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Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera

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Apresentação em tema: "Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
CEFET-Pr

2 Políticas Públicas em Educação
e a Formação do Gestor Profra Dra Joscely Maria Bassetto Galera

3 POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito
Caracteriza-se por ações e intenções com os quais os poderes ou instituições públicas respondem às necessidades de diversos grupos sociais.

4 POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito
Política partidária Políticas públicas Ações de desenvolvimento que ficam com a comunidade. Ações que terminam com o mandato do dirigente político.

5 Necessidades vitais de grupos coletivos Opções políticas partidárias
SURGIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Conquistas sociais Necessidades vitais de grupos coletivos Originam Políticas Públicas Demandas sociais Opções políticas partidárias Prospecção de demanda Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

6 Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.
POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA AÇÃO SOCIAL Reorientam Políticas sociais: Desemprego Analfabetismo Desnutrição Discriminação Pobreza Exclusão social Políticas educacionais Políticas sociais Políticas de habitação Políticas de saúde Políticas agrícolas Políticas de desenvolvimento tecnológico Políticas ambientais Realimentação Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

7 POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Ações que atendam necessidades educacionais aliadas ao contexto social. Política educacional Gestão Educacional Ações educacionais que atendam as necessidades da escola Gestão = fazer nascer Tem a capacidade de entender os novos cenários e fazer nascer ações.

8 CAPACITAÇÃO CONTINUADA ENTENDIMENTO DOS NOVOS CENÁRIOS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS - Formação do Gestor Como formar um gestor apto a desencadear políticas públicas educacionais ? CAPACITAÇÃO CONTINUADA ENTENDIMENTO DOS NOVOS CENÁRIOS

9 CONSEQÜÊNCIAS SOBRE A GESTÃO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS - Novos Cenários CENÁRIO GERAL CONSEQÜÊNCIAS SOBRE A GESTÃO Alterações do sistema de produção, avanço do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico. Avanços tecnológicos e, em especial, a informática impulsionam as mudanças nos processos. Bases de dados relacionais, sistemas de redes, tempos reais, etc., têm transformado as formas de gestão e produção.

10 CONSEQÜÊNCIAS SOBRE A GESTÃO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS - Novos Cenários CENÁRIO GERAL CONSEQÜÊNCIAS SOBRE A GESTÃO Sociedade mais complexa, mais diversa e desigual com um ritmo de transformação acelerado, marcada por um processo de urbanização generalizada e ampliação da polarização econômica e social. Os processos de gestão devem dar conta de gerir as novas complexidades, com respostas mais flexíveis e com maior participação da sociedade; trata-se de gerir um processo permanente de mudança e não uma situação.

11 CONSEQÜÊNCIAS SOBRE A GESTÃO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS - Novos Cenários CENÁRIO GERAL CONSEQÜÊNCIAS SOBRE A GESTÃO Esgotamento do papel do Estado (crise fiscal e do seu modo de intervenção). Ganha valorização social como meio de obtenção da eficiência e eficácia das instituições. Ampliação do controle social pela população, implicando maior cobrança da sociedade pela qualidade dos serviços públicos. Vem se convertendo em recurso crítico e estratégico para o avanço de qualquer sociedade.

12 CONSEQÜÊNCIAS SOBRE A GESTÃO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS - Novos Cenários CENÁRIO GERAL CONSEQÜÊNCIAS SOBRE A GESTÃO A eficiência e a eficácia transformam-se em questão de Estado pois passam a envolver custos políticos (a sociedade não tolera mais a ineficiência dos serviços públicos). O poder, na sociedade do conhecimento, está associado a quem estiver mais apto a competir, gerir a complexidade, decodificar e interpretar informações, dar conta dos avanços tecnológicos, suprir as necessidades sociais. Essas competências remetem não só à questão da gestão, mas à educação e à formação dos gestores.

13 POLÍTICAS EDUCACIONAIS - Formação Continuada
Deverão estar articuladas com as políticas públicas Políticas Educacionais Papéis da L.D.B. – Planos Nacionais de Educação Entendimento FUNDEF - Municípios

14 FORMAÇÃO DO GESTOR - Habilidades
São ações que transcendem a modalidade de formação e impulsionam o indivíduo a um tipo de raciocínio construído socialmente. COGNITIVA COMUNICATIVA DE VALOR Gestor

15 COMUNICATIVA FORMAÇÃO DO GESTOR - Habilidades Possibilitam o consenso
Negociam as diferenças Interpretam e clareiam as alterações cotidianas

16 COGNITIVA FORMAÇÃO DO GESTOR - Habilidades
Visão holística da escola e da sociedade Modelagem da realidade Hábil manejo Conhecimento dos ritmos e inovações Conhecimento dos resultados de pesquisas empíricas; Sistematização prática; Visão teórica de toda a ação educativa. Do debate Do consenso grupal

17 A DE VALOR FORMAÇÃO DO GESTOR - Habilidades
Quem tem capacidade de entender e desenvolver a construção de visão compartilhadas; respeito a visões minoritárias, identificando os fatores que nelas influenciam; possibilidades de construir consensos

18 Quem são os gestores educacionais hoje?
DIANTE DISSO... Quem são os gestores educacionais hoje?

19 GESTORES EDUCACIONAIS
3 CATEGORIAS Dirigente e assessores de Secretarias de Educação dos Sistemas Dirigentes Municipais Dirigentes Escolares

20 Através do Projeto Político Pedagógico
GESTORES EDUCACIONAIS Estarão os Dirigentes preparados para desencadearem Políticas Públicas ? SIM Através do Projeto Político Pedagógico

21 GESTORES EDUCACIONAIS
Participação comunitária Exigências legais GESTOR P.P.P. AÇÃO COLETIVA Identificação dos problemas cotidianos Compartilha-mento das soluções

22 PORTANTO... na Coletividade
Construir políticas públicas educacionais tendo como base a coletividade, significa: Acreditar que a escola é e sempre será o lugar onde nascem as políticas públicas educacionais. Acreditar que o Projeto Político Pedagógico é o elo articulador entre a ação e o sonho, a comunidade e a escola.

23 PORTANTO... na Coletividade
Construir políticas públicas educacionais tendo como base a coletividade, significa: Acreditar que todo conhecimento adquirido deverá voltar para a escola como uma verdade, como uma ação, como uma proposta de transformação.

24 Acreditar que todos somos capazes e que o gestor deve sempre ser primeiro lugar,
UM PROFESSOR.


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