nos “Ganhos”, dentro do texto de sistematização, mas creio que deve merecer uma reflexão mais profunda sobre o aporte metodológico que FyA tem a dar para a educação...

(IV) Consideraciones finales Considerações finais

(IV) 1) Mismo que seamos de acuerdo que “es difícil medir el cambio de conducta”, (p.30) etc etc, talvez el texto de sistematización pudiera ser mejorado con algunos exemplos de jovenes que pasaron por el CET y hoy se encuentran en una situación más integrada con la vida. (Trajectórias de vida.) 1) Mesmo que estejamos de acordo que “é difícil medir a mudança de conduta” (p.30) etc etc, talvez o texto de sitstematização pudesse ser melhorado com alguns exemplos de jovens que passaram pelo CET e hoje se encontram numa situação mais integrada com a vida. (Trajetórias de vida.)

(IV) 2) Muchas veces en los relatórios llenamos páginas de demonstrativos con estatísticas y números de atendimientos y no estamos suficientemente atentos a los efectivos cambios proporcionados en la vida de las personas con las cuales trabajamos. Los cambios estruturales que buscamos están sobre todo en estes cambios. 2) Muitas vezes nos relatórios enchemos páginas de demonstrativos com estatísticas e números de atendimentos e não estamos suficientemente atentos às mudanças efetivas proporcionadas na vida das pessoas com as quais trabalhamos. As mudanças estruturais que buscamos residem sobretudo nestas mudanças.

(IV) 3) En la sistematización presentada debe ser dado un realce especial al proceso de evaluación realizado durante el año 2006. 3) Na sistematização apresentada deve ser dado um destaque especial ao processo de avaliação realizado durante o ano de 2006.

(IV) 4) ¿Cual es la pertenencia de la propuesta educativa del CET? 4) Qual é a pertinência da proposta educactiva do CET?

La pertenencia de nuestras acciones está en jamás dejar de hacer la pregunta sobre su pertenencia, llevando en cuenta la propuesta de FyA. A pertinência de nossas ações reside em nunca deixar de fazer a pergunta sobre a sua pertinência, levando em conta a proposta de FyA.

FELICITACIONES! FELICITAÇÕES!