6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Um Novo Pacto de Gestão para o SUS Garantindo saúde para todos
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
Secretaria de Estado da Saúde
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
ESCOLA TÉCNICA DO SUS DR. MANUEL AYRES
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
“O Perfil dos Conselhos Municipais de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo e Mecanismos de Acompanhamento do Relatório de Gestão Regional”. O TRABALHO.
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Acolhimento aos gestores municipais do SUS/PB Junho 2009
ACOLHIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DO SUS -PB
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Rede de Atenção Oncológica
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
ENTORNO SUL.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Regionalização Solidária.
Termo de Compromisso de Gestão TCG
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Diretrizes e Implementação
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Conselho Nacional de Saúde Coordenadoria de Comunicação e Informação PACTO PELA SAÚDE um pacto estratégico, comunicacional e informacional (em processo.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Papel dos Conselhos de Saúde no Pacto pela Saúde Monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde para garantir o direito do cidadão; Conhecer o Pacto.
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Julho 2009 SEMINÁRIO COM OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO MATO GROSSO DO SUL.
Transcrição da apresentação:

6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA SES/PB Pacto pela saúde da paraíba : Avanços, desafios e perspectivas para 2009 - 2010 Edjanece Guedes de Melo Romão GERENTE EXECUTIVA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA - GERAV

PACTO PELA SAÚDE (PT/GM nº 399/06) Pacto pela Vida Pacto e Defesa do SUS SES/PB Pacto de Gestão

SES/PB GESTÃO Define responsabilidades sanitárias de cada gestor. VIDA Estabelece metas entre os gestores do SUS, objetivando elevar o nível de saúde da população. DEFESA DO SUS Estabelece compromissos políticos envolvendo os governos e a sociedade civil, para cumprimento dos princípios constitucionais. SES/PB

TERMO DE COMPROMISSO DE GESTÃO SES/PB FORMALIZA OS COMPROMISSOS; DEFINE PRIORIDADES E METAS; DEVE TER RELAÇÃO COM O PLANO DE SAÚDE; APROVADO PELOS CONSELHOS DE SAÚDE

TERMO DE COMPROMISSO DE GESTÃO - EIXOS SES/PB 1. Responsabilidades gerais da Gestão do SUS; (21) 2. Regionalização; (07) 3. Planejamento e Programação; (06) 4. Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria; (31) 5. Gestão do Trabalho; (08) 6. Educação na Saúde; (07) 7. Participação e Controle Social. (08)

Principais ações pactuadas para o Estado da Paraíba – (PT/GM N SES/PB RESPONSABILIDADES GERAIS DA GESTÃO Coordenar, acompanhar e avaliar o TCGM; Apoiar técnica e financeira os municípios; Organizar a Referência Intermunicipal de MAC PPI - (Programação Pactuada e Integrada da Assistência); Acompanhar e avaliar as ações da Atenção Básica; Executar as ações de alta complexidade em Vigilância em Saúde; Coordenar, normatizar e gerir os laboratórios de saúde pública; Assumir a gerência de unidades públicas de hemonúcleos /hemocentros (público e privados) e laboratórios de saúde pública.

Apoiar técnica e financeiramente as regiões de saúde 2. RESPONSABILIDADES NA REGIONALIZAÇÃO Plano Diretor de Regionalização; Apoiar técnica e financeiramente as regiões de saúde com o objetivo de promover a equidade inter-regional; SES/PB 3. RESPONSABILIDADES NO PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO Plano Estadual de Saúde (Aprovado pelo CES/CIB/PB); Relatório Anual de Gestão;

4. RESPONSABILIDADES DA REGULAÇÃO, CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA SES/PB Manter atualizado o CNES; Elaborar e pactuar os Protocolos Clínicos e de Regulação de acesso; Controlar a referência Interestadual; Monitorar a operacionalização das centrais de regulação das Macros; Operar a Central de Regulação Estadual em articulação com as Centrais de Regulação das Macros de João Pessoa, C. Grande, Patos e Sousa; Avaliar e auditar os sistemas municipais de saúde; Realizar auditoria assistencial da produção de serviços de saúde públicos e privados sob sua gestão.

SES/PB 5. RESPONSABILIDADES DA GESTÃO DO TRABALHO Promover e desenvolver políticas de gestão do trabalho; Promover espaços de discussões para negociação do trabalho; Estimular o processo de discussão e controle social no espaço regional; Apoiar o processo de formação dos Conselheiros de Saúde; Promover ações de informação e conhecimento acerca do SUS, junto à população em geral; Implementar ouvidoria estadual, com vistas ao fortalecimento da gestão estratégica do SUS

Apoiar e fortalecer as ações nos municípios; 6. RESPONSABILIDADES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SES/PB Promover a integração de todos os processos de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos à política de EP; Apoiar e fortalecer as ações nos municípios; Articular e pactuar com o Sistema Estadual de Educação processos de formação em saúde;

7. Responsabilidades na Participação e Controle Social SES/PB Apoiar processos de mobilização social; Promover condições materiais, técnicas e administrativas necessárias ao funcionamento do CES/PB; Organizar e promover as condições necessárias à realização das Conferências; Apoiar processos de educação popular em saúde, com vistas ao fortalecimento da participação social no SUS.

METAS PRIORITÁRIAS DO PACTO PELA VIDA SES/PB METAS PRIORITÁRIAS DO PACTO PELA VIDA

1. SAÚDE DO IDOSO 2. CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DA MAMA 3. REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA SES/PB

6. FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO E 7. REGULAÇÃO DA ATENÇÃO 4. FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE DE RESPOSTA ÀS DOENÇAS EMERGENTES 5. PROMOÇÃO DA SAÚDE 6. FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO E 7. REGULAÇÃO DA ATENÇÃO SES/PB

SES/PB Obrigada ! edjaneceg@gmail.com.br